#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Minuto mágico!

10-05-2016 | 06:07
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco pontos decisivos no fim, Lucas Mariano tem noite de herói no Ginásio do Tijuca e brilha na grande vitória do Mogi no Jogo 3 contra o Flamengo

Lucas chegou ao Mogi antes desta temporada e viveu seu principal momento pela equipe nesta terça (João Pires/LNB)

Lucas chegou ao Mogi antes desta temporada e viveu seu principal momento pela equipe nesta terça (João Pires/LNB)

Para sair vencedor diante do Flamengo no Jogo 3 da série semifinal do NBB CAIXA 2015/2016, em pleno Ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Mogi das Cruzes/Helbor contou com grandes desempenhos de seus norte-americanos. Tyrone foi o cestinha da equipe, com 22 pontos, e Shamell teve uma atuação completa com 17 pontos, sete rebotes e sete assistências. No entanto, o grande herói do expressivo triunfo mogiano no Rio de Janeiro foi Lucas Mariano.

Durante 39 minutos, o jovem ala/pivô passou despercebido e somou apenas seis pontos. No último quarto, inclusive, não alcançou duas vezes a bola após ser acionado no garrafão. Mas foi no minuto final que o camisa 28 mogiano roubou a cena. Restando pouco mais de 50 segundos para o fim, Lucas converteu uma bola de três pontos que colocou a vantagem do Mogi no placar em quatro pontos (80 a 76).

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 3 da série entre Flamengo e Mogi

No ataque seguinte, após o Flamengo anotar apenas um ponto em sua posse, Lucas voltou a brilhar. Depois de belo passe de Shamell, o jogador converteu cesta seguida de falta no garrafão, em jogada que praticamente selou a vitória mogiana (82 a 77), mesmo com o desperdício do lance livre de bonificação.

“Eu sinto a pressão, sim. Mas tem que estar acostumado com isso. Já sabemos que vai ser pressão o jogo inteiro até o fim. Eu mantiver a cabeça no lugar e acertei aquele arremesso de três pontos na hora certa para ajudar o time”, disse o herói Lucas Mariano.

É uma felicidade grande conquistar essa vitória que foi difícil, ainda mais sendo na casa do adversário, que é o atual campeão do NBB. Nós lutamos até o fim, soubemos manter o jogo equilibrado e conseguimos sair com a vitória”, completou o jogador que totalizou 11 pontos na partida, sendo sete deles no último quarto.

Com o “minuto mágico” vivido por Lucas, Mogi fechou a partida com seis pontos de frente (83 a 77) e agora está a uma vitória de garantir a inédita vaga na decisão do NBB CAIXA. Com 2 a 1 de frente na série, a equipe paulista atuará ao lado de sua torcida no Jogo 4, no próximo sábado (14/05), às 14h10 (de Brasília), em mais uma transmissão simultânea na RedeTV! e no SporTV.

+ Sangue frio: Mogi “repete” feito das quartas e volta a conquistar grande vitória como visitante

“Temos uma oportunidade muito grande de sair com a vitória e fechar a série. Mas sabemos que está só 2 a 1 e que não ganhamos nada ainda. Acho que da mesma forma que ganhamos no Rio, eles vão com a mentalidade de empatar a série lá em Mogi. O ginásio vai estar lotado, teremos tudo a nosso favor, mas temos que ter calma. Temos que mostrar dentro de quadra que entramos para ganhar, fechar a série e ir para a final”, analisou Lucas.

Mogi, do ala/pivô Lucas Mariano, mostrou tranquilidade diante de "caldeirão rubro-negro" e venceu Jogo 3 da série semifinal (Gilvan de Souza/Flamengo)

Frieza e brilho: Lucas Mariano foi decisivo demais para o importante triunfo do Mogi no Jogo 3 (Gilvan de Souza/Flamengo)

Uma das grandes revelações do basquete brasileiro nos últimos anos, Lucas chegou ao Mogi antes do início desta temporada vindo do Franca Basquete, equipe pela qual foi revelado e disputou seis edições do NBB CAIXA. Aos 22 anos, o atleta de 2,07m de altura acumula convocações para seleções brasileiras de base e já representou o país em duas edições da Universíade (2013 e 2015).

Ao longo de sua trajetória no NBB CAIXA, Lucas passou a figurar no quinteto titiular do Franca na temporada 2012/2013, mesmo com apenas 19 anos. Depois disso se firmou como uma das principais estrelas da equipe e viveu grandes momentos nas edições 2013/2014 e 2014/2015. Agora, com a camisa do Mogi, o jogador soma média de 8,8 pontos e 4,2 rebotes por partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.