#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Negócio da China

01-10-2015 | 01:07
Por Liga Nacional de Basquete

Prestes a estrear no NBB, Caxias do Sul viaja para a China para série de amistosos durante o mês de outubro; equipe enfrentará equipes do Canadá, EUA e seleção local

Caxias do Sul Basquete viajará mais de 17.000 quilômetros para uma turnê de amistosos na China (Divulgação)

Caxias do Sul Basquete viajará mais de 17 mil quilômetros para uma turnê de amistosos na China (Divulgação)

O NBB nunca esteve tão próximo do Banrisul/Caxias do Sul Basquete. Em pouco mais de um mês, os atuais campeões da Liga Ouro farão sua inédita estreia na elite do basquete nacional, diante do tricampeão UniCEUB/BRB/Brasília, em casa, no dia 03 de novembro (terça-feira). No entanto, a reta final da preparação do time gaúcho para o nacional 2015/2016 será feita bem longe daqui.

Na próxima terça-feira (06/10), a equipe caxiense embarcará para a China para uma série de amistosos preparatórios durante todo o mês de outubro. Com previsão de chegada em Shangai na quarta-feira (07/10), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa seguirão de trem para Xuzhou, onde farão sua primeira partida em solo chinês, na sexta-feira (08/10), diante do Capitale Nacionale, do Canadá.

Já no dia seguinte, no sábado (10/10), será a vez do time gaúcho enfrentar os donos da casa, o Xuzhou. No domingo (11/10), o adversário será uma equipe norte-americana que ainda será definida. Entre os dias 16 e 22, o Caxias estará na capital Beijing para a realização de um quadrangular com a presença do time canadense, do americano e da seleção da China.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa do NBB 2015/2016

Outra partida, ainda não confirmada, poderá ser realizada contra a equipe do Shanghai Sharks, entre os dias 23 e 25. No próprio dia 25, os caxienses embarcarão para o Brasil será no dia 25, às 23h30. A chegada, na cidade de São Paulo, está prevista para acontecer às 16 horas do dia 26. Por fim, a equipe estreante no NBB chegará a Caxias do Sul no início da madrugada do dia 27.

A vitória deixou o técnico Alberto Bial ainda mais confiante em uma boa temporada de estreia do Basquete Cearense no NBB

Basquete Cearense (foto) e Joinville também já fizeram excursões para a China em suas pré-temporadas de NBB (Divulgação)

Esta não será a primeira vez que um clube brasileiro terá experiências em solo chinês.  Em outubro de 2010, antes da terceira edição do NBB, o Joinville, então comandando pelo técnico Alberto Bial, representou a Seleção Brasileira em uma série de amistosos na China contra a seleção local. Depois, em 2012, Bial retornou ao país mais populoso do mundo com o Basquete Cearense, que, assim como o Caxias, faria sua estreia na elite do basquete brasileiro.

Por enquanto, o Caxias já disputou dois torneios como parte da preparação para o NBB 2015/2016. Há dez dias, o time do técnico Rodrigo Barbosa foi campeão da Copa FBG 63 anos, em Santa Maria (RS). Depois, os gaúchos ficaram com o vice-campeonato do Campeonato Sul-Brasileiro. Na competição, a equipe venceu o Tittãs (PR), o Brusque (SC) e perdeu para o Ponta Grossa (PR) na decisão.