#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Missão ataque

24-04-2017 | 12:51
Por

Diante da melhor defesa da temporada, Brasília vê sua média de pontos cair nos playoffs e busca novas soluções para próximas partidas contra Bauru

Ataque do Brasília teve produção abaixo de sua média nas duas primeiras partidas contra Bauru (Brito Junior/Divulgação)

Dono de um dos mais poderosos ataques do NBB CAIXA 2016/2017, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília está com dificuldades para pontuar na série contra o Bauru. Diante da melhor defesa da temporada, o time da capital federal viu sua média de pontos cair em relação à fase de classificação.

Terceiro melhor ataque da primeira fase, com média de 81,6 pontos por jogo, Brasília produziu abaixo nas duas primeiras partidas do confronto válido pelas quartas de final. Sem contar a prorrogação – a vitória foi por 88 a 87 -, a equipe marcou 74 pontos no Jogo 1. Já no segundo duelo, o time candango anotou 73 pontos.

“Até fizemos uma boa defesa, mas ofensivamente deixamos a desejar, principalmente no segundo tempo do Jogo 2. Perdemos muitas bolas e nosso volume caiu muito, mas playoff é assim. Ninguém estava achando que uma série dura como essa seria 3 a 0 e agora é tentar corrigir os erros para o próximo jogo”, disse o comandante candango Bruno Savignani.

As duas marcas do Brasília ficam dentro da média de pontos sofrida por Bauru ao longo da fase de classificação (74,5 pontos por jogo). Dono da melhor defesa da competição, a equipe do interior paulista sofreu 75 ou mais pontos apenas em dez dos 28 jogos realizados.

+ Aos 18 anos, Gabriel Jaú tem atuação de “gente grande” e brilha na vitória bauruense no Jogo 2

“A bola precisa correr um pouco mais e precisamos ter mais ritmo ofensivo. Temos que saber também aproveitar melhor o jogo de transição. Tivemos algumas chances de finalizar em contra-ataques nas duas partidas, mas acabamos errando cestas fáceis ou não encontrando esse ‘timing’ para definir”, alertou o técnico Bruno Savignani.

Defesa bauruense está impondo muitas dificuldades ao ataque do Brasília na série (Brito Junior/Divulgação)

Sempre que manteve seus adversários abaixo dos 75 pontos, Bauru saiu vitorioso, com exceção ao triunfo sobre o Minas, em que sofreu 77 pontos. No entanto, quando sua defesa tomou 80 ou mais pontos, a equipe comandada pelo técnico Demétrius Ferraciú acabou sempre derrotada.

“A equipe incorporou a necessidade de uma defesa mais forte a partir do segundo turno e acabamos terminando a fase de classificação com a melhor defesa do campeonato. O mais importante é que os jogadores tomaram gosto em querer defender cada vez mais e fazer com que a defesa seja nosso ponto forte, nossa maior arma”, disse o treinador bauruense.

“Isso é muito legal porque vamos minando as características do adversário e fazendo com que eles joguem no improviso e na individualidade. Isso nos dá confiança durante a partida e acho que a equipe é muito ciente de que esse sistema defensivo é o que nos dá a chance de ir mais longe no campeonato” completou Demétrius.

Do outro lado, Brasília teve grande força ofensiva para ficar com a quarta colocação da fase de classificação. Em 13 de suas 19 vitórias, o time candango anotou 80 ou mais pontos. Já de suas nove derrotas, oito foram com a equipe pontuando abaixo da casa dos 80 pontos.

Nos dois jogos entre Brasília e Bauru pela fase de classificação, o time candango conseguiu superar a forte defesa bauruense e venceu ambas as partidas. No primeiro turno, o placar foi de 79 a 62. Já na outra partida, o triunfo dos representantes da capital federal foi por 92 a 89.

“A gente sabe que Bauru tem uma forte e se quisermos batê-la precisaremos entender um pouco mais onde estão nossas vantagens e usá-las muito bem”, concluiu Savignani.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.