#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mucha confianza

03-04-2018 | 12:11
Por Douglas Carraretto

Um pouco de sotaque, muita confiança: argentino Enzo Cafferata projeta Jogo 2 contra Botafogo e destaca relação com técnico Rodrigo Barbosa

Ele é “reserva”, mas tem tanta moral quanto um titular: esse é o argentino Enzo Cafferata, um dos grandes nomes do Caxias (Matheus Magnani/Caxias Basquete)

Assim como na surpreendente campanha na fase de classificação, a estreia do Banrisul/Caxias Basquete nos playoffs do NBB CAIXA 2017/2018  teve um sotaque especial: o do argentino Enzo Cafferata.

Sempre vindo do banco, o sólido armador registrou 16 pontos (sendo 11 deles no 4º período) e ajudou o time caxiense a triunfar no Jogo 1 em pleno Rio de Janeiro, por 95 a 90, e abrir vantagem de 1 a 0 no confronto de oitavas de final.

Agora, a série migrará para Caxias do Sul (RS), onde as equipes farão os Jogos 2 e 3, no Ginásio Vasco da Gama. O primeiro deles será nesta terça-feira (03/04), às 21 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página oficial do NBB.

“Foi importante ganhar no Rio de Janeiro, mas a série está apenas 1 a 0. Em nossa casa, diante do nosso torcedor, estamos fazendo grandes jogos. Nosso ginásio estará lotado e o objetivo é fazer mais uma grande partida e sair com a vitória”, disse Cafferata.

Enzo Cafferata é, sem dúvida alguma, um dos grandes protagonistas da histórica campanha do Caxias e um dos homens de confiança do técnico Rodrigo Barbosa.

Mesmo sendo “reserva”, o camisa 42 fica em média 22,2 minutos em quadra e registra 9,8 pontos e 2,1 assistências por partida. Hoje, de quebra, o “hermano” certamente figura entre os grandes candidatos ao prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB CAIXA.

+Estatísticas da carreira de Cafferata no NBB CAIXA

“Penso sempre em fazer bem as coisas dentro de quadra, mantendo o equilíbrio, e tento passar isso para toda a equipe. Conto com a confiança do Rodrigo, que fala abertamente, olho no olho, e já me conhece. Durante toda a temporada jogamos com uma ideia e respeitamos isso”, declarou o argentino.

Aos 29 anos, Cafferata está em sua terceira temporada no NBB CAIXA. Antes de pousar no Caxias, defendeu o Minas na edição 2014/2015 e a Liga Sorocabana em 2016/2017, ano este em que foi convocado para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2017. Além disso, teve duas passagens pelo Basquete Osasco (SP).

Bem como o argentino, o Caxias também está em sua terceira temporada na elite do basquete brasileiro e luta para vencer sua primeira série de playoff na história. Em 2015/2016, o time foi eliminado pelo Brasília nas oitavas de final, por 3 a 1. No ano seguinte, não foi aos playoffs. Finalmente chegou a hora? O “hermano” confia.

“É uma grande oportunidade e estamos trabalhando muito para conseguir. Todos os clubes que estão disputando os playoffs têm excelentes qualidades e isso torna os jogos ainda mais disputados. Mas acreditamos no nosso trabalho e vamos lutar muito por esse feito”, finalizou Enzo Cafferata.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Confira o calendário completo da série:

Jogo 1 – Botafogo 90 x 95 Caxias
Jogo 2 – 03/04 (terça), às 21 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 05/04 (quinta), às 19 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 08/04 (domingo), horário a definir, no no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul

*Se necessário