#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Liga Ouro 2018

26-02-2018 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com número recorde de participantes, Liga Ouro 2018 terá início nesta terça-feira com duas partidas em Santa Catarina; competição leva seu campeão ao NBB CAIXA

A Liga Ouro 2018 vai começar. Nesta terça-feira, a disputa da divisão de acesso ao NBB CAIXA terá início com nove equipes na disputa. As partidas que abrirão a competição serão entre Brusque (SC) e Cerrado Basquete (DF), na Arena Brusque, às 20 horas (de Brasília), e Blumenau (SC) e BRBCARD/Brasília Búfalos (DF), no Ginásio Galegão, às 20h15.

Além das duas equipes que abrirão o campeonato que leva seu campeão para o NBB CAIXA, a Liga Ouro conta com SC Corinthians Pta (SP), São José Basketball (SP), Macaé Basquete (RJ), UniFACISA (PB) e APVE/Londrina (PR). Os nove times na disputa representam um recorde de participantes na competição, que está em sua quinta edição.

No ano anterior, foram apenas cinco clubes participantes, quase metade dos envolvidos na atual temporada, o que mostra a força e a notoriedade que a Liga Ouro ganhou na esfera do basquete nacional. O presidente da LNB, João Fernando Rossi, destacou o valor da competição para o crescimento da modalidade.

“Esse número recorde de participantes representa a consolidação da Liga Ouro no cenário do basquete brasileiro. Temos praticamente o dobro de times em relação ao ano anterior. Isso mostra o grande interesse das equipes e a referência que a competição se tornou. Além disso, acaba abrindo espaço para os jovens que vêm surgindo da LDB e aumenta as chances de desenvolvimento desses garotos”, disse o presidente da LNB.

+ Confira a tabela de jogos do primeiro turno da Liga Ouro 2018

Três equipes na disputa já estiveram no NBB CAIXA em suas histórias: São José, vice-campeão em 2011/2012, Macaé Basquete e o Brasília, tricampeão do maior campeonato do país. Mas se o assunto é história, o Corinthians possui em sua galeria de troféus nada menos que quatro títulos nacionais, dois Sul-Americanos e um vice-campeonato Mundial.

“Foram muitos treinos para afinar as partes tática e física para fazer um bom campeonato. Todo mundo gosta mais de jogar do que treinar. E o nosso time já treinou muito (risos). Por isso, estamos preparados e cheios de vontade para o início do campeonato. Será um torneio com muito equilíbrio entre os times e os jogos serão decididos nos detalhes”, declarou Gustavinho Lima, armador do Corinthians.

Em relação à temporada anterior da Liga Ouro, os únicos remanescentes são Brusque e Blumenau, ambos de Santa Catarina. Já as novidades são Cerrado Basquete e UniFACISA, único representante da Região Nordeste na disputa, além do Londrina, que tenta colocar a cidade paranaense de volta à elite do basquete brasileiro depois de cinco anos – disputou o NBB CAIXA 2009/2010.

Os primeiros confrontos

Em Santa Catarina, Brusque e Cerrado Basquete farão o primeiro confronto da edição 2018 da Liga Ouro, às 20 horas, no Arena Brusque. A equipe catarinense chega com elenco parecido em relação à edição passada, com destaque para os experientes pivôs Fernandão e Finão. O elenco será comandado pelo técnico Alexandre da Rocha. Do outro lado, o Cerrado também apresentou nomes de experiência para sua primeira Liga Ouro.

Os destaques candangos ficam por conta do armador Fred Duarte, campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo, que ainda tem passagens por Tijuca, Macaé, Brasília e Caxias. Além dele, os também experientes Ulisses Lima, o “Borracha”, e Eric Soares, também compõe o elenco, assim como o “locais” Paulo, Breno, Iago, Johnny e Peterson, todos com passagem pelo extinto UniCEUB/Brasília. O técnico da equipe será Alexandre Chan Vianna.

Pedro Macedo, ex-Minas e Mogi, é o grande reforço do Blumenau (Sidnei Oliveira/APAB)

No mesmo dia, Blumenau e Brasília Búfalos fazem outro confronto em solo catarinense. O time blumenauense, que será pelo comandado pelo técnico Rodrigo “Galego”, conta com alguns remanescentes, como o armador Lucas Moreira, os alas Luiz Semmke e Bruno Lazzaris, e os pivôs André Mineiro e Diego Dias, este que é irmão do ala Lucas Dias, do Paulistano/Corpore e da Seleção Brasileira. Além disso, a equipe contratou o ala Pedro Macedo (ex-Pinheiros e Minas).

Já o time de Brasília aposta na juventude para sua primeira participação na Liga Ouro. Todos com passagens pela LDB, os nomes da equipe por enquanto são os armadores Bruno Felipe (ex-Osasco e Campo Mourão) e Gabriel Andrade (ex-Flamengo), os alas Rodrigo Alves (ex-Sport), Léo Eltink (ex-Bauru) e Luiz Edwards (ex-Brasília) e os alas/pivôs Léo Bispo (ex-Pinheiros e Flamengo) e Zé Mauro (ex-Mogi e Limeira). A missão de comandar a garotada será de Brenno Blassioli, que comandou o Pinheiros em duas LDB’s (2013 e 2014).

