#JOGAJUNTO

LDB

Magistral!

29-10-2014 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

Scaglia faz 37 pontos, quebra recorde da história da LDB, e Brasília mantém 100% com vitória emocionante sobre o Minas; confira os resultados da sede Curitiba (PR)

Nesta quarta-feira, o Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), foi palco de uma partida histórica. Com expressivos 37 pontos, o ala Gustavo Scaglia viveu uma tarde iluminada e foi peça mais do que fundamental para a emocionante vitória do UniCEUB/BRB/Brasília sobre o Minas Tênis Clube, na primeira prorrogação da LDB 2014, pelo placar de 79 a 76.

Sem descansar um minuto sequer, Scaglia se mostrou incansável e, mesmo depois de 40 minutos em quadra, ainda anotou nove dos 11 pontos de sua equipe no tempo extra. O jogador, que atuou pelo Paschoalotto/Bauru no ano passado, converteu apenas uma bola de 3 no jogo inteiro e anotou restante de seus pontos em dez tiros de 2 pontos (20 pontos) e 14 lances livres.

Sua espetacular marca significou o recorde de pontos história da LDB, que antes pertencia ao armador Carioca, hoje no Bauru, que na edição passada, quando atuava pelo Ginástico (MG), registrou 36 pontos na vitória de sua equipe contra o São José/Unimed, por 91 a 90, curiosamente também na prorrogação.

 +Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Minas

Scaglia bateu o recorde de pontos da história da LBD e liderou o Brasília na incrível vitória sobre o Minas, na prorrogação (Marcelo Elias/LNB)

Scaglia bateu o recorde de pontos da história da LBD e liderou o Brasília na incrível vitória sobre o Minas, na prorrogação (Marcelo Elias/LNB)

Além dos 37 pontos, Gustavo Scaglia completou sua fenomenal atuação com 13 rebotes, o que lhe rendeu seu primeiro duplo-duplo na competição, e mais incríveis sete roubos de bola. Todos estes números resultaram em incríveis 44 pontos de eficiência, a terceira maior marca no fundamento na história da LDB, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte.

“Na hora do jogo a gente não pensa em bater recorde nem nada, só pensa em ajudar o time da forma que precisar, tanto pegando rebote, marcando ou fazendo ponto. Mas já que bati o recorde, fico feliz com isso, e ainda por nós conseguirmos sair com a vitória, que é o mais importante”, comentou Scaglia.

Junto de Scaglia, outros destaques foram o ala Luiz, responsável por 16 pontos, e o pivô Lucas, com 14 pontos e sete rebotes. Pelo lado do Minas, que conheceu sua segunda derrota na competição, os destaques ficaram por conta do ala Bruno Irigoyen, autor de 14 pontos,do ala/pivô Adyb, com 12, e do pivô Adriano Júnior, que deixou a quadra com um duplo-duplo de 11 pontos e 15 rebotes.

Com o belo triunfo, o Brasília chegou a três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento) e manteve a invencibilidade na LDB 2014. O próximo compromisso dos embalados candangos será na sexta-feira (31/10), diante do Blumenau (SC), às 15 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba. Já o Minas, que vem de duas derrotas seguidas, buscará sua recuperação frente ao Náutico (PE), no mesmo dia e local, às 13 horas.

“A gente veio pra essa fase focado nesse jogo contra o Minas principalmente. Todos os jogos são importantes, sem querer tirar o mérito de time nenhum, mas esse sabíamos que ia ser complicado. O time não desistiu em momento nenhum e isso foi o importante. Eu consegui ajudar o time não só pontuando, mas na defesa também, que foi o ponto chave pra vitória hoje”, concluiu Gustavo Scaglia.

Uberlândia somou sua segunda vitória na quarta edição da LDB (Marcelo Elias/LNB)

Com triunfo sobre o Joinville, Uberlândia somou sua segunda vitória na na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

No primeiro jogo desta quarta-feira em Curitiba (PR), o Unitri/Praia Clube precisou de apenas 20 minutos para concretizar sua segunda vitória consecutiva na LDB 2014. Diante do AABJ/Joinville, a equipe de Uberlândia fez um grande primeiro tempo e foi para os vestiários vencendo por 45 a 20, o que os permitiu só administrar o resultado positivo no fim, pelo placar de 74 a 50.

Com 16 pontos em 21 tentados (76,3% de aproveitamento), com direito a quatro bolas de 3 pontos em cinco arremessadas (80% de aproveitamento), o armador do time mineiro Raphael foi o principal destaque do duelo, seguido pelo ala/pivô Dida, que deixou a quadra com 15 pontos. Pelo lado do clube catarinense, os destaques ficaram por conta do armador Humberto, autor de 13 pontos, e do ala Guilherme, com 11 pontos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Uberlândia e Joinville

Agora com duas vitórias seguidas, o esquadrão uberlandense buscará seu terceiro êxito consecutivo na LDB nesta sexta-feira (31/10), diante do Tittas/SEST/SENAT (PR), às 17h30, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). Já o Joinville tentará seu primeiro triunfo da competição contra o Anápolis (GO), também na sexta-feira, às 08h30.

