#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Momento histórico

29-01-2015 | 06:26
Por Liga Nacional de Basquete

Na primeira competição continental de sua história, Paulistano inicia caminhada na Liga das Américas 2015 nesta sexta-feira, contra o Halcones Rojos (MEX)

É um momento histórico para o Club Athletico Paulistano. Fundada em 1900, a agremiação da capital paulista terá seu time de basquete representado em uma competição de nível continental pela primeira vez em toda a história e, nesta sexta (30/01), abrirá sua caminhada na Liga das Américas 2015 jogando diante do Halcones Rojos (MEX), na cidade de Corrientes (ARG), sede do Grupo C, às 20h30 (de Brasília).

A única competição internacional disputada pelo Paulistano/Unimed em toda história foi o Torneio Interligas, que agrupa as melhores equipes de Brasil e Argentina, em 2012. Na ocasião, o time comandado por Gustavo De Conti foi a Buenos Aires (ARG) e jogou um quadrangular com Obras Sanitárias (ARG), Paschoalotto/Bauru e com o campeão daquela edição, Peñarol de Mar del Plata (ARG).

“Vamos jogar contra os melhores times das Américas, muitos deles campeões em seus países. A estreia já será muito dura, contra o Halcones, que conta com a base da seleção mexicana, além de outros jogadores importantes. Mas estamos muito concentrados e sabemos o que temos que fazer para estrearmos com o pé direito”, afirmou o ala Henrique Pilar, do Paulistano.

Paulistano, do técnico Gustavo De Conti, disputará a primeira competição de nível continental de sua história (João Pires/LNB)

Paulistano, do técnico Gustavo De Conti, disputará a primeira competição de nível continental de sua história (João Pires/LNB)

Depois do confronto de abertura da chave contra o Halcones Rojos, que terá seu VT transmitido pelo SporTV às 00h30 (de Brasília) da madrugada de sexta para sábado, os atuais vice-campeões do NBB enceram anfitrião Regatas Corrientes (ARG) na noite de sábado (31/01), às 22h45 (de Brasília), com exibição ao vivo através dos canais SporTV. Depois, pegam o Marinos (VEN), no domingo (01/01), às 20h30, também ao vivo no SporTV.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Sabemos que estamos num grupo duro, mas as quatro equipes se equivalem. Talvez o Regatas esteja um pouco a frente por jogar em casa. Mas acredito na possibilidade de um empate entre as equipes na pontuação. Todas as quatro equipes têm chance de classificação, não tem uma que seja franca-atiradora. A vaga pode ser decidida no salto de pontos”, disse o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

+Veja mais: Flamengo perde, mas garante liderança do Grupo B e avança à próxima fase da Liga das Américas

Caso consiga a classificação, o Paulistano se juntará a São José/Unimed e Flamengo na lista de clubes brasileiros que avançaram à próxima fase da competição. Os joseenses sediaram o Grupo A e ficaram com a segunda posição, atrás apenas do Peñarol de Mar Del Plata (ARG). Já os cariocas foram a Cancún (MEX) e conquistaram o primeiro lugar do Grupo B, classificando-se ao lado do anfitrião Pioneros de Quitana Roo (MEX).

Depois da participação do atual vice-campeão do NBB no Grupo C, a primeira fase da Liga das Américas 2015 será fechada com as partidas do Grupo D, que será realizado em Tunja (COL), onde se encontra o campeão sul-americano de 2014 e atual líder do NBB Paschoalotto/Bauru, além do Capitanes de Arecibo (PUR), o Trotamundos (VEN) e o dono da casa Patriotas de Boyaca (COL).

Pilar, do Paulistano, e Felício, do Flamengo

Pilar espera dificuldades, mas confia em bom desempenho do Paulistano na Liga das Américas (João Pires/LNB)

Em sua oitava edição, a Liga das Américas já teve como campeões três times argentinos – Peñarol (2007 e 2009) e Regatas Corrientes (2010), três times brasileros: UniCEUB/BRB/Brasília (2008), Pinheiros/SKY (2013) e Flamengo (2014), além de um mexicano: Pioneiros de Quintana Roo (2012). Portanto, em caso de um título, o basquete brasileiro pode assumir o posto de maior campeão da história do principal torneio do continente.

Assim como nas duas edições anteriores, a Liga das Américas 2015 dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental, equivalente ao Mundial de Clubes organizado pela FIBA. Na última temporada, o Flamengo, campeão da principal competição da América Latina, conquistou o inédito e histórico título do Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre o campeão europeu Maccabi Tel-Aviv (ISR).

De acordo com o regulamento, os 16 times se enfrentarão dentro de seus grupos em turno único. Ao final da fase de classificação, as duas melhores equipes de cada chave avançarão à segunda fase, que será dividida em dois grupos (Grupo E e F). Os dois mais bem colocados dos grupos semifinais se classificarão ao Final Four, que funcionará em cruzamento olímpico (1º E x 2º F, e 1ºF x 2º E). Os vencedores das partidas avançarão à grande final da Liga das Américas, enquanto os perdedores disputarão o 3º lugar.

Confira datas e horários* das partidas do Grupo C da Liga das Américas 2015:

Sede: Corrientes (ARG)

– 30/01 (Sexta-feira)
20h30 – Halcones Rojo (MEX)  x Paulistano/Unimed
22h45 – Regatas Corrientes (ARG)  x Marinos de Anzoategui (VEN)

– 31/01 (Sábado)
20h30 – Marinos de Anzoategui (VEN) x Halcones Rojos (MEX)
22h45 – Paulistano/Unimed x Regatas Corrientes (ARG) – ao vivo no SporTV

– 01/02 (Domingo)
20h30 – Marinos de Anzoategui (VEN) x Paulistano/Unimed – ao vivo no SporTV
22h45 – Regatas Corrientes (ARG) x Halcones Rojos (MEX)

*Horários de Brasília