#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Maior finalista

19-05-2015 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Classificado para sua quinta decisão de NBB, a terceira de forma consecutiva, Flamengo supera Brasília e se torna o maior finalista da história da competição

Comemoração Marcelinho Machado e Olivinha, do Flamengo

Com varrida sobre o Limeira na semifinal dos playoffs do NBB 7, o Flamengo disputará a quinta Final do NBB de sua história (Luiz Pires/LNB)

Dono de três troféus do NBB, o Flamengo entrará em quadra na próxima semana para disputar a quinta decisão do campeonato nacional de sua história e assim se tornar a equipe com o maior número de participações em Finais em toda a história da principal competição do país.

Antes empatado com o UniCEUB/BRB/Brasília em números de decisões do NBB, com quatro Finais cada um, o clube da Gávea agora se isola como o maior finalista da história do campeonato, com cinco decisões em sete edições disputadas.

Além de ultrapassar a equipe candanga em números de participações em Finais do NBB, o Flamengo também terá a oportunidade, em caso de mais título, de superar o também tricampeão Brasília em número de títulos e se tornar o único tetracampeão do campeonato nacional.

“Nosso time trabalha com propósitos. Desde o inicio nosso planejamento era chegar na Final do campeonato, então sabemos que conseguimos cumprir uma parte do plano e estamos aliviados por isso, porém precisamos de mais duas vitórias para conseguir o título. Esse grupo não se acomoda em conquistar uma parte do acontecido e vamos buscar o título do NBB 7”, declarou o técnico José Neto, do Flamengo.

Equipe do Flamengo

Essa será a terceira Final de NBB do Flamengo nas últimas três temporadas (Luiz Pires/LNB)

Depois de dominar completamente as duas últimas fases de classificações do NBB, a equipe comandada pelo técnico José Neto não conseguiu repetir a grande campanha dos anos anteriores, porém, mesmo assim, fechou a primeira fase da atual edição com a terceira melhor campanha, com 23 vitórias em 30 partidas disputadas.

Após descansar nas oitavas, o Flamengo teve como adversário nas quartas de final o velho conhecido São José/Unimed, duelo que aconteceu pela quarta vez na história dos playoffs do NBB. Muito disputada, a série só teve seu desfecho na quinta e decisiva partida. Melhor para o time carioca, que fez valer o mando de quadra, bateu a equipe joseense por 3 a 2 e se classificou para a semifinal.

Na fase seguinte, a equipe carioca enfrentou a Winner/Limeira, dono da segunda melhor campanha da fase de classificação. Com duas vitórias fora de casa logo nos dois primeiros duelos, o clube rubro-negro só precisou vencer o Jogo 3 ao lado de seu torcedor para fechar a série com a varrida (3 a 0) e garantir presença na grande Final do NBB 7.

Esta será a terceira decisão de forma consecutiva da equipe rubro-negra, que levantou o troféu de campeão do NBB nas duas edições, ao bater o Unitri/Pilhas Energizer no NBB 5, e o Paulistano/Unimed no NBB 6. Mesmo com o grande feito de chegar nas últimas três decisões, o recorde de mais disputadas seguidas de finalíssimas do NBB continua com o Brasília, que participou das quatro primeiras finais da história do campeonato nacional.

O segundo participante da Final da temporada 2014/2015 do NBB será conhecido nesta quarta-feira (20/05), às 19h30, quando Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor disputam no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), a quinta partida da série semifinal, que será transmitida ao vivo no SporTV.

“A gente está muito feliz com a classificação para a Final por ser o maior finalista do NBB, mas ainda não satisfeitos. Só estaremos no topo de vencermos a decisão do NBB 7 e a gente quer o título”, comentou o experiente ala Marcelinho Machado, que disputará a quarta Final de NBB da sua carreira.

Comemoração do Flamengo com a torcida

Em caso de conquista do NBB 7, o Flamengo se tornará o maior campeão da história do NBB, com quatro títulos (Luiz Pires/LNB)