#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB olímpico

12-11-2012 | 01:26
Por Liga Nacional de Basquete

Temporada 2012/2013 nem começou, mas é possível sentir que o clima está diferente: será a primeira edição da competição após o retorno do Brasil às Olimpíadas

José Neto (Flamengo), Larry Taylor (Bauru), Demétrius Ferracciú (Limeira) e Marcelinho (Flamengo): quatro dos olímpicos no NBB (João Pires/NBB)

A temporada 2012/2013 do NBB é especial por vários motivos. Recorde de participantes, aumento de times, a chegada do Nordeste ao mapa do campeonato e a presença de seis jogadores brasileiros olímpicos e dois técnicos que estiveram nas Olimpíadas de Londres, neste ano. Marcelinho, Marquinhos, Caio Torres e o treinador José Neto (Flamengo); Alex e Guilherme Giovannoni (Uniceub/BRB/Brasília); Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru); e o técnico Demétrius Ferracciú (Winner/Kabum/Limeira).

O retorno da Seleção Brasileira masculina às Olimpíadas após três edições é mais uma prova do fortalecimento do basquete nacional desde a criação do NBB, e segundo o ala Marcelinho, ter os jogadores dessa campanha em times do campeonato faz com que a temporada 2012/2013 comece com ainda mais credibilidade. “É um incentivo a mais para os atletas, patrocinadores e público. Espero que, depois de uma conquista importante como essa, poder comemorar o título. Seria perfeito”, falou.

Depois de se naturalizar brasileiro, o armador Larry Taylor vestiu a camisa verde e amarela e enfrentou os melhores do mundo do basquete. Para o atleta, os jogadores do NBB estão nesse grupo seleto. “O nível das Olimpíadas é muito alto, conta com as principais estrelas de todo mundo, e o fato de termos jogadores do NBB nessa competição prova que o campeonato aqui também é muito forte”, afirmou.

Na opinião do técnico José Neto, o aumento da qualidade técnica dos atletas e a maior experiência internacional deles traz mais respeito e força a um campeonato como o NBB. “Hoje, a sensação é de que o Brasil é extremamente respeitado no basquete mundial. Nós sentimos muito isso aí durante os Jogos Olímpicos. E isso fortalece muito o basquete brasileiro. O fato de termos jogadores e comissão técnica que participaram de uma competição do nível das Olimpíadas agrega muitas coisas ao campeonato nacional. Isso engrandece demais a qualidade do NBB”, comentou.

Já de acordo com o treinador Demétrius Ferracciú, o momento é o ideal para fazer com que o basquete brasileiro cresça aos olhos de todos no país. Se a hora é boa, tem de ser aproveitada para colher muito mais frutos no futuro. “Tudo isso fez com que o basquete crescesse no país. Os atletas que estiveram lá são vistos como modelos para os outros jogadores, para o público. Nós vemos hoje o NBB como um produto sólido no mercado. Espero que o basquete aproveite esse momento importante e que continue crescendo mais”, concluiu.