Com 15 pontos de Victor Gusmão, Basquete Cearense manteve os 100% de aproveitamento (Marcelo Elias/LNB)

Com 15 pontos de Victor Gusmão, Basquete Cearense manteve os 100% de aproveitamento (Marcelo Elias/LNB)

Mais tarde, o Basquete Cearense manteve sua invencibilidade na LDB 2014 ao superar o Tittas/SEST/SENAT (PR), com certa tranquilidade, por 76 a 45.  Agora, o time comandado pelo técnico Espiga soma três triunfos nas três partidas que disputou até então na competição nacional Sub-22.

Sem contar com o armador Davi, a equipe nordestina teve no ala Victor Gusmão, autor de 15 pontos e quatro rebotes, e no ala/pivô Sualisson, responsável por um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes, suas principais figuras em quadra. O cestinha do confronto, por sua vez, veio da equipe paranaense: o ala/pivô Henrique Lubas, o “Everest”, com 16 pontos e oito rebotes, além do ala/armador Lucas Sawaf, com 15 tentos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e Tittas

O Basquete Cearense terá como o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo  Militar como próximo adversário na luta pela invencibilidade na LDB. O duelo entre invictos será na sexta-feira, às 19h30, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). No mesmo dia e local, o Tittas enfrentará o Uberlândia, às 17h30, em busca de sua primeira vitória na competição.

O Clube Náutico Capibaribe (PE), por sua vez, conquistou sua segunda vitória na LDB 2014, diante do extremamente desfalcado Grêmio Náutico União, que por conta de uma briga no final de seu último jogo, contra o Anápolis (GO), perdeu seis atletas por suspensão automática e atuou apena com seis jogadores nesta quarta-feira.

Os pernambucanos, que não tem nada a ver com isso, se aproveitaram da situação e levaram a melhor sobre os gaúchos, pelo placar de 74 a 48. O destaque do triunfo ficou por conta do ala/pivô Pezão, responsável por 20 pontos e sete rebotes, seguido pelos alas Thiago “Pinguela” e Gabriel, com 13 pontos cada. Do lado do time do Rio Grande do Sul, o maior pontuador foi o armador Thiago John, com 11 pontos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Náutico e GNU

Agora, os comandados da técnica Mônica dos Anjos medirão forças com o Minas Tênis Clube (MG), nesta sexta-feira (31/10), às 13 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). Já o União terá pela frente o Sport Club do Recife (PE), no mesmo dia e local, às 10h30.

Blumenau contou com grande atuação de Rafa para vencer sua 1ª na LDB (Marcelo Elias/LNB)

Blumenau contou com grande atuação de Rafa para vencer sua 1ª na LDB (Marcelo Elias/LNB)

Já o Blumenau (SC) conheceu, nesta quarta-feira, sua primeira vitória na LDB 2014. O adversário foi a desfalcada Associação de Basquete de Anápolis (GO), que devido a uma confusão no final do jogo contra o Grêmio Náutico União, na última terça, teve sete jogadores desqualificados e entrou em quadra diante dos catarinenses com apenas cinco atletas.

Os comandados do técnico argentino Facundo Sucatzky, ex-jogador argentino do Minas Tênis Clube, se aproveitou da situação e saiu vencedor, por 76 a 65. O cestinha do duelo foi o ala catarinense Rafa, responsável por 24, além de ter apanhado cinco rebotes e ter distribuído seis assistências.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Blumenau e Anápolis

Quem também se destacou pela agremiação do interior de Santa Catarina foi o ala Portilho, com 12 pontos, e Guto, que deixou a quadra com 11 pontos e seis rebotes. Já a equipe goiana, teve como maiores pontuadores o ala Ivo e o ala/armador Aron, com 19 e 16 pontos, respectivamente, e o pivô Joel, que deixou um duplo-duplo de 15 pontos e dez rebotes.

O Blumenau agora tentará sua segunda vitória na competição nacional Sub-22 frente ao invicto UniCEUB/BRB/Brasília, na sexta-feira (31/10), às 15 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, onde também se enfrentarão Anápolis e AABJ/Joinville (SC), no mesmo dia, às 08h30.

O último jogo da quarta-feira, entre o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) e Sport Club do Recife (PE), foi dividido em duas partes. A primeira foi do clube nordestino, que venceu o segundo quarto por 30 a 12 e foi para o intervalo com 22 pontos de vantagem (47 a 25). A outra, por outro lado, foi literalmente dominada pelos paranaenses e, como diz o velho ditado, quem ri por último, ri melhor.

