#JOGAJUNTO

LDB / LNB / NBB Caixa

Muito bem representado

28-04-2015 | 07:50
Por Liga Nacional de Basquete

NBA divulga pré-lista de jogadores para o Draft 2015 e Brasil conta com quatro jovens representantes: Georginho, Lucas Dias, Humberto e Danilo Siqueira

A NBA anunciou nesta terça-feira (28/04) os jogadores que se inscreveram para a pré-lista do Draft 2015 da liga norte-americana. Entre a lista dos estrangeiros aparecem os nomes de quatro jovens jogadores brasileiros: o trio Georginho, Lucas Dias e Humberto, do Pinheiros/SKY, e Danilo Siqueira, do Minas Tênis Clube.

Dos 91 jogadores inscritos para a próxima seleção de calouros da NBA, 48 atletas são oriundos de faculdades e institutos de graduação nos Estados Unidos e 43 são atletas internacionais. Porém a lista ainda não é definitiva. Isso por que os atletas têm até o dia 15 de junho para retirarem seus nomes desta pré-lista e assim poderem se inscrever novamente em futuros Drafts.

Georginho, Lucas Dias, Humberto e Danilo Siqueira representarão o Brasil no próximo Draft da NBA (Montagem/LNB)

Georginho, Lucas Dias, Humberto e Danilo Siqueira representarão o Brasil no próximo Draft da NBA (Montagem/LNB)

No ano passado, o Brasil foi representado pelo ala Bruno Cabloco, ex-Pinheiros, e o ala/pivô Lucas Mariano, do Franca, no Draft. Durante a cerimônia das escolhas, Cabloco surpreendeu a todos no mundo, ao ser selecionado pelo Toronto Raptors na 20ª escolha geral do primeiro round.

Depois do primeiro fruto da LDB ser “colhido”, com a escolha no Draft, mais quatro jovens talentos brasileiros estão entre os 91 inscritos e podem ser selecionados para alguma equipe da NBA no próximo Draft. Com já um jovem jogador selecionado, o Pinheiros mais uma vez mostra sua força como um grande celeiro de grande jovens jogadores, ao colocar mais três garotos na lista do Draft.

Georginho é o brasileiro mais cotado para ser selecionado no Draft da NBA (João Neto/LNB)

Georginho é o brasileiro mais cotado para ser selecionado no Draft da NBA (João Neto/LNB)

O armador Georginho, de apenas 18 anos, encantou todo mundo que o viu jogador no Brasil e parece que isso aconteceu também com os analistas dos times da NBA. Dono de dois triplos-duplos durante a campanha da última edição da LDB, o jovem armador parece ser o brasileiro melhor cotado para ser escolhido na noite do draft.

Não à toa, Georginho teve médias de 13,5 pontos, 6,3 rebotes e 3,8 assistências, em 28 partidas disputadas durante a LDB. Além disso, o jovem armador pela primeira vez de fato teve a chance de atuar em algumas partidas no adulto do Pinheiros, conseguindo se destacar em algumas ocasiões, mesmo tendo menos de cinco minutos de média por jogo.

No começo do mês de abril, no dia 11, Georginho representou o Brasil na seleção mundial do Nike Hoop Summit, torneio que envolve alguns dos principais jogadores que tentam entrar na NBA via Draft. Não recebendo muito minutos em quadra para mostrar todo seu talento, Georginho teve atuação tímida e finalizou o jogo três pontos e um rebote, em pouco mais de dez minutos em quadra.

Mesmo assim, a seleção do mundo saiu da partida com a vitória, pelo placar de 103 a 101, e foi elogiada por analistas dos times da NBA como uma das melhores da história do Nike Hoop Summit.

O site Draftexpress, considerado um dos melhores do mundo em analisar jovens jogadores, vêm dando muita moral a Georginho em suas análises, colocando o jogador do Pinheiros como um candidato ter o mesmo destino de Caboclo e ser escolhido no primeiro round do Draft.

O ala/pivô Lucas Dias, de apenas 19 anos, possui bagagem de quatro temporadas como profissional no Pinheiros, com um total de 90 partidas no NBB. Durante a temporada 2014/2015 do NBB, Lucas Dias entrou para a história do NBB, ao se tornar o jogador mais jovem a conseguir um jogo perfeito (23 pontos em 23 tentados), ou seja, acertou todos os arremessos que tentou.

Já no principal campeonato de base do Brasil, Lucas se destacou quebrando logo três  recordes da competição em só uma temporada: pontos em uma só partida (44 pontos), eficiência (55) e bolas certeiras para 3 pontos (9 arremessos certos). Além disso, foi cestinha da competição, com média de 20,8 pontos por partida, e um dos grandes protagonistas do quarto lugar pinheirense na LDB.

Cestinha da LDB 2014, Lucas Dias foi dono de grande temporada e tenta partir para a NBA (RicardoBufolin/ECP)

Cestinha da LDB 2014 e um dos destaques do 4º lugar do Pinheiros, Lucas Dias foi dono de grande temporada e tenta partir para a NBA (RicardoBufolin/ECP)

O caminho do armador Humberto é bem parecido com o de Lucas Dias. Há dois anos no adulto do Pinheiros, Humberto contabiliza um total de 50 partidas no NBB e média de oito minutos em quadra. Já na Liga de Desenvolvimento, o jovem armador pinheirense foi um dos grandes destaques da conquista do bronze na edição de 2013 e também do quarto lugar na edição seguinte.

Muito companheiro de Caboclo enquanto jogavam juntos pelo Pinheiros, Humberto chegou a ser convocado pelo técnico José Neto para participar dos treinos da Seleção Brasileira para o Sul-Americano. Mesmo não sendo convocado para a disputa do torneio internacional, a experiência valeu muito para o jovem jogador, que sempre sonhou em participar do draft e ser um dos escolhidos.

Outro fruto da LDB, Danilo Siqueira também está inscrito para o Draft 2015 da NBA. Com experiência de três anos no time adulto do Minas, o jovem ala/armador de 21 anos, foi um dos protagonistas do time mineiro nas últimas três edições da LDB, sempre possuindo médias maiores a dez pontos.

Além disso, Siqueira foi o grande destaque do Minas durante os playoffs do NBB 7. Mesmo com a derrota para o Macaé nas oitavas de final, o jovem jogador mineiro, que durante a fase de classificação tinha média de 19 minutos em quadra, ficou quase 30 minutos em quadra nos playoffs e foi o cestinha da equipe mineira em todos os quatro jogos da série, números que deram o posto de segundo melhor cestinha da fase oitavas de final do NBB 7, com média de 19,5 pontos por partida.

Com apenas 21 anos, Siqueira foi o protagonista do Minas nos playoffs do NBB e também colocou seu nome no Draft da NBA (Orlando Bento/Minas TC)

Com apenas 21 anos, Siqueira foi o protagonista do Minas nos playoffs do NBB e também colocou seu nome no Draft da NBA (Orlando Bento/Minas TC)