#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Liderançaem jogo

17-12-2018 | 07:59
Por Liga Nacional de Basquete

No fechamento do 1º turno, Franca vai a Joinville, nesta terça-feira, visando garantir a liderança e o mando de quadra na Copa Super 8

Nesta terça-feira (18/12), Joinville/AABJ e Sesi Franca Basquete realizarão um jogo quente, no Centreventos Cau Hansen, às 19 horas, que definirá o líder do primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019.

Após a conquista da Liga Sul-Americana, na última sexta-feira (14/12), sobre o Instituto de Córdoba (ARG), por 2 a 1, o time francano voltará às quadras do NBB CAIXA em um jogo decisivo para se manter na liderança da maior competição do basquete nacional.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Você disse Campeão Sul-Americano? 😎 SOLTA O GRITO, Capital do Basquete! 🏀

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Com campanha de dez vitórias em 12 jogos (83,3% de aproveitamento), o Franca é, até o momento, o primeiro colocado do NBB CAIXA 2018/2019 e, além disso, já está garantido na Copa Super 8.

Mas a maior preocupação do time comandado por Helinho Garcia é a ameaça iminente de perder a liderança do campeonato para o Pinheiros – segundo colocado, com campanha de dez triunfos em 13 oportunidades (76,9% de aproveitamento).

“O jogo com o Joinville é importantíssimo para que possamos garantir a primeira colocação do NBB e, consequentemente, termos a vantagem do mando de quadra na Copa Super 8. Esse torneio é um objetivo importante que temos nesta temporada e o primeiro lugar, com a vantagem de jogar em casa, pode fazer muita diferença”, disse o treinador do Franca, Helinho Garcia.

Já o time catarinense, na 12ª colocação, com quatro triunfos em doze oportunidades, não tem mais chances de ficar entre os oito que vão para a Copa Super 8. Mesmo com esse cenário, o time comandado por Daniel Lazier irá em busca de uma vitória justamente contra o líder da competição para, assim, encerrar o primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019 com um resultado positivo.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Quem pode decidir?

Para manter a liderança do NBB CAIXA 2018/2019, o Franca contará com algumas armas que, até o momento, têm feito a diferença em diversos confrontos ao longo da temporada.

Uma delas, é o ala norte-americano David Jackson. Com bons números na competição, o atleta detém média de 17,7 pontos por jogo, com direito a 45,9% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (2,5 convertidas por jogo), além de 18,7 de eficiência.

Além dos belos números atingidos no NBB CAIXA 2018/2019, o ala foi decisivo na conquista do Franca na Liga Sul-Americana e foi eleito o MVP das Finais contra o Instituto de Córdoba (ARG) – média de 13,3 pontos, 4,3 rebotes e 2,67 assistências na série melhor de três.

 

View this post on Instagram

 

¡David Jackson, Jugador Más Valioso de la Gran Final de la #LSB2018! 🏆📸

A post shared by DIRECTV Liga de las Americas (@ligamericas) on


Outro que pode ajudar a equipe da Capital do Basquete a manter a liderança no NBB CAIXA 2018/2019 é o ala/pivô Lucas Dias – médias de 15,8 pontos e 4,0 rebotes. Para o jogador, mesmo em situações distintas na tabela de classificação, o cuidado deve ser grande no duelo contra o time catarinense

“O Joinville é uma grande equipe e tem jogado bem contra vários clubes. Dentro de casa eles são uma equipe muito forte e, para vencermos, precisamos ter uma constância no jogo e marcar firme. Outro ponto que temos que prestar atenção é no volume de transição deles, que, no geral, é bom. O Helinho já conversou conosco e estamos preparados para este jogo”, afirmou Lucas Dias.

Já no Joinville, um estreante no NBB CAIXA pode fazer a diferença. Trata-se do armador norte-americano Ahmad Starks, de 26 anos, que chegou com tudo na maior competição do basquete nacional e, logo nos seus dois primeiros jogos, anotou médias de 17,0 pontos e 14,5 de eficiência.

Histórico

Com expectativa de jogo grande, ambas equipes só mediram forças na temporada passada do NBB CAIXA, e o histórico é de equilíbrio, com uma vitória para cada.

No primeiro duelo, no Centreventos Cau Hansen, o Joinville levou a melhor, por 66 a 59. Já no segundo turno da competição, no Pedrocão, o Franca deu o troco e venceu a partida, pelo placar de 72 a 56.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.