Em mais uma grande noite de Batata, anfitrião Círculo Militar conquistou uma virada heroica sobre o Sport e manteve os 100% na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

Em mais uma grande noite de Batata, anfitrião Círculo Militar conquistou uma virada heroica sobre o Sport e manteve os 100% na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

De maneira impressionante, a equipe do técnico Daniel Lazier, que foi desqualificado no segundo quarto, voltou do vestiário sob o comando do assistente do auxiliar Adair Rocha e ao mesmo tempo com outro espírito, com garra, e conseguiu recuperar um jogo que parecia perdido, ao vencer o terceiro quarto por 24 a 8 e a etapa final por 24 a 4, fechando a partida não só com a vitória, mas com 14 pontos de diferença, placar de 73 a 59.

Para saírem de quadra com a invencibilidade mantida, com três triunfos em três jogos, os donos da casa mais uma vez contaram com atuação determinante do ala Batata, autor de 21 pontos, sendo 18 deles no segundo tempo, 12 deles no último quarto. Quem também apareceu bem pela equipe do Paraná foi o ala Rafael Mauro, figura importantíssima na reação do Círculo no terceiro quarto, em que anotou 12 pontos, terminando a partida com 15.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Círculo Militar e Sport

Com lesão do armador titular Ivan Falco, Toka assumiu a posição e foi fundamental para o trinfo paranaense (Marcelo Elias/LNB)

Com lesão do armador titular Ivan Falco, Toka assumiu a posição e foi fundamental para o trinfo paranaense (Marcelo Elias/LNB)

Outro destaque dos anfitriões da etapa da LDB foi o armador Toka, responsável por 13 pontos, sete deles no último quarto.  Pelo lado do Sport, que com o revés perdeu sua invencibilidade na competição, teve como maiores pontuadores o ala/armador argentino Matias Bernardini e o ala/pivô Wesley Andrade, ambos com 11 pontos.

“Foi um jogo de superação. Estávamos perdendo de 20 pontos no intervalo e ainda sem o Coxinha (técnico Daniel Lazier) e o Ivan (Falco), que torceu o pé. Mas o diferencial para nós foi a união e vontade de ganhar. Nosso assistente Adair fez um ótimo trabalho com a equipe, nos mantendo focados o jogo inteiro, mesmo quando estávamos de cabeça baixa. Foi um jogo muito bom mesmo, contra uma forte equipe que é o Sport. Mas o que realmente impressionou foi a nossa superação”, comentou Batata.

Embalado pela virada espetacular, o Círculo Militar do Paraná terá como próximo adversário o também invicto Basquete Cearense. O duelo pelos 100% de aproveitamento entre sulistas e nordestinos acontecerá na sexta-feira, às 19h30, no Ginásio Palácio de Cristal. O Sport, por sua vez, buscará sua reabilitação frente ao Grêmio Náutico União, no mesmo dia e local, às 10h30.

De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única.

Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2014:

Quarta-feira (29/10)
– São Paulo
Pinheiros/SKY (SP) 111 x 55 Tijuca Tênis Clube (RJ)
Flamengo (RJ) 63 x 71 Winner/Limeira (SP)
Botafogo (RJ) 48 x 103 Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Paschoalotto/Bauru (SP) 74 x 58 Taubaté Basketball (SP)
Macaé Basquete (RJ) 71 x 65 Regatas (SP)
Franca Basquete (SP) 60 x 71 Paulistano/Unimed (SP)

– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
AABJ/Joinville (SC) 50 x 74 Unitri/Praia Clube (MG)
Tittas/SEST/SENAT (PR) 45 x 76 Basquete Cearense (CE)
Grêmio Náutico União (RS) 48 x 74 Clube Náutico Capibaribe (PE)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF) 79 x 76 Minas Tênis Clube (MG)
Blumenau (SC) 76 x 65 Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Sport Club do Recife (PR) 59 x 73 Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR)

Quinta-feira (30/10)
– São Paulo
09h – Pinheiros/SKY (SP) x  Paschoalotto/Bauru (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Winner/Limeira (SP) x Botafogo (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
11h – Mogi das Cruzes/Helbor x Flamengo (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Taubaté Basketball (SP) x Franca Basquete (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
13h – Regatas (SP) x Tijuca Tênis Clube (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h – Paulistano/Unimed x Macaé Basquete (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube

Sexta-feira (31/10)
– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
08h30 – Associação de Basquete de Anápolis (GO) x AABJ/Joinville (SC)
10h30 – Sport Club do Recife (PE) x Grêmio Náutico União (RS)
13h00 – Minas Tênis Clube x Clube Náutico Capibaribe (PE)
15h00 – Blumenau (SC) x UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
17h30 – Unitri/Praia Clube (MG)x Tittas/SEST/SENAT (PR)
19h30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) x Basquete Cearense (CE)