#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Não podem errar

27-04-2016 | 10:21
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas idênticas, Ginástico e Vasco se enfrentam sonhando com a primeira colocação da fase de classificação da Liga Ouro 2016

Hélio, do Vasco, e Alef, do Ginástico

Com campanhas idênticas, quatro vitórias e quatro derrotas, Ginástico e Vasco se enfrentam duas vezes nesta semana pela Liga Ouro 2016 (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Há quatro rodadas do fim da fase de classificação da Liga Ouro 2016, o Ginástico/Olympico e CR Vasco da Gama se veem com campanhas exatamente iguais. São quatro vitórias em oito partidas para os times, que irão se enfrentar duas vezes nesta semana (dia 28 e 30 de abril), em Belo Horizonte (MG), visando à aproximação com o líder Campo Mourão Basquete e distanciamento do quarto colocado, Sport Recife.

O primeiro duelo será nesta quinta-feira, às 19h30, e o segundo no sábado, às 17 horas, ambos no Olympico Club, casa do Ginástico, onde a equipe mineira ainda não venceu nesta Liga Ouro. Nas duas partidas que realizou como mandante, o elenco comandado por Jefferson Teixeira foi derrotado pelo Campo Mourão, por 75 a 73 e 89 a 80, respectivamente.

Para driblar as derrotas dentro do Olympico Club, o Ginástico terá que contar mais uma vez com Fabrício. O ala da equipe mineira é o segundo maior cestinha da Liga Ouro 2016, com média de 14,63 pontos por partida, e quarto maior reboteiro, com média de 6,50 rebotes por jogo.

Em sua última partida na temporada, a equipe mineira contou com Fabrício para bater o Campo Mourão, por 87 a 78, fora de casa, e aplicar a primeira derrota do time paranaense na Liga Ouro 2016.  Além do jogador, que contribuiu com 12 tentos, outros nomes se destacaram, como e principalmente Fernando Mineiro, que teve sua melhor atuação na competição, com 25 pontos e 12 rebotes.

+Clique e confira a tabela de classificação da Liga Ouro 2016

No Vasco os dois jogos já valem como partidas de playoffs. Vindo de duas vitórias diante do Sport, ambas em casa, a equipe cruzmaltina parece estar se acertando jogo a jogo. O primeiro dos confrontos contra o time pernambucano marcou a estreia dos dois últimos reforços dos cariocas, Márcio Dornelles e Dámian Palacios. O segundo, armador argentino, foi o grande destaque logo em sua primeira apresentação, com 19 pontos (cinco arremessos de 3 pontos convertidos), seis rebotes e duas assistências.

“Vão ser dois jogos já com a cara dos playoffs, pois as duas equipes estão brigando para subir na tabela de classificação e ter o mando de quadra na fase decisiva. Então, temos que estar concentrados, além de jogar coletivamente, tanto no ataque como na defesa, como ocorreu nos dois últimos jogos contra o Sport”, analisou o ala/pivô William Drudi, do Vasco.

Ginástico e Vasco se enfrentaram nas duas primeiras rodadas do primeiro turno da Liga Ouro 2016. Ambos os jogos ocorreram no Rio de Janeiro, com uma vitória para cada lado. Confira os números dos confrontos:

1ª Rodada – Vasco 76 x 79 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Marcellus 19 pontos, sete rebotes e uma assistência
VAS – Collum 18 pontos, três rebotes e duas assistências
GIN – Fred 15 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
GIN – Fabrício 12 pontos e sete rebotes

2ª Rodada – Vasco 97 x 78 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Gaúcho 20 pontos, seis rebotes e uma assistência
VAS – Hélio 11 pontos, seis rebotes e oito assistências
GIN – Fabrício 16 pontos e três rebotes
GIN – Perez 13 pontos, um rebote e quatro assistências

Ginásio Vasco da Gama

Ginástico e Vasco se enfrentaram duas vezes no Ginásio Vasco da Gama, válidos pelo primeiro turno da temporada, com uma vitória para cada lado (Luiz Pires/LNB)