#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Mais experiente e mais forte

08-02-2015 | 01:26
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua 2ª participação na Liga Ouro, Campo Mourão monta elenco experiente na busca do título da divisão de acesso e pela vaga na próxima edição do NBB

Faltam pouco menos de três semanas para o início da segunda edição da Liga Ouro, campeonato que dá ao campeão uma vaga para a disputa do NBB. Com pouco tempo para o início do campeonato, as equipes participantes seguem reforçando seus plantéis em busca do título e consequentemente da vaga para a disputa da próxima temporada do NBB.

+ Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga Ouro 2015

Dono de campanha de seis vitórias em 12 jogos na fase de classificação da edição 2014 da Liga Ouro, o Campo Mourão enfrentou o Rio Claro Basquete na fase semifinal, porém foi eliminado da disputa do torneio após ser derrotado nas três primeiras partidas. Para a segunda edição da divisão de acesso do NBB, Campo Mourão foi ao mercado e montou elenco que mescla experiência, talento e juventude.

“A minha expectativa é fazer um bom trabalho dentre de quadra, para envolver cada vez mais nosso torcedor, que está conosco desde o começo do nosso projeto. Tivemos a melhor média de público da primeira edição da Liga Ouro e outro bom trabalho vai deixar cada vez mais empolgada a nossa torcida e conquistar a vaga para o próximo NBB também será essencial para ter cada vez mais torcedores ao nosso lado, o que é muito importante para o nosso projeto”, comentou o técnico paranaense Emerson de Souza.

Campo Mourão fechou sua participação na primeira edição da Liga Ouro na fase semifinal (Luiz Pires/LNB)

Campo Mourão fechou sua participação na primeira edição da Liga Ouro na fase semifinal (Luiz Pires/LNB)

Campeão da Liga Ouro 2014 vestindo a camisa do Rio Claro, o experiente ala Luisinho, de 36 anos, foi o primeiro reforço da equipe do Estado do Paraná. Com experiência de quatro temporadas no NBB, vestindo a camisa do Araraquara, e sendo um dos grandes destaques da campanha vitoriosa do Rio Claro na última temporada, com média de 13,5 pontos por jogo, o ala chega ao elenco de Campo Mourão para ser um dos líderes dentro de quadra.

“O Luisinho é um jogador muito experiente e muito profissional. Esse profissionalismo ele acaba contagiando todo o grupo e é isso que nos queremos. Para o nosso projeto da disputa da segunda edição da Liga Ouro, ter no elenco um jogador que já conquistou o campeonato só acrescentará ao nosso elenco”, analisou Emerson.

Campeão da Liga Ouro 2014 com o Rio Claro, o ala Luisinho disputará novamente a divisão de acesso ao NBB, desta vez, com a camisa do Campo Mourão (Luis Pires/LNB)

Campeão da Liga Ouro 2014 com o Rio Claro, o ala Luisinho disputará novamente a divisão de acesso ao NBB, desta vez, com a camisa do Campo Mourão (Luis Pires/LNB)

Quem também chega à equipe mourãoense é o ala Guilherme Schneider, grande contratação do time para a Liga Ouro 2015. Com cinco edições do NBB no currículo, o ala disputou as duas últimas temporadas do maior campeonato de basquete do país com a camisa da Liga Sorocabana, onde conquistou as melhores médias ofensivas de sua carreira.

Atuando pela equipe do interior do Estado de São Paulo na temporada passada, Schneider protagonizou um lance que jamais sairá da cabeça dos torcedores sorocabanas, quando acertou o arremesso, na última rodada do NBB 6,  que garantiu a vitória e a permanência da Liga Sorocabana no NBB.

“Temos o orgulho de poder contar com Schneider. Posso falar que ele ajudou a construir o projeto do Campo Mourão Basquete. Ele já passou diversas vezes aqui, e nesse momento em que montamos uma equipe forte para brigar por uma vaga no NBB 8, é muito importante ter no time e na quadra um ídolo”, declarou o técnico mourãoense.

Essa será a quarta passagem de Schneider no Campo Mourão. O jogador de 28 anos foi campeão do campeonato estadual e dos Jogos Abertos do Paraná, com a camisa mourãoense. Também foi enquanto atuava no Paraná, que Schneider foi convocado para a Seleção Brasileira Universitária.

Hoje no Campo Mourão, Schneider disputou as duas últimas edições do NBB na Liga Sorocabana e foi destaque (Allan Conti/Divulgação)

Hoje no Campo Mourão, Schneider disputou as duas últimas edições do NBB na Liga Sorocabana e foi destaque (Allan Conti/Divulgação)

Em sequência, os alas/pivôs Wanderson e Romário também foram anunciados. O primeiro também é experiente, 33 anos, e disputou cinco edições do NBB, vestindo as camisas do São José/Unimed (NBB 2 e NBB 3), Franca Basquete (NBB 4), Tijuca (NBB 5) e Minas Tênis Clube (NBB 6).

Já Romário, apesar de ser mais novo, também possui muita experiência. Além de ser formado nas categorias de base do Minas e disputar duas temporadas do NBB, com a camisa do Franca e Macaé, o ala/pivô atuou por quatro anos no basquete universitário dos Estados Unidos e também defendeu a Seleção Brasileira na Copa América Sub-18 em 2006 e no Mundial Sub-19 em 2007.

Um dos destaques da LDB 2014, Ivan Falco disputará a Liga Ouro 2015 em Campo Mourão (Tárlis Schneider/LNB)

Um dos destaques da LDB 2014, Ivan Falco disputará a Liga Ouro 2015 em Campo Mourão (Tárlis Schneider/LNB)

Destaque da LDB 2012 com a camisa do Londrina e também protagonista do Circulo Militar/Basquete Coritiba nas edições 2013 e 2014 do maior campeonato de base do Brasil, o armador argentino Ivan Falco, de 22 anos, também disputara a Liga Ouro com a camisa do Campo Mourão.

Mesmo jovem, as atuações do armador na LDB chamaram a atenção de todos, já que Ivan Falco mostrou diversas vezes ser um armador muito rápido, forte na defesa e de grande visão e conhecimento de basquete. Essa será a segunda passagem de Ivan no Campo Mourão, já que o jovem jogador atuou no clube paranaense no ano de 2008.

“Eu trouxe o Ivan para Campo Mourão quando ele tinha apenas 16 anos, e mesmo com essa idade, ele foi titular da nossa equipe adulta que se tornou campeã do campeonato paranaense. Sei do potencial que ele tem, e sei que ele pode nos ajudar muito com suas características durante a nossa campanha na Liga Ouro”, disse o comandante do Campo Mourão.

Dando mais força a seu garrafão, a diretoria mourãoense tratou de renovar o contrato do pivô Marcos Egídio, que teve médias de 4,6 pontos e 2,7 rebotes na última edição da Liga Ouro e com o ala/pivô cubano Amiel, que disputou a Liga Ouro 2014 com a camisa do Sport, mas acertou seu contrato com Campo Mourão no começo da temporada 2014/2015 para disputar o campeonato estadual paranaense, onde foi campeão e se sagrou o melhor jogador do torneio.

Ainda no assunto dos reforços de jogadores de garrafão, Campo Mourão também contratou o pivô Fernandão, que atuou e foi vice-campeão da divisão de acesso do campeonato paulista 2014 com a camisa do Osasco.

Os últimos reforços do Campo Mourão para a disputa da edição 2015 da Liga Ouro foi a contratação do jovem armador Felipe, que atuou com a camisa do Caxias (RS) e também do Assis (SP) e a renovação do contrato do pivô Gedson, que parte para seu segundo ano defendendo a camisa mourãoense.

Além do Campo Mourão, a Liga Ouro 2015 terá a participação de mais outros três times: Sport Clube do Recife (RE), que também participou da última edição da divisão de acesso ao NBB e dois times novatos na competição, Caxias Basquete (RS) e CEUB (DF).