#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

No detalhe

04-10-2013 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros mostra força, equilibra jogo, mas Olympiacos leva a melhor no primeiro jogo do Mundial; equipes voltam à quadra no domingo para decisão do título

Foi um jogo duro como o esperado. Durante os 40 minutos, o Pinheiros/SKY jogou de igual para igual com o Olympiacos, da Grécia. Mas no fim das contas os atuais campeões da Euroliga largaram na frente na disputa da Copa Intercontinental de Clubes 2013. Na noite desta sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, o clube de Atenas levou a melhor na primeira partida da decisão do título mundial, pelo placar de 81 a 70.

As equipes voltam à quadra no próximo domingo, às 11 horas (de Brasília), novamente em Barueri, para a segunda e decisiva partida da competição intercontinental. Para ficar com o título, o time brasileiro terá que vencer o duelo por 12 ou mais pontos. Enquanto isso, os gregos podem perder por até dez pontos de diferença que ainda assim ficam com a taça.

Sem se intimidar em enfrentar os atuais bicampeões da Euroliga, o Pinheiros equilibrou as ações e chegou a liderar o placar durante o segundo quarto (26 a 22). Mas os gregos não abaixaram a cabeça, mostraram mais tranquilidade nos momentos decisivos e conseguiram sair com a vitória.

“Começamos ansiosos demais e eles vieram pressionando. Só que eles não ficaram pressionando o jogo inteiro. Nosso time se impôs e levou a partida de igual para igual. Foi um jogo muito bonito de se ver, a torcida compareceu, a quadra estava linda e agora é repetir tudo isso no domingo”, disse o armador pinheirense Paulinho.

[galeria id=”42868″]

Grandes nomes das equipes, o ala norte-americano Shamell e o ala/armador grego Vassilis Spanoulis fizeram jus ao rótulo de estrelas e foram os principais destaques da partida. Mesmo com a derrota da equipe paulista, o MVP da Liga das Américas 2013 foi o cestinha do duelo, com 26 pontos. Enquanto isso, o camisa 7 do Olympiacos anotou 18 pontos (todos no segundo tempo) e ainda distribuiu nove assistências.

“Encaramos eles o jogo inteiro. Mas tivemos algumas falhas na defesa durante o segundo tempo e acabamos perdendo nos detalhes. Agora é descansar porque ainda tem muito jogo pela frente”, disse Shamell.

Além de Spanoulis, o ala Stratos Perperoglou, autor de 15 pontos, e o pivô norte-americano, que cravou um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes, foram fundamentais para o triunfo dos gregos. Pelo lado do Pinheiros, o também norte-americano Joe Smith marcou 19 pontos e mostrou um bom rendimento no confronto. Jonathan Tavernari e Paulinho foram outros do time brasileiro a atingirem dígitos duplos na pontuação, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

O Olympiacos começou melhor a partida e logo de cara abriu cinco a zero de frente. Com sua defesa pressionada, o time grego impôs muitas dificuldades ao ataque pinheirense. Sem espaço os comandados de Cláudio Mortari abusaram dos tiros de três pontos, mas sem sucesso – ao todo foram oito tentativas de longa distância e apenas um acerto na parcial inicial dos brasileiros.

Mas aos poucos o time paulista foi se soltando e graças a boas infiltrações de Paulinho melhorou sua produção. Na parte final do primeiro quarto, as duas equipes passaram a abusar dos erros e o jogo ficou truncado, mas sempre com os europeus na frente. Sendo assim, o esquadrão de Atenas, mesmo com pouca inspiração ofensiva, fechou os dez primeiros minutos do duelo com quatro pontos de vantagem: 15 a 11.

As bolas de três que não caíram no período inicial foram o grande trunfo para o Pinheiros reagir e definitivamente igualar as ações durante o segundo quarto. Logo no primeiro lance, Shamell acertou um tiro longo e baixou a desvantagem no placar para apenas um ponto (15 a 14). Na sequência, o clube grego até chegou a colocar seis pontos de diferença a seu favor (22 a 16), muito por conta de boas jogadas do ala Matt Lojeski. Mas Shamell apareceu bem novamente e roubou a cena.

Com dois tiros certeiros seguidos da linha de três pontos, o camisa 24 do Pinheiros empatou a partida em 22 a 22. Pouco tempo depois, Joe Smith foi o responsável por colocar o atual campeão da Liga das Américas na frente pela primeira vez na partida. O ala/armador converteu quatro pontos consecutivos e o time de São Paulo abriu quatro pontos de vantagem (26 a 22). Porém o Olympiacos não deixou barato e retomou a liderança do placar ainda na segunda parcial. Graças a boas jogadas da dupla de garrafão Printezis e Begic, a equipe do técnico Georgios Bartzokas fechou a primeira metade do jogo na frente, por dois pontos: 32 a 30.

Principal jogador do Olympiacos, Spanoulis chamou a responsabilidade na volta do intervalo. Até então zerado na partida, o MVP do Final Four das duas últimas edições da Euroliga controlou o jogo e anotou expressivos 11 pontos no terceiro quarto. Mas do outro lado, o Pinheiros contou com a mão calibrada de Tavernarni, autor de três tiros de três pontos praticamente seguidos, e boas jogadas de Shamell para manter o jogo equilibrado. Os gregos até chegaram a colocar nove pontos de frente (56 a 47), porém os pinheirenses converteram quatro pontos nos minutos finais da parcial e baixaram o prejuízo para cinco pontos (56 a 51) antes da chegada do último período.

Nos dez minutos finais, Shamell assumiu o jogo e tentou liderar uma reação do Pinheiros. Mesmo com a atuação inspirada do norte-americano, o time paulista não conseguiu desbancar o domínio dos gregos na partida. Com muita tranquilidade, a equipe da Europa administrou muito bem a vantagem no placar e não deu chances aos pinheirenses. Sob a tutela de Spanoulis, os atuais campeões da Euroliga ainda conseguiram aumentar a diferença a seu favor e fecharam o duelo com 11 pontos de frente.