#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No comando

30-05-2017 | 03:59
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de cinco temporadas como assistente de Alberto Bial, Flávio Espiga é o novo técnico do Minas

Ex-jogador e assistente técnico de Alberto Bial desde o NBB CAIXA 10/11, aos 44 anos Flávio Espiga assumirá o comando do Minas Tênis Clube. O time mineiro anunciou nesta segunda-feira (29/05) a contratação do novo treinador que irá comandar a equipe na temporada 2017/2018, após a equipe ficar fora dos playoffs da principal competição do basquete nacional pela terceira vez na história.

Após cinco NBB’s CAIXA como assistente, Espiga assumirá comando do Minas (Divulgação/LNB)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Espiga tem mais de 30 anos de experiência no esporte. Quando jogador passou pelas categorias de base e Seleção Brasileira adulta, além de atuar pelo próprio Minas entre 2003 e 2005. Logo após de se aposentar, no Joinville em 2010, começou a trabalhar como assistente de Alberto Bial, no qual permaneceu até a edição atual do NBB CAIXA.

Como assistente do técnico do Solar Cearense, Espiga esteve por uma temporada do NBB CAIXA no Joinville e outras quatro no time nordestino. O novo comandante do Minas também auxiliou Bial na conquista invicta dos cearenses na LDB de 2014, título inédito até hoje para o Carcará.

Novo técnico defendeu as cores do Minas quando jogador, entre 2003 e 2005 (Divulgação/Minas Tênis Clube)

“Sempre me preparei muito para este momento. Mesmo quando jogava, pensava na possibilidade de ser técnico. Sempre fiz cursos, busquei conhecimento. Agora, chegou o momento. Estou preparado, tenho conhecimento para colocar em prática, vivência em quadra. São 30 anos de basquete. Minha expectativa é a melhor possível. Se pudesse escolher um lugar para começar seria o Minas. Tem toda a estrutura e retaguarda para isso. Conheço as pessoas que estão aí”, declarou Flávio Espiga, assistente técnico do Basquete Cearense por quatro temporadas.

Com a saída de diversos atletas de uma temporada para outra, o Minas fez sua pior campanha na história da competição no NBB CAIXA 16/17. Com sete vitórias e 21 derrotas, a equipe mineira acabou na 13ª colocação após perder confronto direto para o Macaé Basquete na última rodada da fase de classificação, terminando fora dos playoffs pela segunda vez na história (a outra foi no NBB CAIXA 13/14).

“Sinceramente, entendo que o basquete é cíclico. Temos de estar atentos ao que acontece e ficar atualizados. Uma coisa de dez anos atrás pode ser reutilizada. Uma característica que tenho é a cobrança, mas quero que o grupo tenha prazer em estar junto todos os dias, em um ambiente agradável, com um trabalho integrado, com o crescimento de todos os profissionais. Quero que todos do basquete se envolvam”, completou o novo técnico do Minas.