#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nadaperdido

19-05-2018 | 05:47
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de primeiro quarto atípico, Mogi equilibra ações no restante da partida e mostra condições de reagir na série

Apesar da derrota, Mogi demonstra poder de reação e busca aprender com os erros do Jogo 1 (João Pires/LNB)

Não foi o início de série que o Mogi das Cruzes/Helbor esperava, principalmente o primeiro quarto de Jogo 1. Com desvantagem de 16 pontos na parcial inicial, os mogianos reagiram na sequência da partida, chegaram a cortar a diferença para três posses de bola, mas não evitaram a derrota para o Paulistano/Corpore, por 99 a 82, neste sábado (19/05), no Ginásio Hugo Ramos.

O primeiro quarto do Paulistano foi simplesmente avassalador. Com o ataque em uma sintonia incrível, o time da capital paulista anotou 28 dos primeiros 33 pontos que tentou (84,9%), abrindo dois dígitos de diferença logo como oito minutos de jogo. Na sequência da parcial, as defesas se sobressaíram e o CAP fechou vencendo por 30 a 14. Destaque para Kyle Fuller, que terminou o quarto com 15/15 nos pontos.

“Nós começamos devagar. Contra o Paulistano você não pode começar devagar. O Guerrinha já havia falado para a gente que eles viriam com tudo no primeiro quarto e, de vez em quando você não acredita até acontecer”, afirmou Shamell, ala do Mogi.

Fuller foi 15/15 no primeiro quarto:

No começo do segundo quarto, o Mogi ainda voltou abaixo do padrão e viu o Paulistano abrir sua maior vantagem ao longo de todo o jogo, 23 pontos (42 a 19). Porém, a partir deste momento, os comandados de Guerrinha entraram de vez na partida. Com uma bela sequência, liderada por Shamell, os donos da casa cortaram a diferença para 14 pontos (47 a 33) e voltaram a incendiar o Hugão. Na reta final da parcial, o CAP fez uma corrida de 5 a 0 e fechou o primeiro tempo 19 pontos à frente (52 a 33).

Foi no terceiro quarto de fato que o Mogi viveu seu melhor momento neste Jogo 1. Depois do CAP abrir 22 pontos (60 a 38), nos três primeiros minutos da parcial, os donos da casa dominaram os seis minutos seguintes. Com Larry e Tyrone ‘carregando’ o ataque, os mogianos fizeram uma corrida de 25 a 10, cortando para apenas sete pontos de diferença (70 a 63). Novamente com cestas decisivas em situações importantes, o Paulistano voltou a ter dois dígitos de frente e foi para parcial com o placar favorável em 76 a 65.

Mogi cortou a diferença no 3º quarto e incendiou o Hugão:

Depois de toda a recuperação, o quarto final foi de certa forma frustrante para os mogianos. Com um bom início, o time conseguiu voltar a diminuir a diferença para um dígito (78 a 69), mas não teve pique para manter o ritmo. Com Deryk convertendo bolas fundamentais, o Paulistano voltou a dominar a partida, venceu a parcial por 23 a 17 e colocou um ponto final no Jogo 1.

“Da forma que estava a partida seria muito difícil da gente conseguir reverter a situação. Eles estavam muito confiantes, todos já haviam entrado e contribuído de alguma forma, então nós sabíamos que seria muito complicado. O importante é que nós tentamos. Precisamos melhorar nosso começo de jogo, hoje isso foi chave. Mas nos playoffs uma derrota de vinte pontos ou um é a mesma coisa. Não podemos nos abater com este jogo. Agora eles precisam de duas vitórias e nós de três”, analisou Caio Torres, dono de 11 pontos no segundo tempo.

Com tudo isso, a visão para os mogianos é de que é possível mudar essa história. Principalmente no terceiro quarto, a equipe atuou de forma muito intensa e foi superior ao CAP. Ao longo dos dez minutos, os comandados de Guerrinha anotaram 32 pontos, algo que não aconteceu nenhuma vez nestes playoffs, nem na série vitoriosa sobre o Flamengo.

“Podemos levar algumas coisas positivas. Eles têm uma rotação, um elenco muito grande. Se um jogador não dá certo, outra dá certo. Eles fizeram um bom jogo, dos titulares, do banco. Nós temos que aprender com isso. Foi o primeiro jogo. Agora vamos assistir os vídeos e ver o que podemos fazer melhor, para começarmos bem o Jogo 2”, completou o camisa 24 mogiano.

Agora, a série vai à capital paulista. O Jogo 2 ocorrerá na próxima quinta-feira (24), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Wlamir Marques, no Corinthians, com transmissão ao vivo do SporTV 2.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.