#JOGAJUNTO

NBB Caixa

choque de G-8

03-12-2018 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Na busca por uma vaga na Copa Super 8, Minas e Botafogo se enfrentam nesta terça-feira, com transmissão ao vivo na ESPN

Com o fim do primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019 próximo, o grande objetivo das equipes é o de ficar no grupo dos oito melhores colocados e, assim, garantir uma vaga na Copa Super 8.

Essa é a situação do Life/Fitness Minas e do Botafogo, sétimo e quinto colocado, respectivamente, que se enfrentarão nesta terça-feira (04/12), na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.

Por se tratarem de dois times com campanhas bem parecidas, a partida se transformará em um confronto direto na briga por um lugar no torneio que dará ao campeão uma vaga para a Liga das Américas de 2020.

+Saiba mais sobre a Copa Super 8

Uma vitória do Minas praticamente garante a equipe na Copa Super 8 (Ignácio Costa/MTC)

Na sétima colocação, com campanha de cinco vitórias e quatro derrotas (55,6% de aproveitamento), o Minas vem de um bom triunfo sobre o Corinthians, por 72 a 69, e buscará outro resultado positivo para ficar próximo de se garantir na Copa Super 8.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Caso vença, o time comandado pelo técnico Flávio Espiga ultrapassará o rival Botafogo na classificação e ficará a uma vitória de se confirmar na competição que terá início no dia 20 de dezembro. Ainda com o triunfo, a equipe minastenista também se classifica com um tropeço de Vasco da Gama e Corinthians nas três partidas restantes de cada uma delas.

Cauê Borges, do Botafogo, foi eleito o Dono da Bola da Semana 7 e vai em busca de classificar o Glorioso para o Super 8 (Vitor Silva/SS Press/Botafogo)

Já o Botafogo, em quinto lugar, com seis triunfos e quatro derrotas (60% de aproveitamento), chega para o duelo desta terça-feira em boa fase, vindo de duas vitórias consecutivas, sobre o São José Basketball, por 84 a 74, e o clássico carioca contra o Vasco, por 97 a 79.

+Conheça a Seleção da Semana #7

Uma vitória em Belo Horizonte (MG) classificará o Glorioso para o Super 8, pois não poderá ser ultrapassado por Vasco e Corinthians, nono e décimo colocado, respectivamente. Caso perca o jogo contra o Minas, o time comandado pelo técnico Léo Figueiró precisará vencer pelo menos um dos dois compromissos – Flamengo e Pinheiros – até o fim do primeiro turno do NBB CAIXA.

Líderes de assistências

A partida marcará o encontro entre os armadores Gegê, do Minas, e Jamaal, do Botafogo, que figuram entre os líderes de assistências da temporada.

O jogador do clube mineiro lidera essa estatística pelo segundo ano seguido, com média de 7,56 assistências por jogo. Já o norte-americano Jamaal aparece na quarta colocação, com 6,00 passes para cesta por partida.

+Líderes de assistências do NBB CAIXA 2018/2019

Gegê, do Minas, e Jamaal, do Botafogo, estão entre os cinco jogadores com mais assistências do NBB CAIXA 2018/2019 (Orlando Bento/MTC)

Além deles, o top5 de assistências também é composto por Vithinho, do Vasco (7,33), Fabian Sahdi, de São José (6,89), e Nezinho, do Brasília (5,78).

Reencontros em BH

O duelo desta terça-feira marcará o reencontro de alguns jogadores que atualmente defendem o Glorioso com a equipe mineira. No total, quatro jogadores do elenco do Botafogo já vestiram o azul e branco do time minastenista: o ala/armador Cauê Borges (2010 a 2012), os pivôs Ansaloni (2012 a 2016) e Murilo Becker (2008 a 2010), além do armador Henrique Coelho (2012 a 2016).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.