#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Melhor impossível

16-01-2016 | 11:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com 14 bolas de 3 pontos, Mogi vence anfitrião Metros (DOM) e garante classificação antecipada à próxima fase da Liga das Américas com a liderança do Grupo A

Mogi é o primeiro classificado para a segunda fase da Liga das Américas 2016 (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Mogi é o primeiro classificado para a segunda fase da Liga das Américas 2016 (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Em sua primeira participação na Liga das Américas, o Mogi das Cruzes/Helbor garantiu classificação antecipada à segunda fase. Na noite deste sábado (16/01), a equipe brasileira venceu o anfitrião Metros de Santiago (DOM), por 77 a 66, e assegurou a liderança do Grupo A com uma rodada de antecedência.

Põe na conta: Com duas vitórias em dois jogos, o Mogi já cravou a primeira posição do Grupo A, mesmo em caso de derrota na rodada final da chave, neste domingo, diante do Leones de Quilpue (CHI). Malvín (URU) e Metros decidem a segunda vaga do grupo em confronto direto também neste domingo.

Pontaria afiada: O grande trunfo para a vitória dos mogianos foi o alto aproveitamento nas bolas de três pontos. Em 35 tentativas, a equipe do Alto do Tietê converteu 14 tiros de longa distância (40% de aproveitamento).

Lucas foi o cestinha do Mogi no duelo deste sábado (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Lucas foi o cestinha do Mogi no duelo deste sábado (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Os caras: Dois jogadores tiveram atuações fundamentais para o triunfo do Mogi. Com quatro acertos da linha de três pontos, o ala/pivô Lucas Mariano foi o cestinha do jogo, com 20 pontos, seguido pelo ala Filipin, autor de 17 pontos e cinco bolas de longa distância.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Mogi e Metros (DOM)

Momento decisivo: Depois de um primeiro tempo bastante equilibrado, Mogi viveu um bom momento no terceiro quarto e abriu boa vantagem no placar. Para isso, a equipe contou com a mão quente de Filipin. O jogador converteu três bolas de três pontos praticamente seguidas e comandou a arrancada dos brasileiros, que abriram dez pontos de frente (54 a 44) após uma sequência de 16 a 4.

100% de aproveitamento: Durante a partida, o Mogi foi 11 vezes à linha dos lances livres e não desperdiçou nenhum dos arremessos.

O primeiro: O Mogi é a primeira equipe classificada à próxima fase da Liga das Américas 2016. Outras três equipes brasileiras disputarão o torneio, Paschoalotto/Bauru (Grupo B), Flamengo (Grupo C) e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (Grupo D).

Confira as datas e os horários* das partidas do Grupo A da Liga das Américas 2016:

Sede: Santiago de Los Caballeros – República Dominicana

– 15/01 (Sexta-feira)
Malvín (URU) 60 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Metros de Santiago (DOM) 70 x 57 Leones de Quilpué (CHI)

– 16/01 (Sábado)
Leones de Quilpué (CHI) 68 x 91 Malvín (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 77 x 66 Metros de Santiago (DOM)

– 17/01 (Domingo)
18h45 – Leones de Quilpué (CHI) x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo no SporTV
21h15 – Metros de Santiago (DOM) x Malvín (URU)

*Horários de Brasília