#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Motivado

14-09-2017 | 03:22
Por Liga Nacional de Basquete

Recuperado da lesão que o tirou do último NBB CAIXA, Gui Santos retorna às quadras e promete brigar por espaço no Bauru: “quero fazer minha parte”

Uma ruptura no LCA (ligamento cruzado anterior) do joelho direito tirou o jovem Gui Santos de praticamente toda a temporada passada. Agora, depois de quase oito meses de recuperação, o armador de 20 anos finalmente voltou a vestir a camisa do Bauru Basket e pouco a pouco vai recuperando a confiança.

Para ele, motivação não falta para escrever uma nova história em 2017/2018. “Estou muito motivado. Fiquei a temporada passa inteira de fora e quero recuperar o tempo perdido. Me recuperei bem, estou muito focado e agora darei meu máximo para fazer a melhor temporada possível”, disse Gui.

Gui Santos voltou a disputar uma partida oficial pelo Bauru depois de mais de 8 meses de recuperação da lesão (Victor Lira/Bauru Basket)

A grave lesão aconteceu em uma partida contra o Vasco da Gama ainda no primeiro turno do último NBB CAIXA, no dia 29 de novembro de 2016. Após a cirurgia, realizada semanas depois do incidente, o atleta deu início à recuperação e até chegou a ser relacionado durante as Finais contra o Paulistano/Corpore, mas não foi colocado em ação por não ter as devidas condições de jogo.

A recuperação de uma lesão como essa não é nada fácil, até mesmo para os atletas mais experientes. O garoto de 20 anos revelou que sentiu o baque emocionalmente, mas através do apoio dos amigos e companheiros de time, superou as adversidades e completou seu processo de reabilitação com sucesso.

+Saiba mais: confira as movimentações oficiais de mercado das equipes do NBB CAIXA

“Logo quando você se machuca é meio triste, principalmente com uma lesão séria assim. Você fica seis meses longe das quadras, sem contato com bola, e isso acaba afetando um pouco. Mas tive apoio dos meus amigos, do pessoal do time, e isso me estimulou ainda mais na recuperação”, disse o camisa 8 do Bauru.

“Nos primeiros quatro meses fiz só fisioterapia, e a partir do quarto mês e meio fui liberado para fazer academia. Treinei forte, fortaleci bastante a perna, me mantive bastante focado. Agora estou voltando ainda mais forte para ir bem nessa temporada”, completou o armador de 1,89m de altura.

Uma das belas promessas do basquete bauruense, Gui fez parte do elenco que chegou às duas últimas decisões do NBB CAIXA com o Bauru – não atuou na última contra o Paulistano devido à recuperação da cirurgia no LCA.  Em sua primeira Final, contra o Flamengo, quando tinha apenas 18 anos, se tornou o atleta mais jovem da história a pontuar em decisões da competição – posto hoje ocupado por Yago Matheus (18 anos), do Paulistano.

Uma das promessas do basquete brasileiro, Gui Santos fez parte do Time Larry Taylor no Nike Elite NBB Camp (Caio Casagrande/LNB)

Nascido em Jacareí (SP), Guilherme Santos deu seus primeiros passos no basquete atuando em sua cidade natal. Depois, se transferiu para o Barueri ainda nas categorias de base. Aos 17 anos, foi chamado para o Basketball Without Borders, camp organizado pela NBA que reúne os maiores prospectos do basquete mundial. No ano seguinte, pousou na Cidade Sem Limites para iniciar sua trajetória no Bauru Basket, que já dura três temporadas.

Depois do longo período de recuperação, Gui Santos vem readquirindo seu ritmo pouco a pouco. Durante a pré-temporada, participou do Nike Elite NBB Camp, no mês de julho, ao lado das maiores promessas do Brasil, além, é claro, de árduos treinamentos em Bauru.

Já no presente Campeonato Paulista, em que Bauru Basket atuou boa parte dos jogos sem seus atletas mais experientes, Gui Santos acumulou médias de 5,3 pontos, 3,3 assistências e 3,3 rebotes em pouco mais de 22 minutos nas nove partidas que disputou. Agora, a luta por espaço no time é o foco principal do garoto de 20 anos para o restante da temporada 2017/2018, na qual o Dragão terá, além do Estadual, a Liga das Américas e o NBB CAIXA.

“Espero fazer uma boa temporada. Vou lutar dia a dia pelo meu espaço. Não me importo se tem caras bons e experientes no time, quero fazer minha parte da melhor maneira possível e estar pronto para agarrar todas as oportunidades que eu receber”, finalizou Gui Santos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Readquirindo ritmo no Campeonato Paulista, Gui Santos promete brigar por espaço na temporada 2017/2018 (Victor Lira/Bauru Basket)