#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Missão América

03-05-2016 | 08:31
Por Liga Nacional de Basquete

Semifinalistas do NBB CAIXA, Flamengo, Bauru, Brasília e Mogi lutam por vagas na Liga das Américas; Paulistano fecha em 5º e disputará Liga Sul-Americana

O NBB CAIXA já tem seus representantes nas competições internacionais da próxima temporada (2016/2017). De acordo com o regulamento da competição nacional, campeão e vice vão para a Liga das Américas, principal torneio do continente, enquanto que terceiro, quarto e quinto colocados disputam a Liga Sul-Americana.

Diante deste cenário, os semifinalistas Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor, Paschoalotto/Bauru e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília lutam pelas duas vagas na Liga das Américas. Os dois times que avançarem à Final do NBB CAIXA irão para o principal torneio interclubes do continente e os perdedores das semifinais disputarão a Liga Sul-Americana.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Além de vaga na Final, Flamengo e Mogi, assim como Brasília e Bauru, lutam por vaga na LDA (Alex Tavares/LNB)

Além de vaga na Final do NBB CAIXA, Flamengo e Mogi, assim como Brasília e Bauru, duelam por vaga na LDA (Alex Tavares/LNB)

Derrotado nas quartas de final, o Paulistano/Corpore finalizou a temporada 2015/2016 na quinta posição – por ter sido o melhor na fase de classificação entre os eliminados – e disputará a Liga Sul-Americana. Esta será apenas a segunda vez que o clube da capital paulista disputa um torneio internacional, a outra foi durante a Liga das Américas 2014, depois do vice-campeonato do NBB CAIXA 2013/2014.

Vale lembrar que o campeão da Liga Sul-Americana garante vaga na edição seguinte da Liga das Américas, então caso alguma das equipes brasileiras vença o torneio sul-americano, o país terá mais um representante na competição que leva seu campeão para a disputa da Copa Intercontinental, o Mundial Interclubes.

Nos últimos três anos, os representantes brasileiros venceram seis das sete competições continentais disputadas. Depois de seis títulos verde-amarelos consecutivos, o país perdeu sua hegemonia com a conquista do Guaros de Lara na última edição da Liga das Américas.

A próxima edição da Liga Sul-Americana terá início no mês de outubro deste ano, com a participação de 16 equipes, sendo todas da América do Sul. Por sua vez, a Liga das Américas é disputada no “segundo semestre” da temporada e começará em janeiro de 2017, também com 16 times, mas também com participações de clubes da América Latina.

Após grande campanha no NBB CAIXA, Paulistano disputará torneio internacional pela 2ª vez na história (delima/dubem)

Após grande campanha no NBB CAIXA, Paulistano disputará torneio internacional pela 2ª vez na história (delima/dubem)