#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novidades à prova

04-12-2015 | 12:14
Por Liga Nacional de Basquete

Com novas aquisições e em busca de ascensão na classificação, Caxias e Liga Sorocabana se enfrentam, nesta sexta-feira, pela oitava rodada do NBB 2015/2016

Com passagem por NCAA e NBA, Fab Melo poderá fazer sua estreia pela Liga Sorocabana (Divulgação)

Com passagem por NCAA e NBA, Fab Melo poderá fazer sua estreia pela Liga Sorocabana (Divulgação)

Com reforços recentes em ambos os lados, Banrisul/Caxias do Sul e Liga Sorocabana se enfrentarão, nesta sexta-feria (04/12), no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), em duelo importante na disputa por um lugar na zona de classificação para os playoffs da edição 2015/2016 do NBB.

Na última semana, a equipe da Região Sul anunciou a contratação do ala/armador Betinho, ex-São José, que disputará sua segunda partida pelo elenco caxiense. Em sua estreia, diante do Paulistano/Corpore, o jogador anotou nove pontos.

Pelo lado sorocabano, a novidade ficará por conta do pivô Fab Melo, recém contratado da equipe, que teve passagem pela NBA (Boston Celtics), e que teve como último clube o Caciques de Humacao, de Porto Rico. O atleta, de 25 anos, fará sua primeira partida no NBB na carreira.

Estreante da competição, o Caxias tem apenas uma vitória nas sete primeiras partidas que fez pelo NBB. O time gaúcho venceu o São José, fora de casa, por 76 a 71, na prorrogação, em duelo válido pela quarta rodada. Neste jogo, o trio Alex, Gustavinho e Marcão combinou para 34 tentos, 13 assistências, 13 rebotes e 40 pontos de eficiência, e comandou o primeiro triunfo do elenco caxiense na temporada.

Com três derrotas em casa, para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Decisão Engenharia/Minas e Paulistano, o time do Rio Grande do Sul ainda não conseguiu nenhum resultado positivo atuando ao lado de seu torcedor até agora no NBB. Mesmo com as derrotas nas últimas rodadas, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa é a melhor em roubos de bola na competição. Ao todo, foram 91 bolas recuperadas em sete jogos neste NBB (média de 13 por jogo).

Rubem, do Caxias

Caxias, do ala Rafael Stabile, está em busca de sua primeira vitória em casa na atual temporada do NBB (Gabriel Lain/Divulgação)

Do outro lado a situação é um pouco melhor. A Liga Sorocabana tem duas vitórias na atual edição do campeonato e todas dentro de casa: a primeira contra o outro estreante no NBB, Universo/Vitória, por 71 a 69, e a segunda sobre o Macaé Basquete, por 86 a 72.

Por outro lado, o desempenho sorocabano não é bom fora de casa. A equipe do técnico Rinaldo Rodrigues fez apenas dois jogos como visitante e perdeu os dois. Diante do Rio Claro Basquete, no Ginásio Felipe Karam, o time de Sorocaba não teve chances e foi derrotado, por 82 a 67. E na última partida, perdeu para o EC Pinheiros, por 73 a 59. Mesmo com os reveses recentes, o time do interior paulista está na zona de classificação para os playoffs do NBB, com duas vitórias em seis duelos até então (33,3% de aproveitamento).

Na equipe sorocabana, apenas um jogador tem média superior a dez pontos, e é o Dono da Bola da semana três do NBB, Neto. O jogador é o segundo cestinha da oitava edição do NBB, com média de 19,5 pontos por jogo. Além disso, o ala/armador da Liga Sorocabana divide o posto de atleta com mais roubos de bola na competição (2,2), com o ala Marquinhos, do Flamengo, e ainda tem a maior média de eficiência de seu time, 14,83.

Neto, da Liga Sorocabana

Neto, da Liga Sorocabana, é o segundo cestinha do NBB 2015/2016 (Ricardo Bufolin/ECP)

Confira as partidas da 8ª rodada do NBB 2015/2016 do NBB:

-03/12 (Quinta-feira)
20h – Rio Claro Basquete x Franca Basquete
20h30 – Solar Cearense x Macaé Basquete
22h – Universo/Vitória x Flamengo – ao vivo na WEB

-04/12 (Sexta-feira)
19h30 – Decisão Engenharia/Minas x São José Basketball
20h05 – Banrisul/Caxias do Sul x Liga Sorocabana

-05/12 (Sábado)
17h30 – Paulistano/Corpore x EC Pinheiros