#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Liderançaem alta

25-01-2019 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Em alta no Mogi, JP Batista fala sobre atuações, reencontro com Flamengo e parceria com Shamell; duelo acontece neste sábado, na tela da Band

Na atual temporada, o Mogi das Cruzes/Helbor passa por uma ótima fase. Alguns dos responsáveis por isso são os diversos nomes de peso que fazem parte do elenco comandado por Jorge Guerra.

Um deles tem se destacado entre os demais, com ótimas atuações e uma regularidade impressionante em todos os jogos: o pivô JP Batista.

JP Batista se tornou uma das principais armas do elenco comandado por Jorge Guerra (FotoJump/LNB)

Até aqui, o jogador mogiano possui atuações nesta temporada que o consolidaram como um dos principais jogadores da competição. Com isso, o reconhecimento veio e, até aqui, o pivô já conquistou uma vaga na Seleção da Semana do NBB CAIXA em cinco oportunidades, sendo que em duas delas ele foi escolhido como O Dono da Bola.

+Já votou? Escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019

Com médias de 18,1 pontos, 9,6 rebotes (5,8 defensivos e 3,7 ofensivos) e 22,4 de eficiência, o jogador, atualmente, é dono da melhor média de eficiência e o quarto maior cestinha da atual edição do NBB CAIXA.

“Não tem muito segredo para as atuações que eu tenho feito no Mogi. O tempo de quadra tem sido bem maior do que em anos anteriores e os números são apenas a consequência do trabalho que eu tenho feito durante toda minha carreira”, disse o pivô.

Que a média de tempo de quadra de JP Batista cresceu, isso é fato. Em sua quarta temporada na elite do basquete nacional, a média de tempo de quadra de JP Batista cresceu e saiu de 22,3 minutos por partida no Flamengo, para 31, 7 minutos por jogo nesta temporada com o Mogi.

Com uma linda história no time da Gávea, o atual pivô do Mogi vestiu as cores do rubro-negro por três temporadas do NBB CAIXA (109 jogos), e conquistou a edição 2015/2016 da competição.

JP Batista, no canto esquerdo com a taça na mão, conquistou o NBB CAIXA 2015/2016 com o Flamengo (FotoJump/LNB)

Mas após a última edição do NBB CAIXA, o time da Gávea não demonstrou interesse na renovação do contrato do jogador, que ficou livre para procurar outras equipes.

“Após o Flamengo anunciar que o meu contrato não seria renovado, como qualquer outro atleta profissional, eu fui atrás de procurar a melhor proposta pra mim e para minha família. Além do Mogi, tive propostas de outras equipes. O que me atraiu foi o clima da cidade, a torcida que é apaixonada e a vivência na equipe que é muito boa. Sem dúvida isso fez diferença na minha escolha”, afirmou o jogador.

Agora no Mogi, o pivô estará frente a frente com o Flamengo pela primeira vez no Ginásio Prof. Hugo Ramos. A partida acontecerá neste sábado, às 14 horas, e terá transmissão ao vivo na tela da Band.

“O sentimento de reencontrar o Flamengo é sempre de alegria. Tenho muitos amigos que fiz em minha passagem por lá. Foram três temporadas e mais de 100 jogos, então grande parte das minhas conquistas aqui no Brasil foram com a camisa do Flamengo”, frisou o atleta.

Mas essa não será a primeira vez que JP Batista reencontrará o Flamengo desde sua saída, pois ainda no primeiro turno ambas as equipes se enfrentaram na Arena Carioca 1, com mando do rubro-negro.

No primeiro turno do NBB, o Mogi foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo mas saiu de quadra derrotado, por 93 a 73 (Gilvan de Souza/Flamengo)

Na ocasião, o jogador anotou 11 pontos, pegou nove rebotes e terminou a partida com 14 no índice de eficiência, na derrota fora de casa por 93 a 73. Para JP Batista, a história do segundo jogo será outra.

“No primeiro jogo, ainda pelo início do NBB, sentimos um pouco, mas agora jogando em casa esperamos fazer um grande jogo. Para mim, a emoção é grande, principalmente pelo reencontro com amigos e profissionais que fizeram parte da minha rotina enquanto eu estava no clube”, disse o pivô.

De carrasco a parceiro

Na última temporada, JP Batista estava em quadra em um dia histórico para o Mogi, mas nesta ocasião do outro lado do duelo.

Na série semifinal do último NBB CAIXA, o Flamengo de JP Batista enfrentou o Mogi de Shamell em uma série duríssima. Após três jogos acirrados com a equipe rubro-negra, o Mogi, no quarto duelo, teve a chance de encerrar a série em casa, no Ginásio Prof. Hugo Ramos.

Na última vez que o Flamengo esteve no Hugão, Shamell anotou 40 pontos e despachou o Flamengo da briga pelo título da última edição do NBB CAIXA ( Luiz Pires/LNB)

Em um jogo mágico de Shamell, que anotou 40 pontos, a equipe mogiana bateu o Flamengo de JP Batista por 89 a 72 encerrou a série (3 a 1) e garantiu a vaga na finalíssima com o Paulistano/Corpore. Agora no Mogi, ambos são companheiros e juntos tem liderado a equipe rumo as vitórias.

+Histórico completo de Mogi x Flamengo no NBB CAIXA

“O Shamell dispensa comentários. É o maior pontuador da história do NBB e, para mim, é uma honra jogar do lado dele. Sempre tive uma grande admiração pelo trabalho que ele faz em quadra. Além disso, o jogo dele agrega ao meu, por que ele tem um grande volume de jogo, chama a atenção da defesa e, consequentemente, acaba sobrando mais espaços livres para mim”, afirmou JP Batista.

Com média de 16,9 pontos, 3,4 rebotes, 3,7 assistências e 16,1 de eficiência, o ala norte-americano, ao lado do pivô mogiano, tem exercido o papel de protagonista no time comandado por Guerrinha.

Dupla formada por Shamell e JP Batista tem sido uma das principais armas usadas pelo Mogi para superar os adversários (João Pires/LNB)

E a parceria está tão em alta, que ambos foram selecionados para fazer parte da maior festa do basquete nacional, o Jogo das Estrelas, com JP Batista no NBB Brasil, e Shamell no NBB Mundo.

+Confira as parciais da votação do Jogo das Estrelas 2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.