#JOGAJUNTO

LDB

Liderança mantida

27-10-2015 | 06:43
Por Liga Nacional de Basquete

Com vantagem construída no 1º tempo, líder Franca abre 5ª etapa da LDB com vitória sobre o anfitrião Palmeiras; Paulistano bate Limeira e ganha fôlego na briga pelo G-8

A bola subiu para a quinta e última etapa da fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015. Nesta terça-feira (27/10), na sede de São Paulo (SP), o Ginásio Palestra Itália foi palco de quatro partidas, com destaque para a vitória do líder Franca Basquete, que desbancou o dono da casa Palmeiras, pelo placar de 87 a 68, e permaneceu firme e forte na ponta da tabela de classificação da competição.

Agora, o time do técnico Paulão Berger conquistou seu 18º resultado positivo em 20 partidas no maior campeonato de base do basquete brasileiro (90% de aproveitamento) e chegou a 38 pontos, mesma campanha do EC Pinheiros e do Decisão Engenharia/Minas, que também venceram na primeira rodada e continuaram colados no pelotão de elite da classificação.

Alexey, do Franca

Franca abriu boa vantagem antes da ida para o intervalo e só controlou o Palmeiras nos dois períodos seguintes (Luiz Pires/LNB)

Para sair de quadra com mais um triunfo na conta, o Franca contou com atuação magistral do pivô João Pedro, responsável por expressivos 29 pontos em 31 tentados (93,5% de aproveitamento), com direito a 100% de aproveitamento nas bolas de 2 pontos (14/14) e apenas dois lances livres errados no jogo (1/3). Além disso, o camisa 16 francano ainda pegou oito rebotes, deu dois tocos e completou sonoros 39 tentos de eficiência.

+Clique aqui e confira todas as estatísticas da partida entre Franca e Palmeiras

Ainda pelos líderes do campeonato, quem também se destacou foi o armador Alexey, autor de um duplo-duplo de 11 pontos e dez assistências, com direito a cinco roubos de bola e mais quatro rebotes, números que geraram belos 24 de valorização. Pelo lado do Palmeiras, nenhum atleta registrou mais dez pontos ou mais, mas a pontuação geral foi praticamente dividida entre Gabriel (9), Zé (9), João (9), Egon (9), Luiz (8) e Yago (8).

Com revés na abertura da etapa, o clube alviverde perdeu a pequena chance matemática que tinha de classificação à próxima fase. Depois da derrota, o time de Parque Antártica ficou com campanha de nove vitórias em 20 partidas (45% de aproveitamento) e está com 29 pontos na LDB, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com 21 pontos de Nicolas, Pinheiros passou tranquilamente pelo Bauru (Luiz Pires/LNB)

Com 21 pontos de Nicolas, Pinheiros passou tranquilamente pelo Bauru (Luiz Pires/LNB)

Colado no Franca Basquete está o EC Pinheiros, que não encontrou dificuldades para superar o Paschoalotto/Bauru em sua primeira partida na sede São Paulo (SP), por 40 pontos de diferença, com placar de 103 a 63.

Cinco atletas da equipe pinheirense ultrapassaram a marca dos dez pontos, com grande destaque para o ala Nicolas Souza, responsável por 19 pontos, quatro rebotes, dois roubos de bola e 21 de eficiência.

+Confira as estatísticas completas do duelo entre Pinheiros e Bauru

Com 18 pontos e seis rebotes, o ala/pivô Lucas Dias também apareceu bem pelo time vencedor, assim como o pivô Wesley Castro, autor de 14 pontos, o ala Scaglia e o pivô Léo Bispo, que anotaram respectivos 13 e 10 pontos. Agora, o Pinheiros se igualou ao Franca e possui as mesmas 18 vitórias e duas derrotas (38 pontos), mesma campanha e pontuação do Minas.

Pelo lado do Bauru, que também viu suas pequenas chances de classificação à próxima fase irem por água abaixo e agora tem campanha de nove vitórias em 20 jogos, os destaques ficaram por conta do armador Lucas Vezaro, com 17 pontos, do ala Henrique Cerimelli, que registrou 13 pontos e cinco sobras, e do armador Renan Previdelo, autor de 12 pontos e quatro assistências.

Paulistano ganha sobrevida na briga pelo G-8

Primeiro time fora da zona de classificação à próxima fase, o CA Paulistano conquistou um importante resultado na abertura da etapa e venceu ninguém menos que a então quarta colocada Winner/Limeira, pelo placar de 78 a 64. Desta forma, a equipe do técnico Beto Jayme chegou a 12 vitórias em 20 jogos e segue colada no Sport, oitavo colocado.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Paulistano e Limeira

Com esquadra completa, o clube da capital paulista contou com grandes desempenhos de seus principais jogadores, como o ala Gemerson, autor de um duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes, do ala Mogi, responsável por 18 pontos e oito rebotes, e do armador Arthur Pecos, que deixou a quadra com 15 pontos, sete rebotes e cinco assistências na conta.

Gemerson, do Paulistano, e Higor, do Limeira

Com força total para a 5ª etapa, Paulistano bateu Limeira e se manteve vivo na briga por um lugar no G-8 (Luiz Pires/LNB)

Já o Limeira, que precisa somente de mais uma vitória para garantir sua classificação ao octogonal final, teve no armador Gemadinha, que marcou 21 pontos, sua principal figura em quadra. Além dele, o pivô Leal, com 12 pontos e seis rebotes, também apareceu bem na equipe do interior paulista.

E fechando a lista de partidas da primeira rodada, o Rio Claro Basquete precisou de uma virada no último quarto para bater o Internacional de Regatas na primeira partida da quinta etapa da LDB, pelo placar de 76 a 70, e permanecer firme entre os oito primeiros colocados da classificação, agora com 14 vitórias e 34 pontos.

Com 23 pontos, quatro rebotes e quatro roubos de bola, o armador Nestor foi o cara da vitória rio-clarense. Outros que se sobressaíram foram o ala Jackson, autor de 16 pontos, cinco rebotes e seis desarmes, e o pivô Tom, que de volta ao time após duas etapas afastado por lesão, anotou 12 pontos e seis rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Rio Claro e Inter de Regatas

Já o Inter, que não tem mais chances de classificação à próxima fase, contou com grandes desempenhos do ala/armador Felipinho, com 19 pontos, do ala/pivô Rafa, que anotou seu sexto duplo-duplo consecutivo na LDB ao registrar 18 pontos e 12 rebotes nesta partida, e do ala Kauê, responsável por 14 pontos e cinco assistências.

Nestor, do Rio Claro

Com 23 pontos de Nestor, Rio Claro virou pra cima do Inter e se manteve firme dentro do G-8 (Luiz Pires/LNB)

Confira os resultados das partidas desta terça-feira (27/10) da sede São Paulo (SP):

Internacional de Regatas/Santos 70 x 76 Rio Claro Basquete

EC Pinheiros 103 x 63 Paschoalotto/Bauru

CA Paulistano 78 x 64 Winner/Limeira

Palmeiras 68 x 87 Franca Basquete