#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Liga expõe troféu de campeão do NBB na Arena HSBC

11-06-2009 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

LNB premiará equipes, jogadores, árbitros e prestará homenagem a campeões mundiais e jogadores da NBA no final do campeonato

Divulgação/LNB

A partir deste sábado, a Liga Nacional de Basquete (LNB) exibe o troféu que será entregue ao campeão da temporada de estreia do Novo Basquete Brasil (NBB), na Arena HSBC, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O troféu, concebido pelo artista plástico Ricardo Orta, ficará exposto na Arena HSBC neste sábado e domingo, datas de disputa do segundo e terceiro jogos da série. Caso haja necessidade, ele será transferido para Brasília e, novamente, para o Rio de Janeiro, se forem realizados os quarto e quinto jogos.

Orta, também responsável pela criação dos troféus da São Silvestre, Superliga de Vôlei e Circuito de Vôlei de Praia, buscou sintetizar os princípios essenciais adotados pela LNB na criação do NBB para a concepção da peça: tradição, união e futuro.

A escultura representa a bola, formada por círculos sobrepostos, em direção à cesta. O movimento simboliza o olhar nas raízes do basquete, ponto de partida da proposta do Novo Basquete Brasil. Os círculos são o símbolo da união entre os clubes e as entidades em torno de um ideal único: o basquete brasileiro. O design moderno representa o foco em um futuro promissor da modalidade no cenário esportivo.

O primeiro campeão do NBB receberá o troféu original e réplicas em tamanho menor serão entregues ao vice-campeão e terceiro colocado, além dos premiados nas seguintes categorias: Equipe fairplay (com a menor média de faltas cometidas), equipe com melhor ataque, com melhor defesa, cestinha do campeonato, melhores jogador, armador, alas (2), pivôs (2), sexto homem e defensor, técnico do ano, melhores árbitros (3), líder em rebotes, líder em assistências e craque da galera (eleito em votação pela internet). A LNB também prestará homenagem aos brasileiros campeões mundiais e aos atletas nacionais da NBA.