#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nome definido

19-10-2015 | 04:13
Por Liga Nacional de Basquete

Após anunciar saída de Guerrinha, Bauru acerta vinda do técnico Demétrius Ferracciú, que comandou o Minas na última temporada; contrato será de dois anos

Depois de comunicar a saída de Guerrinha na última sexta-feira, o Paschoalotto/Bauru não perdeu tempo e já anunciou seu novo treinador: Demétrius Ferracciú. Nesta segunda-feira, a equipe bauruense acertou a vinda do então técnico do Decisão Engenharia/Minas para comandar o atual vice-campeão do mundo pelas próximas duas temporadas. O Dragão realizará uma coletiva de imprensa com a presença do novo treinador, nesta quarta-feira (21/10), no Ginásio Panela de Pressão, às 10 horas (de Brasília).

Na última temporada, Demétrius levou o clube de Belo Horizonte à quinta colocação na fase de classificação do NBB, com 17 vitórias e em 30 partidas (56,7% de aproveitamento) e cravou a melhor campanha da equipe mineira desde a segunda edição do nacional. Recentemente, no último sábado, o treinador conquistou o título do Campeonato Mineiro 2015.

“Estou muito feliz em estar de volta a cidade que faz parte da minha casa. Meu início foi em Bauru, comecei como jogador aqui e isso me deixou muito a vontade para tomar a decisão de aceitar o convite. É uma cidade que me acolheu desde pequeno e será ótimo retornar a Bauru”, destacou Demétrius, lembrando sua passagem pelo Luso, de Bauru (SP), nas categorias de base.

Demétrius Ferracciú foi anunciado nesta segunda-feira e será o treinador do Bauru nas próximas duas temporadas (Orlando Bento/Minas T.C.)

Demétrius Ferracciú foi anunciado nesta segunda-feira e será o treinador do Bauru nas próximas duas temporadas (Orlando Bento/Minas T.C.)

Além de sua passagem pelo comando técnico do Minas, Demétrius possui experiência de cinco temporadas à frente do Limeira, com direito a um título do Campeonato Paulista de 2010. Ainda neste período, o treinador, nascido em São Paulo (SP), exerceu o cargo de técnico da Seleção Brasileira Sub-19 e de assistente técnico de Rubén Magnano na principal, função que exerce até os dias de hoje e já o levou para os Jogos Olímpicos de Londres (2012).

Como jogador, Demétrius conquistou seis títulos nacionais, sendo três deles com o Franca, dois com o Vasco da Gama (RJ) e um com o Telemar (RJ), e um vice-campeonato mundial, também com o Vasco, em 1999, sendo derrotado na decisão apenas pelo San Antonio Spurs, da NBA. Com a camisa da Seleção, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), dois Mundiais (1998 e 2002), foi tricampeão Sul-Americano (1993, 1999 e 2003) e conquistou o bicampeonato Pan-Americano (1999 e 2003).

Para chegar ao Mundial, Demétrius comandou a Seleção ao vice-campeonato da Copa América Sub-18, em 2012 (Diego Evangelista/Divulgação)

Assistente de Magnano na Seleção principal, Demétrius também foi técnico da Sub-19 (Diego Evangelista/Divulgação)

“Estou muito feliz de poder fazer parte do ciclo de uma equipe vencedora. Para mim é um desafio e, como treinador, vivo disso. Minha vida inteira foi em relação a isso, desafios e conquistas. Encaro essa nova etapa como mais um grande desafio na minha vida e minha carreira”, apontou Demétrius. Agora meu foco passa a ser o mesmo do time: defender o título da Liga das Américas e conquistar o NBB. Vamos trabalhar dia a dia para isso”, finalizou Demétrius.

“O Demétrius foi o escolhido por ser um técnico que, apesar de novo, possui muita experiência, inclusive com a seleção. Traz uma bagagem vitoriosa e possui as qualidades que achamos necessárias para continuar figurando entre as melhores equipes do basquete brasileiro e mundial”, disse o gestor do Bauru, Vitinho Jacob.

A estreia de Demétrius e do Bauru na temporada 2015/2016 do NBB será no dia 03 de novembro (terça-feira), diante do atual campeão Flamengo, em reedição da final da última edição do nacional. O duelo será no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas.