#JOGAJUNTO

Mais basquete

Mandantes 100%

08-08-2014 | 10:22
Por Liga Nacional de Basquete

Em todas as partidas da primeira rodada do Campeonato Paulista 2014, equipes que jogaram em casa levaram a melhor; confira os resultados

A primeira rodada do Campeonato Paulista 2014 foi completamente dominada pelas equipes que jogaram em casa. Em todas as partidas realizadas nesta quinta-feira, o times que jogaram ao lado de suas torcidas levaram a melhor e competição estadual foi aberta com vitória 100% de aproveitamento para os mandantes.

Com 12 times participantes, sendo dez delas integrantes do quadro de equipes do NBB, o Paulista deste ano conta com dois grupos. Os times se enfrentam entre si dentro das chaves em turno e returno durante a fase de classificação, que terá duração até o dia 06/09, e os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

Na estreia do argentino Gianella, o Palmeiras venceu o atual campeão Bauru (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

Na estreia do argentino Gianella, o Palmeiras venceu o atual campeão Bauru (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)

Pelo Grupo A, o Palmeiras/Meltex abriu sua campanha no estadual com um importante triunfo. No Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, o time alviverde contou com boas atuações de Douglas Nunes, Neto e Fabrício, que marcaram 16, 15 e 14 pontos, respectivamente, e levou a melhor sobre o atual campeão Paschoalotto/Bauru, por 74 a 69.

Sem poder contar com os serviços de Larry Taylor, Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, que estão com a Seleção Brasileira, e Murilo, que se recupera de uma lesão, o esquadrão do interior paulista teve no estreante ala/pivô Jefferson William, autor de 21 pontos, sua principal figura na partida.

“Todo começo de campeonato é mais complicado e sabemos que é normal ter atuações mais oscilantes. Não fizemos uma partida boa e perdemos para um time competitivo. Com o tempo iremos acertar a equipe e reverter esses resultados ruins”, disse o técnico bauruense Guerrinha.

Em outra partida da chave A, o Winner/Kabum/Limeira levou a melhor sobre o Lins Basquete/Sabapa, pelo placar de 74 a 54, no Ginásio Vô Lucato. De volta à equipe depois de atuar cinco temporadas consecutivas pelo UniCEUB/BRB/Brasília, o experiente armador Nezinho mostrou muita categoria em sua reestreia pelo time limeirense e foi o grande destaque do duelo ao somar 20 pontos, 11 assistências e nove rebotes e por pouco não registrar um triplo-duplo.

Outra novidade do esquadrão dirigido pelo técnico Dedé Barbosa, o ala/pivô Rafael Mineiro, ex-Pinheiros/SKY, também teve bom desempenho e registrou 18 tentos. Por sua vez, o esquadrão linense, representado por jogadores do Basquete Cearense, teve como principais pontuadores o armador Davi e o ala Fernando Fischer, ambos com 14 pontos.

Lucas teve grande participação no triunfo francano (Newton Nogueira/Divulgação)

Lucas teve grande participação no triunfo francano (Newton Nogueira/Divulgação)

Enquanto isso, no Ginásio do “Pedrocão”, o Vivo/Franca também inaugurou as disputas do Grupo A com vitória, ao superar o Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 83 a 73. Para triunfar, a equipe dirigida pelo técnico Lula Ferreira contou com grandes desempenhos dos garotos Léo Meindl, responsável por 22 pontos, e Lucas Mariano, que marcou 18 pontos e ainda assegurou seis rebotes. Pelo lado mogiano, o ala norte-americano Shamell teve uma boa estreia e foi o maior pontuador da equipe, também com 22 tentos.

No outro grupo, o Rio Claro Basquete não se importou em enfrentar o atual vice-campeão do NBB e venceu. No Ginásio “Felipão”, os donos do título da primeira edição da Liga Ouro derrotaram o Paulistano/Unimed, pelo placar de 75 a 71, com destaque para o ala/armador Luisinho e o armador norte-americano Brandon Brown, que anotaram 19 e 18 pontos, respectivamente. Pela equipe visitante, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala Pedro, autor de 19 pontos.

Em outro confronto entre interior e capital válido pela chave B, a Liga Sorocabana passou pelo Pinheiros/SKY, por 79 a 69. Atuando em casa, no Ginásio Gualberto Moreira, o time sorocabano teve sua pontuação bem distribuída e quatro atletas atingiram dígitos duplos no fundamento. O cestinha foi o jovem armador Thiaguinho, com 17 pontos, seguido pelos alas Schneider e Tarvin Gaines, ambos com 15 pontos, e pelo pivô Guilherme Hubner, que marcou outros 14 tentos. Mesmo com a derrota, o ala pinheirense Ted Simões foi o cestinha do jogo, com 20 pontos.

“O time entrou muito bem em quadra, com os jogadores determinados, buscando a vitória com muita luta e cientes de que neste formato de campeonato, as vitórias em casa são muito importantes. Vamos seguir trabalhando para manter a evolução e brigar por novas vitórias nas rodadas seguintes”, comentou o técnico sorocabano Rinaldo Rodrigues.

Thiaguinho foi o maior pontuador da Liga Sorocabana na vitória sobre o Pinheiros (Murilo Amadei/LSB)

Thiaguinho foi o maior pontuador da Liga Sorocabana na vitória sobre o Pinheiros (Murilo Amadei/LSB)

Por fim, na outra partida do Grupo B, o São José/Unimed superou o Internacional/Fupes/Santos, por 66 a 63. Com 23 pontos, o ala Dedé foi o grande destaque do duelo realizado no Ginásio Lineu de Moura. Apesar de ter sido discreto na pontuação, o armador Valtinho distribuiu dez assistências e teve uma boa estreia pela agremiação do Vale do Paraíba. Do outro lado, o norte-americano Rashaun foi o cestinha, com 20 pontos.

Confira todos os resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

07/08 (quinta-feira)
Palmeiras/Meltex 74 x 69 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
Winner/Kabum/Limeira 74 x 54 Lins Basquete/Sabapa (Grupo A)
Vivo/Franca 83 x 73 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Rio Claro Basquete 75 x 71 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Liga Sorocabana 79 x 69 Pinheiros/SKY (Grupo B)
São José/Unimed 66 x 63 Internacional/Fupes (Grupo B)

09/08 (sábado)
18h – Ginásio Palestra Itália (São Paulo) – Palmeiras/Meltex x Winner/Kabum/Limeira (Grupo A)
18h – Ginásio Mun. João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete/Sabapa x Vivo/Franca (Grupo A)
18h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos) – São José/Unimed x Paulistano/Unimed (Grupo B)
19h – Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi das Cruzes/Helbor x Pashoalotto/Bauru (Grupo A)

10/08 (domingo)
18h – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x Rio Claro Basquete (Grupo B)

12/08 (terça-feira)
20h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Liga Sorocabana (Grupo B)