#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Noite dedérbi

07-11-2018 | 12:01
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade antiga, velhos conhecidos e confronto direto: saiba tudo sobre o clássico Pinheiros x Paulistano, que será nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter

Nesta quarta-feira (07/11), EC Pinheiros e Paulistano/Corpore se enfrentarão pela primeira vez no NBB CAIXA 2018/2019. O dérbi da capital paulista será realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do @NBB.

+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA

Com campanhas bem parecidas neste início de temporada, o duelo entre os clubes rivais será importantíssimo para ambas as equipes na tabela de classificação por se tratar de um confronto direto entre o quarto e o quinto colocado.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

💪🐯🔴⚪ Já estamos peparados pra batalha! Vamos juntos #FamiliaPaulistano @nbb @twitterbrasil

Uma publicação compartilhada por Paulistano Basquete (@paulistano.basquete) em

 Após assumir a liderança ao vencer o Flamengo, na última quinta-feira, o time comandado pelo técnico César Guidetti foi até Belo Horizonte enfrentar o Minas, no sábado, e não conseguiu um bom resultado. Com a derrota para o time mineiro, o Pinheiros caiu para a quarta colocação, com campanha de cinco vitórias em sete partidas disputadas (71,4% de aproveitamento).

+Seleção da semana #3 do NBB CAIXA

Enquanto isso, o Paulistano teve uma sequência de dois jogos no Rio de Janeiro e voltou para casa com uma vitória, sobre o Vasco da Gama, e uma derrota, para o Botafogo. Esses resultados deixaram o CAP na quinta posição, com quatro triunfos e duas derrotas (66,7% de aproveitamento).

Roquemore, do Paulistano, Corderro Bennett, do Pinheiros

Histórico geral

O histórico do dérbi paulista no NBB CAIXA é extremamente equilibrado. No total, as equipes se enfrentaram em 23 oportunidades, com vantagem mínima para o Pinheiros, que venceu 12 vezes, contra 11 do Paulistano.

Neste ano, os times já se encontraram por quatro vezes pelo Campeonato Paulista, duas pela primeira fase (com um triunfo para cada) e outras duas na semifinal da competição, em que o CAP conseguiu a vaga na decisão ao vencer o grande rival por 2 a 0, na série melhor de três partidas.

Por se tratarem de dois clubes referência nas categorias de base, a rivalidade entre eles acontece já a algumas décadas, muito por causa dos inúmeros confrontos entre os jovens nesses anos. Na partida desta quarta-feira, alguns atletas que já participaram desses duelos enquanto juvenis estarão em quadra, como Yago, Victão e Dikembe, pelo CAP, e Ruivo, Danilo Sena e Jonatham, pelo Pinheiros.

Reencontros

O dérbi da capital paulista também colocará frente a frente velhos conhecidos dos dois lados. Ao todo, cinco jogadores já vestiram as cores de Pinheiros e Paulistano.

Pela equipe pinheirense, três jogadores se enquadram neste perfil: o armador norte-americano Kenny Dawkins, o pivô Renato Carbonari e o ala Betinho.

Kenny Dawkins, um dos destaques do Pinheiros na atual temporada, teve boa passagem no clube rival. Ao todo foram três anos com a camisa do CAP (2013 a 2016), com médias de 12,9 pontos, 3,2 rebotes, 3,5 assistências, além de ter feito parte do elenco que foi vice-campeão do NBB CAIXA 2013/2014.

Agora no Pinheiros, Dawkins atuou por três temporadas com a camisa do Paulistano (Divulgação/LNB)

Outro que também esteve ao lado de Dawkins no vice-campeonato do Paulistano foi o pivô Renato Carbonari. O experiente jogador construiu boa parte de sua história no NBB CAIXA justamente com as cores do time que hoje é o seu maior rival. Foram cinco temporadas com as cores do alvirrubro (2011 a 2015 e 2016/2017), e dois vice-campeonatos do NBB CAIXA.

Renato Carbonari chegou a duas finais do NBB CAIXA quando atuava pelo Paulistano (Divulgação/LNB)

Além deles, outro que passou pelo Paulistano foi o ala Betinho. O ala do Pinheiros atuou com a camisa do CAP por três temporadas (2009 a 2012), e conseguiu média de 14,0 pontos em 85 jogos.

Já pelo Paulistano, dois jogadores também estão na mesma situação, caso do armador Georginho e do ala/pivô Renan Lenz.

Formado no Pinheiros, Georginho atuou na equipe entre 2013 e 2015. Foram três temporadas na LDB, com direito a título na edição de 2015, além de somar alguns minutos ao longo dos três anos em que esteve entre a base e o time principal. Ao todo, foram 38 jogos com o time do Jardim Europa no NBB CAIXA e 82 pontos marcados.

Georginho começou sua carreira profissional no Pinheiros (Divulgação/LNB)

O ala/pivô Renan Lenz também já sentiu a sensação de estar do outro lado do confronto. Com passagens entre 2015 e 2017 no Pinheiros, o ala/pivô anotou médias de 9,5 pontos e 4,1 rebotes em 78 jogos.

“Minha passagem pelo Pinheiros foi muito marcante na minha carreira. Evolui muito por lá e só tenho a agradecer por tudo. Agora estou aqui no Paulistano, preparado para dar o meu máximo hoje e conseguir vencer este dérbi”, disse o ala/pivô Renan Lenz, que tem médias de 8,5 pontos e 4,2 rebotes na atual temporada pelo CAP.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.