#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Não deu

01-09-2014 | 07:03
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira, tem 1º quarto ruim, perde para a anfitriã Espanha e sofre 1ª derrota na Copa do Mundo; equipe volta à quadra na quarta-feira para enfrentar a Sérvia

Pau Gasol foi o grande destaque individual da vitória espanhola sobre o Brasil (FIBA/Divulgação)

Pau Gasol foi o grande destaque individual da vitória espanhola sobre o Brasil (FIBA/Divulgação)

A Seleção Brasileira sofreu sua primeira derrota na Copa do Mundo de Basquete. Na tarde desta segunda-feira, diante de ótima presença do público local no Palacio Municipal de Esportes, na cidade de Granada, a equipe verde-amarela perdeu para a anfitriã Espanha, pelo placar de 82 a 63, e viu seu aproveitamento de 100% na competição até então ser quebrado.

Depois de vencer seus dois primeiros compromissos, frente a França e Irã, o time verde-amarelo conheceu seu primeiro revés e agora se encontra na vice-liderança do Grupo A, ao lado dos franceses e da Sérvia, com uma campanha de dois resultados positivos em três jogos realizados. Invictos, com três vitórias em três partidas, os espanhóis estão na primeira colocação da chave.

Agora, o selecionado brasileiro folgará nesta terça-feira e terá a Sérvia como próximo adversário, na quarta-feira, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV. O confronto será decisivo e, em caso de triunfo, a equipe dirigida pelo técnico Rubén Magnano praticamente garantirá a segunda colocação do grupo.

Para ficar com a vitória no duelo diante do Brasil, a Espanha contou com ótimo aproveitamento na linha dos três pontos (45,8%)  – 11 acertos em 24 tentativas – e grande exibição de Pau Gasol. O jogador foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, e ainda contribuiu com oito rebotes e duas assistências. Por sua vez, a Seleção Brasileira teve no ala/armador Leandrinho Barbosa, autor de 11 pontos, seu principal pontuador na partida.

Outro fator fundamental para a vitória espanhola foi o placar do primeiro quarto. Com um alto aproveitamento ofensivo durante toda a parcial inicial, principalmente com Gasol e o experiente ala/armador Juan Navarro, que marcou sete pontos em menos de cinco minutos do duelo, os europeus não deram chances ao Brasil nos dez primeiros minutos de jogo e abriram 16 pontos de frente (30 a 14).

“Tenho certeza de que iremos ver o vídeo do jogo e enxergaremos diversos erros em coisas que combinamos antes da partida. Contra um time como esse da Espanha você não pode fazer isso. Não fizemos um bom primeiro quarto e isso nos prejudicou. Depois até melhoramos, mas não conseguimos equilibrar o jogo”, disse o pivô brasileiro Anderson Varejão, que deixou a quadra com dez pontos e quatro rebotes.

Público espanhol lotou completamente as dependências do ginásio para a partida desta segunda (FIBA/Divulgação)

Público espanhol lotou completamente as dependências do ginásio para a partida desta segunda (FIBA/Divulgação)

O primeiro quarto foi completamente favorável aos donos da casa. Melhor dos dois lados da quadra, o time espanhol contou com a inspiração de Navarro para abrir nove pontos de vantagem em menos de quatro minutos de jogo. Com sete pontos praticamente seguidos, o ala/armador do Barcelona brilhou no início da partida e foi fundamental para os europeus colocarem 15 a 4 de frente.

Marcelinho Huertas até tentou chamar a responsabilidade a favor dos brasileiros, mas do outro lado Pau Gasol tratou de manter os anfitriões tranquilos na liderança. Impecável, o camisa 4 marcou 12 pontos nos dez minutos inicias da partida e fez com que a Espanha fechasse o primeiro período com o placar em 30 a 14 a seu favor.

Logo no início do segundo quarto, o Brasil reagiu. Leandrinho marcou cinco pontos seguidos e, na sequência, Larry Taylor converteu uma bandeja para rapidamente cortar a diferença no placar para nove pontos (30 a 21). Porém o bom momento dos rivais não abalou os espanhóis e os atuais vice-campeões olímpicos trataram de segurar o jogo.

Seleção Brasileira sofreu sua primeira derrota no Mundial (FIBA/Divulgação)

Seleção Brasileira sofreu sua primeira derrota no Mundial (FIBA/Divulgação)

Com bom aproveitamento ofensivo, os donos da casa conseguiram recolocar a vantagem no marcador em dígitos duplos e colocaram 41 a 26 de frente. Nos minutos finais do quarto, o time verde-amarelo voltou a reagir e conseguiu baixar o prejuízo para 13 pontos (45 a 32).

Os primeiros cinco minutos do terceiro quarto podem ser resumidos a um nome: Pau Gasol. Imparável, o pivô do Los Angeles Lakers roubou a cena na volta dos vestiários e com incríveis 11 pontos seguidos, oriundos de três bolas de três pontos e outro tiro de média distância, fez com que a vantagem espanhola pulasse para 21 pontos (61 a 40).

A sequência do período foi basicamente uma “troca de cestas”, já que os europeus não conseguiram ampliar a diferença e os brasileiros não tiveram forças para reagir. Desta maneira, o duelo chegou para o último e decisivo período com as equipes separadas por 19 pontos: 66 a 47.

No último período, os dois técnicos optaram por preservar seus principais jogadores e o roteiro do jogo pouco se alterou. Sendo assim, os espanhóis confirmaram o triunfo com certa tranquilidade nos minutos finais.

“Nós tínhamos condições de fazer um jogo melhor, jogar de igual para igual, mas não foi possível. Méritos para eles também que tiveram um excelente aproveitamento nos arremessos de três pontos, fizeram um primeiro quarto perfeito que determinou o caminho da partida. Agora é pensar na Sérvia e buscar uma vitória que irá nos garantir em segundo no grupo”, analisou o armador Marcelinho Huertas.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília

Confira todos os resultados da rodada desta segunda-feira da Copa do Mundo de Basquete:

– Grupo A
Irã 70 x 83 Sérvia
França 94 x 55 Egito
Brasil 63 x 82 Espanha

– Grupo B
Porto Rico 79 x 90 Grécia
Argentina 85 x 81 Filipinas
Croácia 75 x 77 Senegal

Confira os jogos desta terça-feira da Copa do Mundo de Basquete:

– Grupo C
10h – Ucrânia x Turquia
12h30 – Estados Unidos x Nova Zelândia (SporTV)
16h30 – Finlândia x República Dominicana

– Grupo D
08h30 – Angola x México
12h30 – Austrália x Lituânia
15h – Coreia do Sul x Eslovênia