#JOGAJUNTO

Mais basquete

Mais do que merecido

20-01-2017 | 06:35
Por Liga Nacional de Basquete

Mão Santa Oscar Schmidt participará de Jogo das Celebridades do All-Star Game da NBA e fará sua “estreia” na liga norte-americana 33 anos após ser draftado

Hall of Fame Basketball

Em 2013, Oscar teve seu nome eternizado no Hall of Fame Basketball e agora receberá homenagem da NBA (Divulgação)

Um dos maiores atletas da história do basquete mundial, Oscar Schmidt participará do Jogo das Celebridades da NBA neste ano. A partida, que envolve personalidades, músicos, artistas e ex-jogadores, faz parte da programação do All-Star Game (Jogo das Estrelas) da NBA, que em 2017 será realizado em New Orleans entre os dias 17 e 19 de fevereiro.

A ação, promovida por dois parceiros da NBA, marcará a “estreia” de Oscar na liga norte-americana. O brasileiro foi escolhido pelo New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets) no sexto round do NBA Draft de 1984, mas não chegou a atuar na liga por não poder jogar simultaneamente pela Seleção Brasileira, conforme regulamento da época.

Com um total 49.737 pontos na carreira, recorde no basquete mundial, Oscar se tornou integrante do Hall da Fama do Basquete em 2013, recebendo o troféu das mãos do seu ídolo, Larry Bird. Outro feito expressivo do eterno camisa 14 é ostentar o posto de maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos, com 1.094 pontos em cinco edições disputadas.

Pela Seleção Brasileira, Oscar atuou por mais de 19 anos e é o segundo atleta que mais vestiu a camisa verde-amarela na história. Uma das principais conquistas do “Mão Santa” pelo selecionado nacional foi a histórica medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianapolis em 1987, com vitória sobre o anfitrião Estados Unidos na grande decisão.

Curiosamente, o ex-jogador, que completa 59 anos no dia 16 (véspera do Jogo das Celebridades), fará sua “estreia” na NBA 14 anos após anunciar sua aposentadoria (2003), entrando em quadra no fim de semana do NBA All-Star Game 2017, evento que reúne alguns dos mais talentosos e idolatrados jogadores da história da liga numa grande celebração global do esporte.

Nos últimos dias, Oscar postou um vídeo em sua página oficial no Facebook treinando para um “grande desafio que viria pela frente” e agitou a comunidade do basquete. Nesta sexta foi oficializada sua participação no Jogo das Celebridades da NBA. Confira o vídeo abaixo, com uma bela sequência de arremessos certeiros do “Mão Santa”: