#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

No último ato

14-03-2015 | 11:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida decidida apenas na prorrogação, Flamengo é derrotado pelo Pioneros de Quintana Roo e fica fora da final da Liga das Américas 2015

O duelo entre o Flamengo, e o Pioneros de Quintana Roo, do México, teve um enredo dramático. Durante todo o jogo, as duas equipes se equivaleram e após empate nos 40 minutos a decisão de quem ficaria com a segunda vaga na decisão da Liga das Américas 2015 foi para a prorrogação. No tempo extra, o roteiro seguiu idêntico e os segundos finais foram de tirar o fôlego. Mas para tristeza da torcida rubro-negra que compareceu em ótimo número ao Ginásio Maracanãzinho, na noite deste sábado, foi o time mexicano que venceu.

Com dois lances livres de Soriano, a menos de quatro segundos para o fim, o Pioneros ficou em vantagem. O Flamengo até teve a chance de mudar a história da partida, mas não conseguiu pontuar e viu a equipe dirigida pelo técnico portorriquenho Manuel Cintrón comemorar a dramática vitória, pelo placar de 82 a 81. Na decisão, os mexicanos terão outra equipe brasileira pela frente e medirão forças com o Paschoalotto/Bauru, neste domingo, às 20 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV 2.

Com 25 pontos, o pivô norte-americano Justin Keenan foi o cestinha de sua equipe e teve grande participação para a agremiação do México sair vitoriosa. Responsável pelos dois pontos que definiram o placar, Soriano deixou a quadra com 12 pontos e teve boa participação a favor da equipe vencedora, assim como o armador Denis Clemente, que marcou 14 pontos.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Flamengo e Pioneros (MEX)

“Fizemos um jogo muito intenso. Tínhamos enfrentado e vencido o Flamengo na primeira fase e sabíamos que poderíamos batê-los novamente. Tivemos um grande trabalho na defesa e conseguimos reduzir a pontuação deles. Além disso, conseguimos dominar os rebotes e isso facilitou as coisas para nós. Conquistamos um grande resultado diante do atual campeão e anfitrião desse Final Four”, disse Manuel Cintrón, técnico do Pioneros.

Autor de 27 pontos, o ala Marquinhos foi o cestinha do jogo e o grande destaque individual do Flamengo. Com um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes, o pivô norte-americano Meyinnse também teve boa atuação. Outro que teve bom desempenho foi Herrmann, que deixou a quadra com 13 pontos e oito rebotes.

O jogo

O Pioneros até largou na frente e colocou 6 a 2 de frente nos minutos iniciais do duelo. Mas o primeiro quarto foi amplamente dominado pelo Flamengo. Com nove e sete pontos, respectivamente, os alas Marquinhos e Herrmann comandaram a alta produção ofensiva da equipe na parcial inicial e os atuais bicampeões do NBB não demoraram a abrir vantagem. Sem conseguir igualar a alta produção dos brasileiros, os mexicanos nada puderam fazer para impedir que a diferença no placar ficasse em nove pontos (23 a 14) a favor do clube da Gávea.

Logo no início do segundo quarto, o Pioneros mostrou que não estava morto no jogo. Com rápidos seis pontos, a equipe mexicana baixou a diferença no placar (23 a 20) e obrigou o técnico flamenguista José Neto a parar o jogo. A resposta dos jogadores rubro-negros ao tempo pedido por seu treinador foi ótima. Marquinhos marcou seis pontos seguidos, Felício anotou outros dois e a vantagem dos donos da casa voltou a ficar confortável (31 a 20). Porém do outro lado o time mexicano seguiu com a cabeça erguida e rapidamente equilibrou o jogo novamente.

Com três bolas de três seguidas, nas mãos dos pivôs Lopez, Hernandez e Keenan, o Pioneros tornou a reduzir a diferença no placar para três pontos (33 a 30). Nos minutos seguintes, o Flamengo passou por um bom momento ruim e, diante de um bom trabalho defensivo dos rivais, passou a apresentar irregularidade em seu ataque. Enquanto isso, os mexicanos continuaram à vontade em quadra e depois de boas jogadas de Clemente e Soriano assumiram a liderança (40 a 37). Só que no minuto final do segundo período, o time brasileiro marcou cinco pontos seguidos, com Laprovittola e Marquinhos, e conseguiu recuperar a ponta do marcador antes da chegada do intervalo (42 a 40).

O começo do terceiro quarto foi “lá e cá” e as equipes se alternaram algumas vezes no comando do placar. Com mais intensidade dos dois lados da quadra, o Pioneros emplacou uma sequência de sete pontos contra nenhum dos rivais e colocou cinco pontos de frente (56 a 51). Na reta final da terceira parcial, o Flamengo viveu um bom momento, graças a bons lances de Gegê, Herrmann e Marquinhos, e conseguiu cortar o prejuízo para dois pontos antes da chegada do último período (60 a 58).

Diante da forte defesa dos rivais, o Flamengo cometeu muitos erros no começo do quarto decisivo. Enquanto isso, do outro lado da quadra, o Pioneros mostrou mão calibrada nas bolas de três ponto. Após tiros de longa distância convertidos por Manjarres, Keenan e Hernandez, os mexicanos estabeleceram sua maior vantagem na partida até então (71 a 63). Sem se abalar, o Flamengo respondeu rapidamente e, após cesta seguida de falta de Meyinnse e um arremessos de três pontos convertido por Herrmann, baixou o prejuízo para dois pontos (71 a 69) e incendiou as arquibancadas do Maracanãzinho.

Com mais dois pontos de Herrmann, em linda jogada individual, o Flamengo deu sequência à sua reação e deixou tudo igual (71 a 71), com pouco mais de três minutos para o fim. Depois de três pontos de Laprovittola de um lado e três de Romel Beck do outro, o duelo chegou para seu minuto final ainda com empate no placar (74 a 74). A igualdade seguiu até o fim dos 40 minutos e, sem nenhuma das duas equipes pontuar, a decisão da vaga na final da Liga das Américas foi para a prorrogação.

Durante todo o tempo extra, as equipes travaram uma verdadeira batalha. Em nenhum momento, nenhum dos dois times conseguiu ter vantagem superior a dois pontos e a partida ficou ainda mais dramática. Com destaque para Keenan, o Pioneros ficou em vantagem (80 a 79), com pouco mais de um minuto para o fim. Logo em seguida, Marquinhos converteu dois pontos e deixou o Flamengo em vantagem (81 a 80). Porém logo em seguida Soriano converteu dois lances livres e tornou a deixar os mexicanos na frente. Com pouco mais de três segundos para tentar a virada, os cariocas não conseguiram pontuar e a vitória ficou mesmo com o valente esquadrão de Quintana Roo.