#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mirando o topo

18-01-2017 | 02:55
Por Liga Nacional de Basquete

Motivados por vitórias consecutivas, Vasco e Brasília duelam nesta quinta, com transmissão do #NBBnaWeb, querendo subir na tabela de classificação do NBB CAIXA

Não será a abertura oficial, porém o segundo turno se iniciará nesta quinta-feira (19/01) para Vasco da Gama e UniCEUB/BRBCARD/Brasília, que se enfrentam desta vez no Rio de Janeiro (RJ), às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook. Vivendo bom início de ano, o cruzmaltino busca se aproximar do G-4, enquanto a equipe candanga luta para se manter na cola do líder Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

No primeiro turno, os dois times se enfrentaram pela segunda rodada e os vascaínos não acharam os rivais candangos dentro de quadra. Superior desde os primeiros minutos, o Brasília derrotou o Vasco, por 95 a 72, com direito a grandes atuações de Deryk (29 pontos) e Lucas Mariano (19 pontos e 13 rebotes).

Lucas Mariano, do Brasília

No primeiro turno os dois times se enfrentaram e com grandes atuações de Lucas Mariano e Deryk, o Brasília bateu o Vasco na capital federal (Brito Junior/UniCEUB)

Vivendo um momento de transição, desde a chegada do novo técnico Dedé Barbosa, o Vasco vem motivado para o confronto desta quinta. Na última segunda-feira (16/01), o cruzmaltino emplacou sua terceira vitória em quatro partidas sob o comando do novo treinador, segundo triunfo consecutivo na temporada, diante do Macaé Basquete, por 69 a 58.

“Foi uma boa vitória, nós conseguimos segurar bem na defesa. Levar 58 pontos é bom, se traçarmos isto como meta, temos chances de sair com vitória sempre que tivermos esta postura na defesa, mesmo não fazendo um bom jogo. Estamos absorvendo a forma de atuar do Dedé e precisamos fazer isto o mais rápido possível. O caminho é este. Não temos uma pré-temporada para acertar tudo. Dentro do possível, o time está assimilando bem. Estamos determinados em conseguir esta linha de crescimento que tanto buscamos”, afirmou Hélio, armador do Vasco, em entrevista ao site do clube.

Se o momento é bom para o Vasco, para o Brasília não é nem um pouco diferente. Invicto em 2017 e nas últimas quatro partidas, os candangos vêm de vitória sobre o líder e arquirrival vascaíno, Flamengo. No sábado (14/01), os comandados de Bruno Savignani receberam o rubro-negro carioca no Ginásio Nilson Nelson e fizeram uma atuação impecável, com triunfo por 95 a 83.

“A equipe está focada, bem preparada para fazer um bom jogo e tentar manter o grande nível de concentração que tivemos contra o Flamengo. Claro que trabalhamos para buscar a vitória em cada jogo e fico feliz quando elas acontecem. É isso que nos coloca no alto da tabela. É importante estar com a moral em alta, pois o fator mental também é importante. Mas na hora do jogo contra o Vasco os jogos passados não dizem nada”, comentou Bruno Savignani, técnico do Brasília.

Com isso, o Brasília chegou a 11 vitórias em 14 partidas na temporada e manteve sua perseguição ao líder rubro-negro, na segunda colocação. Já o Vasco é hoje o oitavo colocado na tabela de classificação, com sete resultados positivos e seis negativos, e caso vença igualará a campanha dos rivais Paulistano/Corpore, EC Pinheiros e Gocil/Bauru Basket, que neste momento dividem a quinta posição.

Ditou o ritmo: Fúlvio ignorou lesões e mostrou toda sua categoria na vitória do Brasília sobre o Flamengo (Brito Jr./Divulgação)

Depois de ganhar do líder Flamengo em casa, Brasília busca manter invencibilidade em 2017 diante de outro carioca, o Vasco (Brito Junior/UniCEUB)