#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Liderançaem jogo

08-11-2018 | 12:21
Por Liga Nacional de Basquete

Retrospecto, reencontros e confronto direto pela liderança: saiba tudo sobre o clássico entre Flamengo e Franca, nesta quinta-feira, ao vivo no BandSports

De um lado o maior campeão nacional e do outro o pentacampeão do NBB CAIXA, recordista de títulos na última década. Nesta quinta-feira (08/11), Sesi Franca Basquete e Flamengo se enfrentarão em um jogo quente, no Ginásio Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo do BandSports, e colocarão em xeque a liderança do NBB CAIXA.

As equipes se enfrentarão pela 28ª vez na competição, em um duelo que colocará frente a frente os dois melhores times do campeonato até aqui.

Com promessa de jogo grande, separamos alguns fatores importantes sobre esse tradicional clássico do basquete nacional:

Retrospecto favorável para o Flamengo

Sinônimo de bom jogo, Franca e Flamengo já protagonizaram grandes partidas dentro das quadras do NBB CAIXA. Ao todo, as equipes se enfrentaram 27 vezes desde a primeira edição da competição, com retrospecto favorável para o rubro-negro.

Com 17 triunfos, contra apenas 10 do time francano, o time da Gávea tem ampla vantagem em confrontos diretos. Já em playoffs a história muda e o equilíbrio ganha força.

As equipes já se enfrentaram duas vezes em semifinais do NBB CAIXA. A primeira aconteceu na temporada 2008/2009, com vitória na série melhor de cinco do Flamengo, por 3 a 1. Já na edição seguinte da competição, na mesma fase, o Franca levou a melhor e venceu a série por 3 a 1.

Velhos conhecidos

Nos elencos de Franca e Flamengo alguns jogadores já estiveram nos dois lados do duelo, caso do ala norte-americano David Jackson, do Franca, e do ala Jhonatan e do pivô Mineiro, do Flamengo.

Destaque do Franca, Jackson começou sua trajetória no NBB CAIXA com as cores do Flamengo, na edição 2011/2012 da competição. Por lá, o norte-americano conseguiu bons números e alcançou médias de 16,2 pontos, 2,7 rebotes, além de 17,4 no índice de eficiência.

David Jackson, do Flamengo e Matheus, do São José

Flamengo foi a primeira equipe de David Jackson no NBB CAIXA (Divulgação/LNB)

Já pelo lado rubro-negro, o ala Jhonatan é um dos que já vestiram as cores da equipe francana. Em duas temporadas com a camisa do Franca (temporada 2012/2013 e 2013/2014), o ala rubro-negro participou de 78 jogos e anotou médias de 12,3 pontos, 3,6 rebotes, além de 12,7 de eficiência.

Outro que também esteve no Franca foi o ala/pivô Rafael Mineiro. Após duas temporadas com a camisa do Flamengo, o jogador rubro-negro se transferiu para o Franca para disputar a última edição do NBB CAIXA.

Mineiro jogou pelo Franca na última temporada do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Em 27 jogos disputados e com média de 24,1 minutos de quadra, Mineiro alcançou bons números e fez uma boa temporada com a equipe paulista antes de se transferir novamente para o rubro-negro – médias de 7,3 pontos, 5,5 rebotes, além de 10,4 no índice de eficiência.

Campeões estaduais

Além do confronto colocar frente a frente os dois times com melhor campanha no NBB CAIXA, o duelo também marcará o encontro entre os campeões paulista e carioca deste ano.

No Carioca 2018, o Flamengo conquistou o título após bater o Botafogo por 2 a 0 na série final melhor de três. Com a conquista, o rubro-negro alcançou seu 13º título seguido da competição.

Já o Franca derrotou o Paulistano/Corpore na reedição da final do Paulista da temporada passada, conquistou o Campeonato Paulista pela 12ª vez na história e encerrou um jejum de 11 anos sem títulos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Por vocês e pra vocês, sempre! O MAIOR DO BRASIL! 🏀❤

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Varejão e a história com o Franca

Um dos grandes nomes do basquete nacional, Varejão foi lançado no cenário do basquete nacional pelo Franca. Por lá, o pivô rubro-negro passou pelas categorias de base até se transferir para o Barcelona (ESP), quando tinha apenas 19 anos de idade.

A passagem pela equipe francana rendeu frutos. Em 2016, Varejão escolheu a cidade para ser o núcleo do “Instituto Anderson Varejão”, que tem como intuito ajudar na inclusão social de crianças através do basquete. Estima-se que a inciativa atenda em torno de 400 crianças nas duas unidades existentes – Vitória (ES) e Franca (SP).

Antes companheiros, agora rivais

O clássico também proporcionará um duelo especial, entre o armador Elinho e o ala/pivô Lucas Dias, do Franca, com seu ex-treinador dos tempos de Paulistano, Gustavo De Conti, hoje técnico do Flamengo.

Campeões da última edição do NBB CAIXA com as cores do CAP, o trio será rival pela primeira vez desde o histórico título.

No Franca, os dois atletas já demonstraram estar bem acostumados com a nova equipe. Com bom início no NBB CAIXA, Elinho detém médias de 5,0 pontos e 5,6 assistências em sete jogos. Lucas Dias não ficou para trás, começou a temporada com tudo e anotou até aqui médias de 15,7 pontos, 4,0 rebotes, além de 15,0 no índice de eficiência.

Lucas Dias, sob o comando técnico de Gustavo De Conti, atuou no Paulistano nas últimas duas temporadas do NBB CAIXA (Divulgação/LNB)

“Tenho muito respeito por tudo que o Gustavo me ensinou neste dois últimos anos no Paulistano. Agora defendo outro clube, e o jogo contra o Flamengo será muito importante e especial para mim, principalmente porque vou jogar contra meu ex-técnico. Estou bastante motivado para essa partida, primeiro pela grandeza que é esse clássico e depois porque vale a liderança da competição”, afirmou o ala/pivô Lucas Dias, do Franca.

Pelo Flamengo,Gustavo De Conti também não decepcionou neste início de competição. Ao todo, foram seis vitórias em sete jogos, além de alcançar estatísticas importantes com o elenco rubro-negro, como a de equipe com menor média de pontos sofridos na competição (65,14 por jogo).

Campanhas na atual temporada

Primeiro e segundo da atual edição do maior campeonato do basquete nacional, o duelo entre paulistas e cariocas é considerado um dos maiores clássicos do país. Na atual temporada, Franca e Flamengo demonstraram até aqui toda a qualidade de seus elencos.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA

Com campanha idêntica, Flamengo e Franca dividem a liderança com seis vitórias em sete jogos (85,7% de aproveitamento). Desta forma, o tamanho da partida, que já era grande, fica ainda maior por caracterizar um confronto direto pela primeira colocação do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.