#JOGAJUNTO

Mais basquete

Noite de estreias

07-08-2015 | 11:21
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco partidas, Campeonato Paulista 2015 tem sua primeira rodada completa disputada nesta quinta; Mogi, São José e Franca vencem

O Campeonato Paulista 2015 começou para valer. Depois de ser aberta no último dia 25, com a vitória da Liga Sorocabana sobre Jacareí em jogo isolado, a principal competição estadual do basquete nacional teve sua primeira rodada completa disputada e cinco partidas agitaram a noite desta quinta-feira (06/08).

Pelo Grupo A, o Mogi das Cruzes/Helbor conquistou a vitória mais elástica da rodada. Mesmo fora de casa, a equipe dirigida pelo técnico espanhol Paco García não encontrou dificuldades para vencer o Jacareí Basketball/ABJ, pelo placar de 96 a 69. Vindo do banco de reservas, o ala Filipin marcou 20 pontos e foi o cestinha mogiano na partida Estreante da noite, o ala/pivô Lucas Mariano teve bom desempenho em sua primeira partida por sua nova equipe e deixou a quadra com 17 pontos e seis rebotes.

“Acho que foi muito melhor do que todos nós esperávamos. Começamos bem. Estávamos muito concentrados e sérios. O frio na barriga está o mesmo ainda, mas demos um passo super importante para o começo do Paulista. O time estava mais solto e estava todo mundo bem, com uma postura legal de jogo”, disse Filipin.

Ainda pela chave A, o São José Basketball levou a melhor sobre o Paulistano/Unimed, por 81 a 73, e também estreou no Paulistão com vitória. Com um elenco completamente reformulado em relação à última temporada, o time do Vale do Paraíba teve no ala Matheus Dalla, autor de 16 pontos, seu principal destaque. Pelo clube da capital paulista, o atleta mais efetivo foi o pivô Caio Torres, que estreou por sua nova equipe justamente contra seu ex-time e deixou a quadra com 18 pontos e oito rebotes.

Jamaal e Valtinho fizeram suas respectivas estreias por São José e Paulistano (Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Jamaal e Valtinho fizeram suas respectivas estreias por São José e Paulistano (Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Do outro lado, no Grupo B, três partidas agitaram a noite e o “novo time” do Franca Basquete roubou a cena. Fora de casa, no Ginásio Felipe Karan, a equipe do técnico Lula Ferreira levou a melhor sobre o Rio Claro Basquete, por 75 a 62, com destaque para os 16 pontos marcados pelo experiente armador Matheusinho. Pela equipe anfitriã, o ala Dedé Stefanelli foi o cestinha, com 12 pontos.

Com praticamente seu time Sub-22 em quadra, Bauru foi superado pelo América (Henrique Costa/Bauru Basket)

Com praticamente seu time Sub-22 em quadra, Bauru foi superado pelo América (Henrique Costa/Bauru Basket)

Nas outras duas partidas da chave, Paschoalotto/Bauru e Winner/Limeira atuaram com muitos desfalques e acabaram derrotados. Sem contar com Paulinho Boracini, Alex Garcia, Murilo Becker, Robert Day, Hettsheimeir e Jefferson, além de Ricardo Fischer e Léo Meindl, ambos na Seleção Brasileira, o time bauruense perdeu para o América de São José do Rio Preto, por 95 a 76. Com 29 pontos, o ala norte-americano Corderro Bennet liderou a equipe vencedora, enquanto que o armador Carioca se destacou pelos atuais vice-campeões do NBB, com 23 pontos, sete assistências e seis rebotes.

Também com uma série de desfalques – Deryk, Rafael Mineiro, David Jackson, Ronald Ramon e Nezinho não atuaram – Limeira acabou superada pelo AERCO Osaco, pelo placar de 67 a 61. Um dos destaques da primeira etapa da LDB 2015, o ala limeirense Higor manteve o bom momento e foi o cestinha do confronto, com 18 pontos. Pelo time vencedor, os maiores pontuadores foram os argentinos Enzo Cafferata e Damian Pineda, com 11 pontos cada.

Agora, o Campeonato Paulista 2015 terá sua próxima rodada disputada neste sábado (08/08), com a realização de quatro partidas. Única equipe que ainda não estreou na competição, o Pinheiros irá até a cidade de Sorocaba para enfrentar a Liga Sorocabana, no Ginásio Gualberto Moreira, às 18 horas. Nos outros três jogos, destaque para o clássico entre Paschoalotto/Bauru e Franca.

Confira todos os resultados desta quinta do Campeonato Paulista 2015:
Jacareí Basketball/ABJ 69 x 96 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
São José Basketball 81 x 73 Paulistano/Unimed (Grupo A)
Rio Claro Basquete 62 x 75 Franca Basquete (Grupo B)
Paschoalotto/Bauru 76 x 95 América de São José do Rio Preto (Grupo B)
Winner/Limeira 61 x 67 AERCO Osasco (Grupo B)

Confira os próximos jogos do Campeonato Paulista 2015:
– 08/08 (sábado)
17h – Jacareí Basketball/ABJ x São José Basketball
18h – Liga Sorocabana x Pinheiros
18h – Paschoalotto/Bauru x Franca Basquete
18h – Winner/Limeira x Rio Claro Basquete