#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novidades marcam NBB, a partir de domingo

27-10-2009 | 03:08
Por Liga Nacional de Basquete

Segunda edição do campeonato da Liga Nacional de Basquete (LNB) terá início no dia 1º de novembro com 14 equipes

São Paulo – A Liga Nacional de Basquete (LNB) apresenta, na próxima sexta-feira, as novidades da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). A competição terá início no dia 1º de novembro, com 14 equipes participantes. O NBB é organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás e Spalding.

Na primeira rodada, o Flamengo, campeão do NBB 2009, enfrenta o Vila Velha Basquetebol Cetaf/Garoto/UVV/PMVV, no Rio. E jogam ainda Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Londrina, São José/Unimed/Vinac x Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha , Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas, Pinheiros/Sky x Universo/BRB/Financeira Brasília, Palmeiras/Lupo/Araraquara x GRSA/Itabom/Bauru e Vivo/Franca x Assis Basket.

Campeonato

Os times foram divididos em duplas, por sorteio, considerando a localização geográfica de cada um. As equipes paulistas, assim como as do Espírito Santo, ficaram juntas.

O emparelhamento possibilita baratear os custos operacionais no torneio. Nesta temporada, os pares são: Flamengo – São José/Unimed/Vinac; Paulistano/Amil – Pinheiros/Sky; Palmeiras/Lupo/Araraquara – Vivo/Franca; Assis Basket – GRSA/Itabom/Bauru; Universo/BRB/Financeira Brasília – Pitágoras/Minas; Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha – Vila Velha Basquetebol Cetaf/Garoto/UVV/PMVV e Londrina – Ciser/Araldite/Univille/Joinville.

O primeiro turno do NBB termina em 31 de janeiro e o segundo será realizado de 19 de fevereiro a 4 de abril. O NBB será interrompido depois da 7ª rodada e voltará a ter jogos no dia 10 de janeiro. Até 15 de janeiro, os times disputarão apenas um jogo por semana. Depois disso, serão dois jogos semanais. Cada clube jogará duas partidas em casa e duas fora. Como as equipes terão 13 confrontos, a tabela inclui uma única sequência de três jogos fora de casa, o último deles contra o par de sorteio, com folga em seguida.

Pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes colocadas da quinta à 12ª posições disputarão um classificatório para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.

Apresentação para a imprensa

O lançamento da temporada 2009-2010 do NBB será nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 10 horas, no Esporte Clube Pinheiros (Rua Tucumã 142), com a presença de técnicos e jogadores das 14 equipes participantes, árbitros e dirigentes do basquete nacional. Os jornalistas podem se credenciar para o evento por meio do e-mail juliana@localcom.com.br.

Faça o download da tabela do primeiro turno e da tabela do segundo turno

Local da COmunicação