#JOGAJUNTO

Mais basquete

No topo

22-08-2014 | 10:15
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros e Bauru vencem clássicos, somam quarto triunfo seguido e fecham primeiro turno na liderança de suas chaves no Campeonato Paulista 2014

O primeiro turno do Campeonato Paulista 2014 chegou ao fim. Nesta quinta-feira, a primeira metade da fase de classificação do Estadual se encerrou e a liderança dos dois grupos está nas mãos de equipes que atravessam ótimo momento na competição. Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru mantiveram o embalo, triunfaram pela quarta vez consecutiva e se isolaram na ponta de suas respectivas chaves.

Na estreia de Joe Smith no Paulista 2014, Pinheiros levou a melhor sobre o Paulistano (João Pires/Divulgação)

Na estreia de Joe Smith no Paulista 2014, Pinheiros levou a melhor sobre o Paulistano (João Pires/Divulgação)

Em casa, o time pinheirense levou a melhor sobre o Paulistano/Unimed, no grande clássico da capital paulista, pelo placar de 80 a 72. Com destaque para as atuações de Jefferson Campos, autor de 15 pontos, Marcus Toledo e Ted Simões, ambos com 12 pontos, e Jason Smith, que marcou 11 tentos, a equipe dirigida pelo técnico Marcel de Souza atingiu a quarta vitória seguida, em cincos jogos disputado no campeonato, e se manteve na ponta do Grupo B.

“Esse resultado foi muito importante para dar seguimento ao que temos feito até aqui. Terminar o primeiro turno na liderança do grupo é muito bom para continuarmos acreditando e ganhando confiança. O que fez a diferença na vitória foi a nossa defesa. No começo, o jogo estava meio travado, mas conseguimos manter o ritmo”, disse Toledo, que ainda garantiu oito rebotes.

Com a derrota, o Paulistano, que teve como cestinhas na partidas os norte-americanos Kenny Dawkins e Desmond Holloway, com 17 e 15 pontos, respectivamente, soma agora uma campanha de duas vitórias em cinco jogos disputados e caiu para a quinta colocação do Grupo A. A equipe atou desfalcada do pivô Fab Melo.

Sempre ele: Day voltou a ser o cestinha do Bauru (Newton Nogueira/Divulgação)

Sempre ele: Day voltou a ser o cestinha do Bauru (Newton Nogueira/Divulgação)

Enquanto isso, Bauru também conquistou uma vitória em um clássico do basquete paulista. Mesmo atuando no Ginásio “Pedrocão”, os atuais campeões estaduais levaram a melhor sobre o rival Vivo/Franca, pelo placar de 85 a 77. Assim como o Pinheiros, os representantes do interior paulista também foram derrotados apenas na rodada de abertura da competição, somam quatro vitórias seguidas e ocupam a liderança do Grupo A.

Ainda desfalcado de Larry Taylor, Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, que estão a serviço da Seleção Brasileira, e de Murilo, em recuperação de uma lesão, o time bauruense teve como grandes destaques na partida o quarteto formado por Robert Day, responsável por 19 pontos, Jefferson William, que registrou seu quinto duplo-duplo em cinco jogos disputados no Paulista, com 17 pontos e dez rebotes, Ricardo Fischer, autor de 17 pontos e sete assistências e Gui Deodato, dono de 16 pontos.

“Jogamos com inteligência e soubemos neutralizar os pontos fortes de Franca. É uma vitória muito importante já que não é fácil jogar em Franca, ainda mais contra um adversário direto na briga pela liderança do grupo”, analisou o assistente Hudson Previdelo, que comandou a equipe novamente já que o técnico Guerrinha está na Espanha.

Mesmo com a derrota, Franca teve os cestinhas da noite, o ala Léo Meindl e o ala/pivô Lucas Mariano, ambos com 20 pontos. Depois de perder pela segunda vez seguida, a equipe do técnico Lula Ferreira tem agora um desempenho de três vitórias em cinco jogos e caiu para a terceira colocação da chave A.

