#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

No páreo

27-09-2014 | 02:09
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de passar mais de 30 minutos do 1º jogo em vantagem, Flamengo vê boas chances de vencer 2ª partida e ficar com o título da Copa Intercontinental

Flamengo fez boa partida, mas não conseguiu ficar com a vitória (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Flamengo fez boa partida, ficou em vantagem por boa parte do jogo, mas não conseguiu ficar com a vitória (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

O primeiro jogo da Copa Intercontinental 2014 mostrou que o Flamengo tem grandes chances de ficar com o troféu do Mundial Interclubes. Na última sexta-feira, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o time carioca esteve à frente no placar durante praticamente todo o jogo, mas viu o Maccabi Tel-Aviv reagir e conseguir a virada nos minutos finais.

+Confira maiores informações sobre Flamengo e Maccabi Tel Aviv no Hot Site da Copa Intercontinental

Com o triunfo conquistado pelo placar de 69 a 66, a agremiação israelense largou na frente na luta pelo título mundial. Agora, as equipes voltarão a se enfrentar neste domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília) novamente na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal SporTV, e o novo campeão mundial será conhecido.

“Não é essa derrota que vai tirar nosso foco. Temos que ter na cabeça que esse torneio tem algo especial. É um ‘jogo’ de oito períodos e foram apenas quatro até agora. É assim que estamos pensando e vamos para essa segunda metade da disputa com muita confiança. Vamos dar nosso máximo para ficar com o título”, declarou o técnico rubro-negro José Neto.

Agora, para levar a taça de campeão mundial para a Gávea, o Flamengo precisa de uma vitória por quatro ou mais pontos de diferença na segunda partida. Caso vença por um ou dois pontos de diferença, o time brasileiro não evitará que o Maccabi fique com o título. Em caso de um triunfo por três pontos de vantagem dos brasileiros será o average entre os dois placares que definirá o campeão.

Devin Smith, do Maccabi, e Meyinsse, do Flamengo

Flamengo fez um jogo duro e ficou muito perto de vencer o primeiro jogo da Copa Intercontinental (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

“Nós vimos alguns jogos deles e sabíamos que eles jogariam de maneira agressiva. Sabíamos que era um time que chutava bastante da linha de três pontos, mas ontem não só eles como nós também não tivemos um bom aproveitamento. No final do jogo anotamos algumas cestas importantes e marcamos melhor, por isso vencemos. Mas domingo vai ser um jogo aberto novamente. São só três pontos de diferença, então precisamos vencer mais um jogo para ficarmos com o título”, declarou Guy Goodes, técnico do Maccabi.

No duelo desta sexta-feira, depois de ver os europeus largarem na frente, os atuais campeões da Liga das Américas reagiram ainda no primeiro quarto e assumiram a ponta do marcador. Durante o segundo período, a vantagem dos rubro-negros chegou a ser de dez pontos (33 a 23) e os donos da casa foram para o intervalo com cinco pontos de frente.

O domínio flamenguista se manteve na volta dos vestiários e a equipe dirigida pelo técnico José Neto levou o confronto para a última parcial com três pontos de vantagem (51 a 48). Mas, nos dez minutos finais de jogo, o Maccabi contou com atuação inspirada de Jeremy Pargo para mudar o cenário. No embalo do armador norte-americano, os israelenses assumiram a ponta do placar com pouco menos de três minutos para o fim e conseguiram largar na frente na briga pelo troféu da Copa Intercontinental.

“No final um jogador deles acabou desequilibrando. Estamos falando de um atleta de muita qualidade e que fez a diferença. Mas mostramos que podemos jogar de igual para igual com o Maccabi e temos que nos manter focados. Depois do que aconteceu hoje (sexta-feira) posso dizer que temos chances de ficar com o título. Vamos atuar novamente ao lado da nossa torcida, a ansiedade do primeiro jogo vai ter passado e vamos em busca dessa conquista”, disse o ala/armador Vitor Benite, que saiu muito bem do banco de reservas durante o primeiro jogo e deixou a quadra com nove pontos e quatro rebotes.

Grande destaque da vitória do Maccabi, Pargo mostrou enorme poder de decisão. Depois de um primeiro tempo discreto, o armador, de 28 anos, que tem passagem pela NBA, brilhou na metade final do jogo, principalmente no período final. Nos últimos minutos de jogo, o jogador acertou quatro dos cinco arremessos que tentou, sendo dois seguidos da linha de três pontos, marcou dez de seus 21 pontos e foi a grande figura da partida.

“O time não esteve bem durante o primeiro tempo. Tivemos muitas dificuldades, mas na volta do intervalo tivemos uma postura mais agressiva e, dessa maneira, o time melhorou e eu melhorei junto. Sabemos que a decisão não acaba aqui e precisamos manter o foco para sermos mais regulares no segundo jogo”, disse Pargo.

“O Flamengo é um grande time. Eles têm uma formação bastante alta e que nos causou muito prejuízo. Precisamos estar melhor nos quatro períodos do jogo de domingo para segurar o Flamengo”, completou o cestinha do primeiro jogo.

Norte-americano Pargo chamou a responsabilidade no fim e foi decisivo para o triunfo do Maccabi (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Norte-americano Pargo chamou a responsabilidade no fim e foi decisivo para o triunfo do Maccabi (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Um dos grandes trunfos do Flamengo para liderar boa parte do jogo e ficar muito perto de vencer os campeões da última edição da Euroliga foi o domínio dos rebotes. Ao todo, o esquadrão do Rio de Janeiro apanhou 46 rebotes, sendo 17 ofensivos, contra 38 dos rivais. Em compensação, a equipe rubro-negra não mostrou um bom aproveitamento em uma de suas especialidades: os tiros da linha de três pontos. Foram 31 tentativas de longa distância e apenas quatro acertos (13% de aproveitamento).

“Foi uma partida como todo mundo esperava, com bastante equilíbrio. O Flamengo teve a possibilidade de ganhar, mas basquete é assim e eles foram mais eficientes no final do jogo. Suportamos o time deles, mas pecamos em algumas situações e vamos tentar arrumar para domingo”, disse Neto.

“De qualquer forma não podemos desmerecer a qualidade do time adversário. Mas não é normal esse elenco do Flamengo ter um aproveitamento tão desse da linha de três pontos. Não foram chutes forçados, mas infelizmente a bola não caiu”, completou o comandante flamenguista José Neto.