#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na horacerta

25-04-2018 | 08:17
Por Liga Nacional de Basquete

Após temporada de altos e baixos, Lucas Dias cresce nos playoffs e é peça fundamental do CAP: “Quando os playoffs começam eu me sinto mais confiante”

Um dos maiores talentos do basquete brasileiro revelado nos últimos anos, Lucas Dias é peça mais do que fundamental no elenco comandado por Gustavo De Conti. Fazendo uma série grandiosa, contra o Solar Cearense, o ala vai para o Jogo 4 do confronto, nesta quarta (25/04), com a expectativa de fazer mais um grande jogo.

A bola sobe para o Jogo 4 entre Solar Cearense e Paulistano/Corpore nesta quarta (25), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Destaque desde as categorias de base, Lucas virou conhecido de todos os fãs da bola laranja ao fazer um grande NBB CAIXA 15/16 pelo EC Pinheiros, com médias de 15,9 pontos, 5,4 rebotes e 2,0 assistências. Porém, no ano seguinte, o ala decidiu “pular o muro” e ir para o rival pinheirense, o Paulistano.

Em sua primeira temporada com a equipe, Lucas foi muito importante na campanha espetacular ao longo dos playoffs. Depois de uma fase de classificação de alto nível, o ala cresceu ainda mais no mata-mata e ajudou o CAP a chegar até a decisão do NBB CAIXA, terminando como vice-campeão.

Protagonista nos playoffs, Lucas vem crescendo seu jogo no momento decisivo da competição (João Neto/LNB)

Nesta temporada, o ala do Paulistano não fez a melhor fase de classificação individualmente, mas foi fundamental na grande campanha do time. Vindo do banco de reservas na maioria dos jogos, o ala ajudou a equipe da capital paulista a conquistar 24 vitórias e apenas quatro derrotas, terminando na segunda colocação. Porém, mais uma vez, o camisa 9 do CAP cresce na fase decisiva da competição.

Não tem titular no nosso time. Todos os jogadores que estão aqui podem sair jogando. Na série inteira o Gustavo (De Conti) mudou o time. Então, não abaixamos a cabeça mesmo se começar o jogo no banco”.

Se na fase de classificação Lucas teve média de 11,1 pontos, nesta série contra o Basquete Cearense o ala anotou 19 pontos no Jogo 1, 21 no Jogo 2 e 16 no Jogo 3, totalizando uma média de 18,7 pontos, com incríveis 59,6% de aproveitamento.

“Quando os playoffs começam eu levo muito a sério. Não importa se o Jogo 1 ou o Jogo 5, eu sempre tenho em mente vencer três partidas, porque não é nem um pouco legal assistir os playoffs de casa. Ano passado eu também não tinha feito uma fase de classificação tão produtiva, mas a partir dos playoffs eu fui bem. Acho que isso me motiva muito mais. Quando os playoffs começam eu me sinto mais confiante, sinto que a bola vai chegar mais em mim, para que eu possa ganhar confiança do técnico neste sentido”.

Versátil como poucos, Lucas pode atuar tanto como ala, quanto como um homem de garrafão. Em uma equipe com uma rotação grande como no Paulistano, a importância do camisa 9 executando as mais diferentes funções é enorme.

“Não me importo de jogar na posição 3, 4 ou 5. O que vale é estar na quadra, tendo a oportunidade de mostrar meu basquete. Acho que o Gustavo (De Conti) está usando muito bem isso e eu faço tudo que ele me pede. Quem não gosta de estar na quadra (risos)? Eu prefiro até jogar na posição 1, que eu até armo o jogo se precisar (risos). Estou muito contente com isso”.

Agora, Lucas tentará liderar o CAP para a classificação às semifinais. Após abrir a série com derrota, em Fortaleza (CE), o Paulistano fez dois bons jogos em casa e venceu, por 93 a 89 no Jogo 2, e 79 a 68 no Jogo 3.

“Quando estávamos perdendo de 1 a 0 a pressão foi para a gente, sabendo que precisávamos fazer dois bons jogos em casa. Então acho que a pressão agora está do lado deles, se perderem estão eliminados. Acho que o Gustavo (De Conti) vai preparar nosso time agora, para mantermos a cabeça no lugar, porque não ganhamos nada ainda. Esse Jogo 4 será chave para nós”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.