Quezada e Asbury estreiam, e São José volta a vencer

Com Asbury e Quezada em quadra. São José voltou a vencer no Paulista 2014 (Tião Martins/PMSJC)

Com Asbury e Quezada em quadra. São José voltou a vencer no Paulista 2014 (Tião Martins/PMSJC)

A sequência negativa do São José/Unimed no Campeonato Paulista chegou ao fim. Depois de levar a pior em seus últimos três compromissos na competição, o time do Vale do Paraíba voltou a vencer. Na partida que marcou o retorno do armador Manny Quezada, após um maior período de férias, e a estreia do recém-chegado ala norte-americano Brian Asbury, a equipe joseense superou a Liga Sorocabana, em casa, pelo placar de 91 a 86.

De volta ao time, Quezada teve boa atuação e foi o cestinha da equipe na partida, com 18 pontos. Asbury, por sua vez,  debutou em solo brasileiro com 12 pontos e cinco rebotes. Também norte-americano, o ala/pivô Tarvin Gaines, da Liga Sorocabana, foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos. Com o resultado, as duas equipes se encontram com a mesma campanha (duas vitória e três derrotas) e dividem a terceira posição do Grupo B.

A vice-liderança da chave A está nas mãos do Rio Claro Basquete, que soma o mesmo desempenho do líder Pinheiros, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. Na rodada desta quinta-feira, o time dirigido por Marcelo Tamião fez valer o mando de quadra e superou o Internacional/Fupes, pelo placar de de 85 a 79, com destaque para o armador Eric Tatu e o ala Caio Ranches, que marcaram 19 e 17 pontos, respectivamente.

Enquanto isso, no Grupo A, o Winner/Kabum/Limeira é quem ocupa a segunda posição. Atuando em casa, a equipe conquistou uma importante vitória ao superar o Mogi das Cruzes/Helbor, por 78 a 73, e também chegou à quarta vitória em cincos jogos disputados – Bauru leva a melhor no confronto direto.

O principal pontuador limeirense foi o armador Deryk, com 16 tentos, seguido pelo ala norte-americano David Jackson, que somou 15 pontos. O cestinha da partida foi o ala Shamell, do Mogi que converteu 18 pontos. Com a derrota, os mogianos caíram na tabela de classificação e ocupam a quarta posição do grupo, com duas vitórias em cinco jogos disputados.

Limeira, do armador Nezinho, bateu o Mogi e ocupa a vice-liderança do Grupo B (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Limeira, do armador Nezinho, bateu o Mogi e ocupa a vice-liderança do Grupo A (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Na outra partida do Grupo A, o Palmeiras/Meltex conquistou seu primeiro triunfo como visitante no Estadual. No Ginásio João Santos Meira, a equipe alviverde levou a melhor sobre o anfitrião Lins Basquete, por 97 a 71. Com 26 pontos, o ala/armador Neto foi o grande destaque da segunda vitória do time da capital paulista na competição. Por sua vez, o esquadrão do interior segue sem vencer no campeonato.

O Campeonato Paulista 2014 terá sequência neste sábado, com o início do segundo turno. As 12 equipes entrarão em quadra e seis partidas agitarão a sexta rodada da competição do Estado de São Paulo.

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

21/08 (quinta-feira)
Quinta rodada
Pinheiros/SKY 80 x 72 Paulistano/Unimed (Grupo B)
São José/Unimed 91 x 86 Liga Sorocabana (Grupo B)
Rio Claro Basquete 85 x 79 Internacional/Fupes (Grupo B)
Lins Basquete 97 x 71 Palmeiras/Meltex (Grupo A)
Winner/Limeira 78 x 73 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Vivo/Franca 77 x 85 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)

23/08 (sábado)
Sexta rodada
16h – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x Liga Sorocabana (Grupo B)
18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Palmeiras/Meltex (Grupo A)
18h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x Rio Claro Basquete (Grupo B)
18h – Ginásio João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete x Winner/Limeira (Grupo A)
18h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x São José/Unimed (Grupo B)
19h – Ginásio Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca (Grupo A)