#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Merecido

21-06-2017 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Vice-campeão com elenco mais jovem da história das Finais, Gustavo De Conti fatura Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da temporada pela 2ª vez

Vice-campeão, Gustavo De Conti levou as filhas Júlia (7 anos) e Bruna (4 anos) para receber seu 2º Troféu Ary Vidal na carreira (João Pires/LNB)

O Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA 2016/2017, oferecido pela SKY, é de Gustavo De Conti. Na noite desta terça-feira, na Festa dos Melhores do Ano, em São Paulo, o atual vice-campeão da competição desbancou Régis Marrelli (Universo/Vitória) e César Guidetti (EC Pinheiros) e teve sua grande temporada pelo Paulistano/Corpore recompensada.

“Para mim, prêmio individual em esporte coletivo é meio esquisito. É uma coração do nosso trabalho, não do meu trabalho. É um trabalho da comissão técnica toda, dos jogadores, porque um sem o outro ninguém ganha nada. É um prêmio de todo o conjunto do Paulistano. Fico feliz porque esse prêmio é de todos nós”, declarou Gustavo De Conti.

Aos 37 anos, Gustavo conquistou o troféu pela segunda vez na carreira. A primeira foi em 2013/2014, quando levou o Paulistano à decisão do NBB CAIXA pela primeira vez na história. Naquela ocasião, acabou derrotado em jogo único, no Rio de Janeiro, por 78 a 73.

“Ganhar o troféu pela segunda vez é motivo de muito orgulho. O NBB tem grandes treinadores, e poder ganhar esse prêmio entre tantos bons treinadores é muito bom. Quando vamos jogar contra uma equipe, sempre estudamos o técnico adversário também. Sempre estudamos mais para estar na frente dos outros treinadores. Então o nível dos técnicos do NBB também faz com que todos elevem seus níveis”, analisou De Conti.

Gustavo De Conti ao lado de sua filha Bruna, de 4 anos (João Pires/LNB)

Uma das coisas que deixou a premiação de Gustavinho ainda mais especial foi que, além de seus assistentes Beto Jayme e Eran Scherzer, suas filhas Júlia (7 anos) e Bruno (4 anos) e a esposa Alessandra subiram no palco para receber o Troféu Ary Vidal junto com ele. Para o treinador, a família

“Isso é o mais importante de tudo. Para mim um troféu individual em um esporte coletivo é meio estranho, mas para elas (Júlia e Bruna) é o papai que ganhou e isso é o mais importante (risos). Minhas filhas estão com o troféu e não querem largar. Isso não tem preço, é mais importante do que qualquer título ou prêmio. Ver que elas estão felizes já me deixa ainda mais feliz”, falou Gustavinho.

Gustavo levou o Paulistano ao vice-campeonato de maneira incrível, tendo nas mãos o time mais jovem da história a chegar às Finais, com média de idade de 21,9 anos. Quinto colocado na fase de classificação, despachou Solar Cearense (oitavas) e Franca Basquete (quartas) no Jogo 5 e chegou à decisão após varrer o Vitória, de Régis Marrelli, nas semifinais por 3 a 0.

Já nas Finais contra o Gocil/Bauru, chegou a colocar uma mão na taça de campeão ao abrir 2 a 0 na série melhor de cinco, mas acabou levando a virada do Dragão, que conquistou o título pela primeira vez na história. Ao todo, De Conti e o Paulistano tiveram desempenho final de 21 vitórias em 32 partidas disputadas neste NBB CAIXA (65,6% de aproveitamento).

Assim como o restante das categorias, Gustavo De Conti foi eleito o Melhor Técnico através de uma votação, que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

Gustavo De Conti foi técnico da Seleção Brasileira no vice-campeonato no Sul-Americano 2016 (João Pires/LNB)

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Gustavo De Conti comanda a equipe adulta do Paulistano desde a temporada 2011/2012. Em 2012, passou a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira, com participações em dois Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016) e uma Copa do Mundo de 2014 como auxiliar de Rubén Magnano. Como técnico principal, comandou o Brasil em dois Sul-Americanos (2011 e 2016), com direito a vice-campeonato no último.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB CAIXA:

2016/2017 – Gustavo De Conti (Paulistano)
2015/2016 – José Neto (Flamengo)
2014/2015 – Dedé Barbosa (Limeira)
2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano)
2012/2013 – Lula Ferreira (Franca)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José)
2010/2011 – Hélio Rubens (Franca)
2009/2010 – Lula Ferreira (Brasília)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)