#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Líder também!

02-03-2015 | 10:49
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo conta com bola decisiva de Laprovittola, vence Peñarol e garante 1º lugar do Grupo F para manter viva a chance de final brasileira na Liga das Américas

Flamengo se classificou ao Final Four com o 1º lugar do Grupo F (FIBA Américas/Divulgação)

Atual campeão da LDA, Flamengo se classificou ao Final Four com o 1º lugar do Grupo F (FIBA Américas/Divulgação)

O Flamengo garantiu a liderança do Grupo F e manteve viva a chance de uma final brasileira na Liga das Américas 2015. Com o domínio do jogo nas mãos durante praticamente todo o jogo, o clube rubro-negro resistiu à reação do anfitrião Peñarol de Mar del Plata, da Argentina, e venceu a última partida da chave, realizada neste domingo, pelo placar de 88 a 86.

Com a vitória, a equipe carioca se classificou na primeira posição de seu grupo e terá o Pioneros de Quintana Roo, do México, como adversário em uma das semifinais do maior importante torneio interclubes do continente. Por sua vez, o Paschoalotto/Bauru, líder do Grupo E, medirá forças com o Peñarol na briga por um lugar na decisão. Caso vençam e façam a final, rubro-negros e bauruenses farão a segunda final de Liga das Américas consecutiva entre dois times brasileiros – no último ano, o Flamengo venceu o Pinheiros/SKY na finalíssima.

Para sair vitorioso e manter a chance de uma decisão verde-amarela viva, o time dirigido pelo técnico José Neto precisou segurar uma incrível reação dos donos da casa. Depois de chegar a abrir 22 pontos durante o terceiro quarto (53 a 31), os brasileiros viram a diferença no placar cair para 17 antes da chegada do último período (69 a 52). No entanto, na parcial final, o que parecia definido virou uma verdadeira batalha.

No início do quarto decisivo, o Flamengo até conseguiu segurar sua confortável vantagem. Mas, se aproveitando de erros dos cariocas e com seguidas bolas certeiras da linha de três pontos, o Peñarol reagiu de vez e colocou fogo no jogo. Faltando pouco mais de um minuto, o placar apontava diferença de apenas um ponto a favor dos brasileiros (81 a 80).

Laprovittola teve grande participação no jogo, principalmente no 3º quarto (FIBA Américas/Divulgação)

Laprovittola foi o responsável pela cesta que decretou a emocionante vitória flamenguista (FIBA Américas/Divulgação)

Depois de uma “troca de lances livres”, os argentinos mostraram melhor aproveitamento e deixaram tudo igual (86 a 86), com seis segundos para o fim. Foi então que brilhou a estrela de Laprovittola. Em bela jogada individual, o armador argentino converteu um arremesso de média distância no último segundo e garantiu a importante e emocionante vitória flamenguista.

Herói rubro-negro, Laprovittola ainda foi o cestinha da equipe, com 18 pontos, seguido por Marquinhos, autor de 15 pontos. Outro bom nome da equipe brasileira no duelo foi o pivô Cristiano Felício, responsável por 11 pontos e seis rebotes. Responsável por 20 pontos, o experiente ala/pivô Léo Gutierrez foi o grande destaque do Peñarol e o maior pontuador do confronto.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Flamengo e Peñarol

Marcado para os dias 14 e 15 de março, o Final Four da Liga das Américas ainda não tem sua sede definida. Nos próximos dias, a FIBA Américas divulgará o local que receberá os duelos entre Bauru e Peñarol, e Flamengo e Pioneros, além da grande decisão da competição continental.

Confira todos os resultados do Grupo F da Liga das Américas 2015:

Sede: Mar del Plata (ARG)

– 20/02 (Sexta-feira)
Flamengo 92 x 62 Halcones Rojos
Peñarol de Mar del Plata (ARG) 73 x 64 Trotamundos (VEN)

– 21/02 (Sábado)
Trotamundos (VEN) 70 x 105 Flamengo
Halcones Rojos (MEX) 63 x 83 Peñarol de Mar del Plata (ARG)

22/02 (Domingo)
Halcones Rojos (MEX) 84 x 67 Trotamundos (VEN)
Peñarol de Mar del Plata (ARG) 86 x 88 Flamengo