#JOGAJUNTO

LNB

Nota defalecimento

24-06-2019 | 11:33
Por Liga Nacional de Basquete

LNB lamenta falecimento do ex-jogador e técnico Paulão Berger, figura lendária do basquete de Franca e pai do ala Léo Meindl

Paulão foi técnico do Franca durante 5 edições da LDB e desenvolveu diversos atletas para o cenário nacional (João Pires/LNB)

O basquete brasileiro amanheceu de luto. O ex-jogador e técnico Paulo César Reis Meindl Von Berger, o “Paulão”, figura lendária do Franca Basquete, faleceu na noite deste domingo (23/06), aos 55 anos, em um hospital de São Paulo (SP), em decorrência de problemas cardíacos que já haviam interrompido sua carreira de treinador há quatro anos.

Paulão, que é pai do ala Léo Meindl, do Paulistano/Corpore e da Seleção Brasileira, jogou no Franca Basquete por 13 anos e conquistou dois títulos nacionais (1990 e 1991), dois Estaduais (1988 e 1990) e dois Sul-Americanos (1990 e 1991). Com a camisa da Seleção Brasileira, esteve presente na conquista do título do Campeonato Sul-Americano de 1989.

Já como técnico, comandou por 12 anos as equipes Sub-19 e Sub-22 do Franca, com direito a um título do Campeonato Paulista Sub-19 e um vice-campeonato LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), ambos em 2012. Além disso, atuou como auxiliar técnico do time adulto francano no NBB CAIXA.

Grande revelador de atletas, foi responsável por desenvolver jovens que hoje atuam em alto nível nas quadras do NBB CAIXA, como Cauê Borges, Alexey, Lucas Mariano, João Pedro Demétrio e seu filho Léo Meindl.

No Jogo das Estrelas de 2015, realizado em Franca (SP), Paulão deu nome a uma das equipes do Arremesso das Estrelas, competição que reunia trios compostos por uma lenda francana, uma estrela do NBB CAIXA e uma estrela da Liga de Basquete Feminino (LBF) para uma disputa de arremessos.

A Liga Nacional de Basquete lamenta profundamente o falecimento desta lenda do basquete brasileiro e deseja força a todos os amigos e familiares. Mas além de lamentar, é preciso também agradecer por todos os serviços prestados e pelas vidas que ele mudou à sua volta. Obrigado, Paulão.