#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Nadaperdido

17-06-2018 | 11:11
Por Liga Nacional de Basquete

Derrota dentro de casa, ataque abaixo do esperado, mas confiança para mudar a história das Finais

Definitivamente não foi a estreia que o torcedor corinthiano que compareceu ao Ginásio Wlamir Marques esperava. Em um jogo muito equilibrado e cheio de trocas de liderança, o Corinthians lutou até o último segundo, teve a bola para empatar a partida, mas terminou derrotado pelo São José Basketball no Jogo 1 das Finais da Liga Ouro, por 75 a 72.

Porém, a ideia alvinegra é de não desistir tão fácil. Primeiro colocado na fase de classificação, com 14 vitórias e apenas duas derrotas, o Corinthians bateu o São José nos dois turnos, 83 a 76 como visitante e 72 a 69 dentro de casa, e sabe da capacidade de seu elenco.

No Jogo 1 da decisão, a equipe alvinegra sofreu com o alto aproveitamento joseense (58,6%), mas conseguiu equilibrar isto com a intensa pressão no homem da bola durante todos os 40 minutos, causando 16 erros do rival, e com isso, sofrendo menos de 80 pontos.

O que destoou de fato para o alvinegro foi sua produção ofensiva. Melhor ataque da competição, até com larga vantagem, o Corinthians tinha até então média de 81,1 pontos por jogo. Com dificuldade para se aproximar do aro – 19/39 nas bolas de 2 – os comandados de Bruno Savignani tiveram que forçar arremessos de fora do perímetro e também não foram felizes, com seis convertidos em 27 tentativas (22,2% de aproveitamento).

Com forte defesa joseense, Corinthians teve dificuldade de chegar à cesta e terminou o jogo com aproveitamento abaixo dos 50% nas bolas de 2 pontos (Rodrigo Coca/Corinthians)

Com isso, apenas 72 pontos anotados, a segunda pior marca do time nestes playoffs (69 no Jogo 4 contra o Macaé Basquete) e um aproveitamento de 40,2%, bem inferior aos 48,5% da série semifinal.

“Fizemos um jogo equilibrado defensivamente, mas a partir do segundo quarto a gente teve um pouco de dificuldade com o pick and roll, mas faz parte. Conseguimos parar bem isso em alguns momentos, mas ofensivamente a gente não teve o desempenho que costuma ter, como melhor ataque do campeonato, e fizemos apenas 72 pontos. Playoffs é assim. Vamos assistir o vídeo desse jogo, ajustar o que precisar e ir para o próximo jogo. Série melhor de cinco você precisa de três vitórias”, disse Bruno Savignani, técnico do Corinthians.

Agora o Corinthians foca no próximo confronto para tentar iniciar sua recuperação na série. A bola sobe para o Jogo 2 às 20 horas (de Brasília) da próxima segunda (18), novamente no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, com transmissão ao vivo da ESPN.

Confira o calendário completo das Finais da Liga Ouro 2018:

Jogo 1 – Corinthians 72 x 75 São José

Jogo 2 – 18/06 (Segunda-feira), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

Jogo 3 – 20/06 (Quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José

Jogo 4* – 22/06 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José

Jogo 5* – 24/06 (Domingo), às 18 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

*Se necessário