#JOGAJUNTO

LNB

Nota Oficial

09-06-2017 | 05:46
Por

Entidades se unem para engrandecimento do basquetebol brasileiro

A pedido da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB), através do seu Conselho de Administração e diretoria, enviou, nesta sexta-feira (dia 09) uma carta à FIBA (Federação Internacional de Basquete) visando contribuir para o término da suspensão imposta à CBB.

Nesta carta restou esclarecido:

Liga Ouro – A LNB adotará a Supercopa Brasil da CBB como competição que dará acesso ao NBB, observadas as normas regulamentares de acesso, em substituição à Liga Ouro.

Liga de Desenvolvimento – Em relação ao que foi divulgado pela CBB sobre as competições de base, reiteramos que a realização da LDB continuará sob responsabilidade da LNB. Sendo assim, sempre estaremos dispostos a discutir com a CBB uma forma de aprimorarmos a LDB sem, no entanto, abrirmos mão de realizá-la.

Arbitragem – A LNB sempre utilizou em suas competições, e assim permanecerá, escalando os árbitros credenciados pela Confederação.

Superior Tribunal de Justiça Desportiva – Embora as Leis brasileiras outorguem à LNB o direito de termos o nosso próprio Tribunal de Justiça Desportiva, desde que atue exclusivamente nas competições que realizamos, e ainda que a Liga já reconheça o STJD da CBB para assuntos de sua competência original, estamos dispostos a adotar o STJD da CBB conforme acordo entre as partes.

Campeonatos de Base – A LNB retirou do Ministério do Esporte dois projetos aprovados, na época, realizados por solicitação da própria CBB, para a realização de competições de base, sub 15 e sub 18 às quais doravante deverão ser realizadas pela CBB nos dando a tranquilidade necessária para nos concentramos nas nossas atividades fim.

Liga Feminina – Recebemos há dois anos a visita da Rainha Hortência relatando que a LBF estava em dificuldades administrativas e financeiras e corria o risco de não ocorrer. A LNB acolheu a LBF e em dois anos sanou e organizou suas finanças, conseguiu fortes patrocinadores, criou o Conselho de Administração, ampliou de três para seis o número de participantes, modernizou as áreas de comunicação e o sistema de competição. Agora, em conjunto com a LBF, decidimos que a mesma deve seguir por conta própria, portanto não se encontra mais sob o guarda-chuva da LNB.

Desta forma, a LNB entende que continua a contribuir no processo de engrandecimento do basquete brasileiro e esperamos que a FIBA revogue a punição imposta à CBB.