#JOGAJUNTO

Liga Ouro / NBB Caixa

Na Liga Ouro

29-08-2017 | 05:00
Por

Sem comprovar exigências da LNB, Macaé pede licença do NBB CAIXA e garante participação na Liga Ouro 2018

Agora na Liga Ouro, Macaé disputou as quatro últimas temporadas do NBB CAIXA (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

O Macaé Basquete não disputará a próxima edição do NBB CAIXA. Durante a reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete, que definiu os participantes da temporada 2017/2018, a equipe do litoral norte-fluminense oficializou seu pedido de licença do campeonato nacional.

Na disputa do NBB CAIXA desde a temporada 2013/2014 – após o acesso através da Supercopa Brasil, competição que levava à elite do basquete na época –, o Macaé Basquete perdeu um de seus patrocinadores e não conseguiu fazer a reposição dentro de seu orçamento até o prazo estabelecido pela LNB. Sendo assim, a equipe disputará a Liga Ouro 2018.

“Foi muito bonito ver a mobilização da cidade, da torcida, dos empresários, em tentar conseguir manter a equipe na elite do basquete. Infelizmente, faltou pouco. Mas é graças a essas novas parcerias que temos a certeza de que o projeto seguirá firme e já estamos preparados para seguir na próxima Liga Ouro”, disse Leo Costa, técnico do Macaé Basquete.

O Basquete na Praça, com 250 crianças em seis núcleos, o Basquete Sobre Rodas, com 20 atletas, atuais vice-campeões da Copa Centro Sul Sudeste, e os nossos quatro times de base, com mais de 70 atletas, são os projetos que Macaé também atua na cidade, além do time principal.

Projeto do Macaé Basquete vai muito além da equipe profissional (Divulgação)

“É nítido que o time de Macaé tratou tudo com muita responsabilidade em relação ao futuro do projeto. Mais do que jogar o NBB CAIXA, eles se preocuparam em manter firme o projeto social, as categorias de base e, claro, a manutenção da equipe para a disputa da Liga Ouro. Tenho certeza que essa ação é o que vai permitir com que eles possam se reestruturar para voltar ao NBB CAIXA mais forte”, afirmou João Fernando Rossi, presidente da LNB.

Em negociações com algumas empresas para repor suas cotas de patrocínio, a equipe do Estado do Rio de Janeiro disputará a Liga Ouro 2018. Caso saia campeão da Divisão de Acesso, o Macaé Basquete pode voltar ao NBB CAIXA já na próxima temporada.

Das quatro temporadas que disputou, Macaé chegou aos playoffs do NBB CAIXA em duas delas e conquistou um feito expressivo. Na edição 2014/2015, a equipe comandada pelo técnico Léo Costa se tornou a segunda a fechar a fase de classificação no 12º lugar e depois avançar às quartas de final. Na ocasião, os macaenses eliminaram o Minas Tênis Clube nas oitavas de final e fecharam o campeonato com o oitavo lugar.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca, chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o apoio do Ministério do Esporte.