Na quarta-feira (28/02), será a vez de UniFACISA e São José Basketball entrarem em quadra para suas estreias na Liga Ouro. O duelo será na Arena UNIFACISA, em Campina Grande (PB), às 19h15 (de Brasília). A equipe paraibana chega como elenco recheado e pronta para brigar entre os primeiros colocados.

O elenco será formado pelos armadores Murilinho (ex-Universo/Vitória), o refugiado camaronês Adrien Mouaha e o norte-americano Farad Cobb, os alas Chandler e Paulo Nery, remanescentes da equipe, e Rafael Stabile e Guto (ex-Caxias), e os pivôs Felipe Rech (ex-Caxias), Rômulo (ex-Solar Cearense), o canadense Shayok Shayok e o remanescente Rodrigo Silva.

Enquanto isso, o São José também montou um elenco bastante potente para tentar seu retorno à elite. A equipe, que será comandada pelo técnico Paulo Cezar “Jaú”, é composta pelo armadores Alexandre Pinheiro (ex-Minas) e Hélio (ex-Campo Mourão), os alas Márcio Dornelles (ex-Campo Mourão), Christian Panunzio (ex-Minas) e Rafa Moreira (ex-Mogi) e os pivôs Douglas Nunes (ex-Campo Mourão) e Atílio (ex-Campo Mourão).

“A expectativa para a Liga Ouro é a melhor possível. Temos um bom grupo de trabalho, um ambiente ideal para trabalhar em busca do título e da vaga no próximo NBB. A equipe foi montada para isso, tem totais condições. A cidade espera por isso, pela tradição que tem no basquete e por isso vamos lutar até o final por isso”, disse Alexandre Pinheiro, armador do São José.

São José e Corinthians fizeram um jogo-treino antes de suas estreias na Liga Ouro 2018 (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Corinthians fará sua estreia somente no sábado (03/03), diante da UniFACISA, em Campina Grande (PB), às 15h30 (de Brasília). O elenco alvinegro será comandado pelo técnico Bruno Savignani e contará com os armadores Gustavinho Lima (ex-Mogi e Caxias), Gemadinha (ex-Paulistano), Nicolas (ex-Palmeiras) e Robinho (ex-LSB), os alas Schneider (ex-Macaé), Humberto (ex-Flamengo), Aquiles (ex-Pinheiros) e o norte-americano Brandon Davis, e os pivôs Wagner (ex-Vasco), Abner (ex-Botafogo), Pedrão (ex-Paulistano), Bruno José (ex-São José e LSB) e o norte-americano Reggie Larry.

“A cara desse time do Corinthians é a luta. Um time cascudo que vai vender caro cada posse de bola, coletivo e, acima de tudo, ofensivo. Estamos confiantes na força do time, sabemos que vai ser um torneio duríssimo, mas vamos fazer de tudo para recolocar o Corinthians de volta à elite do basquete brasileiro”, disse Gustavinho.

No mesmo dia (03/03), às 18 horas, o Macaé Basquete debutará na Liga Ouro diante do São José Basketball, em casa, no Ginásio Juquinha, no litoral norte fluminense. O elenco macaense, comandado pelo técnico Léo Costa, é formado pelos armadores Pedrinho Rava (ex-Flamengo), Pitico, o norte-americano Nate Barnes e Gustavo Rabelo (ex-Minas), os alas Rafael Castellon (ex-LSB), Chupeta (ex-Flamengo e LSB), Vinícius Franciscone e o norte-americano Isaac Thornton (ex-Campo Mourão), além dos pivôs Ygor, Pablo Sueiro, Matheus Pereira (ex-Limeira, Minas e LSB) e Rafa Oliveira (ex-Minas).

“Essa Liga Ouro será a mais difícil dos últimos tempos, com times de camisa e tradição, e outros que vêm numa crescente muito acentuada nos últimos anos. Temos que nos preparar da melhor forma, pois vão ser jogos muito difíceis. E para alcançarmos nosso objetivo de voltar ao NBB, temos que encarar cada jogo como uma final”, projetou Pedrinho Rava, que retornou à equipe macaense após passagem pelo Flamengo.

E por fim,  Londrina, que entra em quadra no domingo, conta com um elenco jovem e apenas dois atletas de mais experiência: Michel Santos (ex-Sport e Campo Mourão) e Ricardo Azevedo (ex-Bauru). Já a parte jovem fica por conta dos armadores Lucas Lima (ex-LSB) e Luiz Muller (ex-Ginástico), os alas Luizinho (ex-Sport) e Nathanael (ex-Curitiba e Minas), e os pivôs Pezão (ex-Macaé) e Tom (ex-Vitória).

Confira a tabela completa da primeira semana da Liga Ouro 2018:

– 27/02 (terça-feira)
20h – Brusque x Cerrado Basquete
20h15 – Blumenau x BRBCard/Brasília Búfalos

– 28/02 (quarta-feira)
19h15 – UniFACISA x São José Basketball

– 01/03 (quinta-feira)
20h – Brusque x BRBCard/Brasília Búfalos
20h15 – Blumenau x Cerrado Basquete

– 03/03 (sábado)
15h30 – UniFACISA x Corinthians
18h – Macaé Basquete x São José Basketball

– 04/03 (domingo)
11h – Londrina x Cerrado Basquete