#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais do que especial

22-01-2015 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

No primeiro retorno do ‘maestro’ Valtinho ao Triângulo Mineiro, Uberlândia recebe São José, nesta sexta-feira, visando acabar com largo jejum de vitórias no NBB 7

Ídolo, "maestro" Valtinho voltará ao UTC pela primeira vez desde que deixou o Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

Ídolo da cidade , “maestro” Valtinho voltará a Uberlândia pela primeira vez desde que se transferiu para São José (Raphael Oliveira/EAZ)

Não será um jogo qualquer principalmente para o experiente armador Valtinho, que hoje defende as cores do São José/Unimed. Maior ídolo da história do basquete de Uberlândia, o ‘maestro’, como era carinhosamente chamado pela torcida local, retonará ao Triângulo Mineiro pela primeira vez para enfrentar o Unitri/Pilhas Energizer, clube no qual defendeu por dez anos de sua carreira no total, incluindo as quatro últimas temporadas do NBB.

O esperado reencontro, que promete ser recheado de fortes emoções, é válido pela 17ª rodada da temporada 2014/2015 do maior campeonato do país e está marcado para esta sexta-feira (23/01), no Ginásio Homero Santos (UTC), na cidade de Uberlândia (MG), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

+Clique aqui e confira as curiosidades das partidas desta sexta-feira pelo NBB 7

“Será um jogo diferente dos outros jogos. É a primeira vez que volto a Uberlândia, uma cidade em que as coisas deram muito certo para mim. Dez anos é muito tempo, muito tempo mesmo. Aconteceram muitas coisas boas, foi muito bom o tempo que fiquei aqui (Uberlândia). Vai ser muito legal jogar, rever a torcida que sempre torceu por mim. Vamos esperar para ver como vai ser na hora. Vou tentar ficar tranquilo, fazer um bom jogo para conseguir a vitória para o São José”, comentou Valtinho, que diz estar sossegado quanto à reação dos torcedores.

“Torcida é torcida, sou muito tranquilo quanto a isso. Eles tem que fazer o papel deles ali. No começo eu até acho que eles vão bater palma para mim, mas vai chegar uma hora do jogo em que eles vão torcer para o Uberlândia. Isso faz parte, é normal e estou bem tranquilo”, declarou o armador de 38 anos, que com a camisa uberlandense conquistou nove  títulos do Campeonato Mineiro, um nacional em 2004, um sul-americano em 2005 e o vice-campeonato do NBB 5.

Renan, do Uberlândia, e Coimbra, do Franca

Uberlândia, do pivô Renan, não sabe o que é vencer há nove partidas e está em busca da recuperação no NBB 7 (João Pires/LNB)

Mas nem tudo é festa pelos lados de Uberlândia. Vindo de nove derrotas consecutivas, o esquadrão do Triângulo Mineiro não só saiu do grupo dos 12 primeiros colocados que avançam às Finais do NBB como também começou a se aproximar da área de rebaixamento (16º lugar), além de ter provocado a demissão do técnico espanhol Arturo Alvarez do comando da equipe.

Agora, o time da cidade de Uberlândia substituiu o ex-treinador outro estrangeiro, o argentino Carlos Romano, que dirigiu o rival Minas na última edição do NBB. O “hermano” tem nas mãos a dura missão de tirar o clube vice-campeão do NBB 5 da 14ª e antepenúltima colocação, com quatro triunfos em 16 jogos (25% de aproveitamento) duas posições à frente da degola, onde se encontra a Liga Sorocabana.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Temos que continuar seguindo nossa linha de trabalho para voltar a vencer. Estamos de treinador novo, com uma nova filosofia de trabalho que deu muito certo durante boa parte do nosso último jogo contra o Mogi, mas ainda estamos nos adaptando. O São José tem jogadores como Valtinho, Caio Torres, caras de definição e que precisam ser parados. Temos que colocar nosso ritmo desde o início para dar o bote no final”, disse o ala/pivô Gruber, do Uberlândia.

O São José, por outro lado, vive situação diferente na tabela de classificação, mas também vive um pequeno jejum de vitórias no NBB, com derrotas para Paschoalotto/Bauru, em casa, e Minas Tênis Clube, jogando em Belo Horizonte (MG). Com os reveses, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon deixou de beirar o G-4 e caiu para a sétima colocação, agora com campanha de nove êxitos em 16 partidas (56,3% de aproveitamento).

São José, de Valtinho, se garantiu na 2ª fase da Liga das Américas 2015 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

São José, de Valtinho, se garantiu na 2ª fase da Liga das Américas 2015 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Na última semana, o São José conseguiu classificação para a segunda fase da Liga das Américas 2015. Jogando diante de sua torcida, no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, a equipe do Vale do Paraíba venceu dois dos três confrontos que disputou e garantiu vaga para a etapa semifinal do torneio continental ao ficar com a vice-liderança do Grupo A, atrás apenas do Peñarol de Mar del Plata (ARG). De volta ao NBB, foi derrotado pelo Minas na última quarta-feira, fora de casa, por 91 a 76.

+Veja mais: São José consegue classificação para próxima fase da Liga das Américas

“Estávamos com um ritmo de jogo muito forte na agora Liga das Américas, fizemos ótimos jogos, com todo mundo bem tanto coletiva como individualmente. Não conseguimos fazer isso contra o Minas e agora é hora de voltar pra esse ritmo para não cairmos ainda mais na classificação. No NBB é assim, quando você perde dois, três jogos, você cai muito na tabela. Queremos fazer um jogo bem forte para continuarmos lá em cima”, finalizou o ‘maestro’ Valtinho.