#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB começa no dia 28 de janeiro com 15 equipes

26-01-2009 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

A tabela do Novo Basquete Brasil foi sorteada nesta terça-feira, na presença de técnicos e dirigentes dos times

São Paulo – O presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, fez o sorteio da tabela do Novo Basquete Brasil (NBB), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, na presença de técnicos e dirigentes dos 15 times que disputam a competição, a partir do dia 28 de janeiro. A Rede Globo é parceira da Liga Nacional de Basquete na organização do NBB.

Os times foram divididos em duplas, por sorteio, considerando a localização geográfica de cada um. As equipes paulistas como Pinheiros e Paulistano ficaram juntas, assim como os times do Espírito Santo – Saldanha da Gama, de Vitória, Cetaf/Garoto/UVV/PMVV, de Vila Velha.

Assim, quando os clubes paulistas viajarem para o Espírito Santo, enfrentarão as duas equipes, em revezamento, na quarta-feira e sexta-feira, em princípio às 20 horas (algumas equipes podem precisar fazer ajustes nesse horário). Vivo/Franca, por exemplo, estréia no Espírito Santo, jogando contra o Saldanha no dia 28 e com o Cetaf no dia 30. O parceiro de Franca é Araraquara, que enfrentará o Cetaf no dia 28 e o Saldanha no dia 30.

Os parceiros, por sorteio, são: Pinheiros (2) e Paulistano/Amil (3); São José/Unimed/Vinac (4) e Winner/Limeira (5); Saldanha da Gama (6) e Cetaf/Garoto/UVV/PMVV (7); Lupo/Araraquara (8) e Vivo/Franca (9); Ciser/Araldite/Univille/Joinville (10) e Univates/Bira, de Lajeado (11); Pitágoras/Minas Tênis (12) e Flamengo/Petrobras (13); Conti/Amea/Assis (14) e GRSA/Bauru (15). O Universo/BRB, de Brasília, ficou isolado, com o número 1.

<b>A primeira rodada, no dia 28 de janeiro, terá as seguintes partidas:</b>

Universo/BRB x Conti/AMEA/Assis
Pinheiros x Flamengo/Petrobras
Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas Tênis
São José/Unimed/Vinac x Univates/Bira
Winner/Limeira x Joinville Basquete
Saldanha da Gama x Vivo/Franca
Cetaf/Garoto/UVV/PMVV x Lupo/Araraquara.

Alguns jogos de sexta-feira eventualmente podem ser transferidos para o sábado em função da transmissão do SporTV.

O campeonato terá turno (até 20 de março) e returno (até 13 de maio). A fase de playoffs – com quartas-de-final, semifinal e final, sempre em séries melhor-de-cinco jogos – começa no dia 17 de maio. O campeonato poderá seguir até o dia 16 de junho. A tabela também prevê, entre o primeiro e o segundo turno, a realização de um Jogo das Estrelas, no dia 22 de março.

“Conseguimos fazer uma tabela numérica, a partir de critérios discutidos pelos clubes, e feita por sorteio diante de todos os integrantes do NBB. É a primeira vez que fazemos uma tabela por sorteio de um campeonato nacional”, explicou o técnico Aloísio Ferreira, o Lula, que coordena a Comissão Técnica da LNB.

<b>LOCAL DA COMUNICAÇÃO – Heleni Felippe (MTB 13.507), Daniel Neves e Juliana Leite – e-mails: heleni@localcom.com.br, daniel@localcom.com.br; juliana@localcom.com.br; Tel.: (11) 3263-0683 e (11) 84579704 e Nextel (11) 7378-0343 e id 86*84</b>