#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na hora H!

21-05-2016 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

13 a 0: Flamengo cresce no momento decisivo do Jogo 1 e aplica sequência arrasadora no início do último quarto para largar na frente nas Finais do NBB CAIXA

Rafa Luz, do Flamengo

Com grande desempenho no quarto decisivo, Flamengo virou sobre o Bauru e saiu com a vitória, por 83 a 77, da cidade de Marília (Luiz Pires/LNB)

Tetracampeão do NBB CAIXA, o CR Flamengo sabe mais do que ninguém crescer nos momentos decisivos. Não foi diferente neste sábado (21/05), no Jogo 1 das Finais da competição nacional. Perdendo por dois pontos ao fim do terceiro quarto, a equipe rubro-negra fez um inicio de quarto período espetacular, segurou os bauruenses e garantiu a vantagem na série, com vitória, por 83 a 77, fora de casa.

“No primeiro tempo eles (Bauru) tiveram um bom volume nos arremessos. Isso não era algo que a gente tinha estabelecido. No segundo tempo a gente conseguiu defender melhor, por isso saímos com a vitória. Bauru tem uma qualidade individual muito grande e o coletivo deles explora muito bem isso”, falou o técnico do Flamengo, José Neto.

O equilíbrio predominou durante toda a partida. Com diversas alternâncias na liderança do placar, Bauru e Flamengo fizeram um duelo equilibradíssimo até o fim do terceiro quarto. A volta dos dois times para o período decisivo foi crucial para determinar a vitória rubro-negra. No inicio da etapa, a equipe carioca abriu 13 a 0 no marcador e apesar da reação bauruense, não perdeu mais o controle do jogo.

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 1 das Finais entre Bauru e Flamengo

“O Flamengo teve mérito. O fator decisivo foi a volta do quarto período, onde nós tomamos 13 a 0 e em uma partida equilibrada e parelha com uma Final, você deixar o adversário desgarrar assim fica um pouco difícil”, disse o técnico Demétrius Ferracciú, do Bauru.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Olivinha, do Flamengo, e Jefferson, do Bauru

Com 100% de aproveitamento nos sete pontos que tentou, Olivinha foi uma das peças fundamentais para a vitória rubro-negra (Luiz Pires/LNB)

Para construir sua sequência arrasadora, o time carioca contou com cestas de cinco jogadores diferentes – Olivinha, Marquinhos, Rafa Luz, JP Batista e Ramon. Essa pontuação diversificada não se restringiu ao momento decisivo e durante todo o jogo a força coletiva dos rubro-negros funcionou muito bem. Ao final do jogo, quatro atletas do Flamengo registraram dígitos duplos na pontuação – Olivinha (16), Ramon (15), JP (13) e Marcelinho (11).

“Nossa força é coletiva. Eles vieram com uma defesa muito sufocante, mas nosso time mostrou que tem vários jogadores com poder de decisão. O Olivinha, o Marcelinho e o Ramon foram muito bem e as coisas fluíram naturalmente a nosso favor. O coletivo tem prevalecido no nosso time e hoje (sábado) não foi diferente”, disse Marquinhos, autor de nove pontos e quatro assistências.

Com  63,9% de aproveitamento, contra 29,4% para o Bauru, os rubro-negros bateram os mandantes por 23 a 15 no quarto período e asseguraram a vitória, por 83 a 77. Olivinha, Rafa Luz, Ronald Ramon, Marquinhos e JP Batista, converteram todos os pontos que tentaram no período. O ala Marcelinho, figura chave nos quatro títulos de NBB CAIXA do Flamengo, fez seis tentos, com direito a uma bola de 3 pontos fundamental, e também se destacou.

“O Flamengo conseguiu neutralizar alguns pontos fortes do nosso time e também cometemos erros no fim. Ficamos parados no ataque, temos que melhorar. Não tem nada decidido ainda, a equipe está com a cabeça boa pra tentar ganhar um jogo lá no Rio de Janeiro”, afirmou o pivô Hettsheimeir, do Bauru.

A próxima partida da série será no Rio de Janeiro, na Arena Carioca 2, na quinta-feira (26/05), às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da RedeTV! e do SporTV.