#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Nova safra

04-06-2015 | 03:13
Por Liga Nacional de Basquete

Com 14 atletas da “geração LDB”, técnico Gustavo De Conti anuncia convocação da Seleção Brasileira para disputa da Universíade de Gwangju

O técnico Gustavo De Conti anunciou a lista dos convocados que representarão a Seleção Brasileira na Universíade de Gwangju, na Coreia do Sul. O elenco se apresentará nesta segunda-feira (08/06), na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, para o início dos treinamentos.

O jovem treinador, de apenas 35 anos, convocou 16 jogadores e fará quatro cortes antes do início do torneio. A lista conta com grandes destaques das quatro primeiras edições da LDB, campeonato nacional Sub-22 organizado pela LNB (Liga Nacional de Basquete) em parceria com o Ministério do Esporte. Dos 16 atletas chamados por De Conti, apenas os pivôs Rafael Maia e Daniel Barbieri – ambos atuam fora do país – nunca jogaram a LDB.

Bicampeão da competição Sub-22 pelo Flamengo e também tricampeão do NBB, o armador Gegê é um dos mais experientes da convocação, ao lado do ala Gui Deodato, campeão da segunda edição da LDB pelo Paschoalotto/Bauru, e do pivô Ronald, jogador mais eficiente da LDB 2013.  O armador Davi Rossetto, protagonista do título do Basquete Cearense na última LDB, também está na lista.

Outros destaques da convocação ficam por conta do ala/pivô Lucas Mariano, dono de médias de 12,3 pontos e 5,7 rebotes no NBB 7, e dos armadores Henrique Coelho, vice-campeão da LDB 2013 e Destaque Jovem do NBB 6, e Deryk Ramos, indicado para os prêmios de Destaque Jovem e Melhor Sexto Homem do NBB 7.

“É uma seleção muito importante, pois se trata da próxima geração para a seleção principal. A Universíade é uma competição muito grande e forte. Estivemos na última Universíade, em Kazan (2013) e vimos o quão alto é o nível do basquete, com alguns jogadores que hoje estão na NBA ou nos melhores times da Europa. Vamos nos preparar para poder representar bem o basquete brasileiro”, explicou o comandante Gustavo De Conti.

Jovem técnico Gustavo De Conti comandará a nova geração na disputa da Universíade (CBB/Divulgação)

Jovem técnico Gustavo De Conti comandará a nova geração na disputa da Universíade (CBB/Divulgação)

O Brasil está no Grupo D e fará sua estreia na Universíade no dia 04 de julho diante do Chile. Depois, a Seleção enfrentará Estados Unidos (dia 5), Suíça (6), Turquia (8) e Sérvia (9). Serão 24 seleções participantes dividas em quatro grupos e apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam às quartas de final.

Confira a lista completa:

Armadores: Davi Rossetto (Basquete Cearense), Deryk Ramos (Winner/Limeira), Gegê (Flamengo) e Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)

Alas: Antônio (Franca Basquete), Danilo Siqueira (Minas Tênis Clube), Gemerson (Paulistano/Unimed), Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru), Humberto (Pinheiros), Lucas Dias (Pinheiros) e Pedro Macedo (Mogi das Cruzes/Helbor)

Pivôs: Arthur Casimiro (Paulistano/Unimed), Daniel Barbieri (Basket Navarra Club – Espanha), Lucas Mariano (Franca Basquete), Rafael Maia (Brown University – Estados Unidos) e Ronald (UniCEUB/BRB/Brasília)

Média de idade: 21,5 anos
Média de altura: 1,97m