#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Luz na armação!

31-07-2015 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Titular da Seleção no Pan de Toronto, armador Rafa Luz é anunciado como novo reforço do Flamengo para próxima temporada; jogador estava há oito anos na Europa

Titular da Seleção no Pan de Toronto, Luz vestirá a camisa do Flamengo na temporada 15/16 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Titular da Seleção no Pan de Toronto, Luz vestirá a camisa do Flamengo na temporada 15/16 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A armação do Flamengo terá uma “nova luz” na próxima temporada. No início da noite desta sexta-feira (31/07), o atual tricampeão do NBB anunciou a contratação do armador Rafael Luz, de 23 anos, que estava há oito anos no basquete europeu. Titular da recente campanha vitoriosa da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, o jogador chega para ocupar a vaga do argentino Nico Laprovittola, que deixou a equipe após dois anos para atuar no Lietuvos Rytas, da Lituânia

Com vasta experiência no basquete espanhol, Luz atuará profissionalmente pela primeira vez em solo brasileiro. Em 2007, na época com apenas 15 anos, o armador partiu para o Velho Continente e desde então atuou na Liga Espanhola, por cinco equipes diferentes (Clínicas Rincón Axarquía, Unicaja Malaga, CB Granada, CB Lucentum Alicante e Río Natura Monubs, este seu último clube).

“Estou muito feliz por voltar ao Brasil após oito anos na Europa. Estar perto as minha família, dos meus amigos e morar no Rio de Janeiro me deixam morrendo de felicidade. As expectativas são as melhores possíveis, pois o Flamengo é um time que disputa todos os títulos das competições que participa, então isso é bastante animador”, declarou Rafa Luz.

Um dos principais nomes da nova geração do basquete nacional, Luz também possui um longo currículo na Seleção Brasileira. Além da recente conquista nos Jogos Pan-Americanos, o novo armador do Flamengo também representou o Brasil nas duas últimas edições da Copa América, em 2011 (Mar del Plata) e 2013 (Caracas), e também no Campeonato Sul-Americano de 2014.

Em sua nova equipe, Rafa Luz encontrará outros três atletas que fizeram parte da vitoriosa campanha no Pan de Toronto, o ala/armador Vitor Benite, o ala/pivô Olivinha e o pivô JP Batista, outro reforço rubro-negro para a próxima temporada. Agora, com a contratação de Luz pelo Flamengo, dez dos 11 atletas que conquistaram a medalha de ouro em solo canadense estarão na próxima edição do NBB.

“Eu conversei bastante com o Benite, com o Olivinha e com o Diego Falcão (preparador físico). Eles sempre me falaram muito bem sobre o Flamengo, sua torcida. Na verdade nem precisariam falar sobre a torcida, porque em todos os jogos que eu assisti do Flamengo é visível essa energia que eles passam para o time. Todas as informações que tive sobre o clube foram maravilhosas e isso com certeza foi um dos motivos que me fizeram assinar o contrato”, disse Luz.

Com a chegada cde Luz, NBB 8 terá dez dos 11 campeões pan-americanos pela Seleção (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Com a chegada cde Luz, NBB 8 terá dez dos 11 campeões pan-americanos pela Seleção (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)