#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experientee decisivo

17-05-2019 | 05:06
Por Felipe Gomes

Pela quinta vez nas Finais, Marquinhos mostra confiança em “núcleo campeão” do Flamengo: "conhecem o caminho das pedras"

Quando o assunto é NBB CAIXA, poucos atletas possuem um currículo tão vitorioso como o do ala Marquinhos. Tetracampeão com o Flamengo, o jogador estará presente pela quinta vez nas Finais da competição e poderá igualar a marca dos dois maiores campeões da história: Marcelinho Machado e Gegê (5 títulos cada).

Para isso acontecer, o rubro-negro terá que superar o poderoso Sesi Franca Basquete, que fez a melhor campanha na fase de classificação e ainda não perdeu nenhuma partida nos playoffs. A experiência em Finais será um grande diferencial nessa decisão, como disse Marquinhos.

“A experiência em Finais ajuda e muito. Cada final tem uma história diferente e, com certeza, teremos que fazer algo especial nessa também para conseguir o título. Conhecemos bem a equipe de Franca, já começamos a estudar melhor como atacar e defender. Temos que estar bem coesos e concentrados como equipe para conseguirmos as vitórias”, disse Marquinhos.

+Confira os currículos dos finalistas do NBB CAIXA

O caminho até as Finais não foi fácil. Nas semifinais, o rubro-negro carioca teve a chance de fechar a série contra o Botafogo em três jogos, mas foi surpreendido em casa no Jogo 3 e precisou suar para encerrar o confronto como visitante (3 a 1).

“Foi uma série bem difícil. O Botafogo era um rival que ainda não tinha nos vencido na temporada. Eles fizeram um Jogo 3 brilhante e colocaram um pouco de pressão em nós para o Jogo 4. Era hora de entrar mais focado, melhorar a defesa, melhorar o rebote e foi o que aconteceu”, disse o ala do Flamengo.

Com boas atuações durante a série, Marquinhos chamou a responsabilidade e foi decisivo no Jogo 4, em que contribuiu com 23 pontos, sendo 14 deles no último período, além de quatro rebotes, cinco assistências, cinco roubos de bola e 29 de eficiência.

“Eu estava muito confiante no último quarto. O time me colocou para jogar também e consegui fazer boas movimentações. Acabei tendo um bom aproveitamento e felizmente ajudei o Flamengo a sair vitorioso de quadra”, completou Marquinhos, que teve médias de 17,7 pontos, 5,0 assistências e 16,5 de eficiência na série contra o Botafogo.

+Estatísticas completas da carreira de Marquinhos no NBB CAIXA

Além da classificação para as Finais, Marquinhos atingiu outra marca importante: ultrapassou Marcelinho Machado (1.417 pontos) no ranking dos cestinhas da história dos playoffs e assumiu a terceira colocação (1.464 pontos).

+Os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs

Presente em dez das 11 edições do campeonato, o jogador se mostrou bem contente com mais uma marca histórica em sua carreira.

“Fico muito feliz com essa marca, porque essa é a 11ª edição do NBB e eu não joguei apenas uma temporada. Estar entre os melhores e colocar meu nome na história do campeonato é algo muito legal”, finalizou.

Núcleo campeão pode ser um diferencial

Um trunfo do Flamengo para essa grande decisão contra o Franca é o núcleo campeão da equipe. No total, o rubro-negro conta com seis jogadores em seu elenco que já foram campeões do NBB CAIXA, além do treinador Gustavo De Conti.

Quem mais venceu, ao lado de Marquinhos, foi o ala/pivô Olivinha. A atual dupla de capitães do Flamengo conquistou quatro títulos consecutivos (2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016).

Marquinhos e Olivinha comemorando seu primeiro título do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo, na temporada 2012/2013 (João Pires/LNB)

Além deles, três atletas foram campeões da última edição do NBB CAIXA com o Paulistano/Corpore e agora buscarão o bicampeonato da competição: o ala/armador Deryk Ramos, o ala Jhonatan e o ala/pivô David Nesbitt, além do treinador Gustavo De Conti, que era o comandante da equipe paulista.

+Colecionando feitos: Gustavo De Conti alcança 4ª final de NBB CAIXA como treinador

Para fechar a lista dos campeões, entra o pivô Rafael Mineiro, que esteve presente na última conquista do Flamengo no NBB CAIXA, na temporada 2015/2016.

“Esse núcleo campeão pode fazer a diferença sim. Alguns jogadores já conhecem o ‘caminho das pedras’, sabem o que fazer no momento certo. Espero que eles e os outros jogadores também nos ajudem para conseguirmos as vitórias para conquistarmos mais um título”, afirmou Marquinhos.

Expectativa por uma grande série final

A expectativa para o início das Finais do NBB CAIXA entre Franca e Flamengo é muito alta, por se tratar das duas equipes com melhores campanhas na fase de classificação – algo que não acontecia desde a temporada 2015/2016, com o próprio Flamengo e o Bauru (3 a 2).

O Jogo 1 entre os dois times será neste domingo (19/05), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h45, com transmissão ao vivo da Band, ESPN, Fox Sports e no Facebook do NBB.

Para Marquinhos, a série final tem tudo para ser bem equilibrada e os pequenos detalhes se tornarão ainda mais importantes para o desenrolar das partidas.

“São as duas melhores equipes, os dois melhores elencos. Ambos conquistaram dois títulos na temporada. O Franca conseguiu a melhor campanha, a gente veio logo atrás com uma derrota a mais. Já nos enfrentamos bastante durante a temporada. Os detalhes vão fazer a diferença, poderá ser no Jogo 3, Jogo 4… Independente se a gente jogar em casa ou fora, teremos que estar bem preparados e concentrados em nossos conceitos e objetivos para sairmos vitoriosos”, finalizou o camisa 11 do Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

+Veja as curiosidades das Finais do NBB CAIXA

O calendário das Finais

Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

*Se necessário