#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novidades no mercado

15-06-2018 | 05:25
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo, Vasco, Botafogo, Paulistano, Bauru e Franca anunciam contratações e agitam mercado da bola laranja

Os últimos dias têm sido para lá de agitados para o mercado da bola laranja no Brasil. Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Paulistano/Corpore, Sendi/Bauru Basket e Sesi Franca Basquete anunciaram contratações e renovações e deram sequência às montagens de seus elencos para a temporada 2018/2019. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Flamengo

Depois de anunciar o técnico Gustavo De Conti, Deryk e Jhonatan, todos vindos do Paulistano, atual campeão do NBB CAIXA, o Flamengo acrescentou mais um nome vindo da equipe da capital paulista para a próxima temporada.

Trata-se do bahamense David Nesbitt, de 27 anos. Um dos grandes destaques do elenco que conquistou o último título nacional, ala/pivô de 2,00m se sobressaiu pela força física e extrema dedicação. Além disso, é capaz de arremessar de curta e longa distância, o que faz dele um atleta bastante completo.

Na temporada pelo Paulistano, registrou médias de 8,1 pontos, 6,2 rebotes (líder do time no fundamento) e 12,0 de eficiência. Já nas partidas da Liga das Américas 2018, somou 12,0 pontos, 5,7 rebotes e 14,0 de valorização.

“Depois da última temporada tudo o que eu quero é continuar vencendo e conquistando títulos. Estou muito ansioso para esse novo desafio em um clube gigante como o Flamengo”, declarou Nesbitt ao site oficial do Flamengo.

Nascido em Freeport (Bahamas), Nesbitt se formou no basquete universitário norte-americano, pela St. Thomas University. Depois, fez as malas e iniciou uma longa trajetória mundo afora, com passagens pelo Cazaquistão, Letônia, Iraque, Uruguai e Argentina antes de vir para o Paulistano.

Vasco da Gama

Após apresentar o técnico Alberto Bial no início da semana, o Vasco da Gama deu sequência à montagem do elenco e anunciou dois nomes de peso para a próxima temporada: os alas Desmond Holloway e Gemerson, ambos vindos do Pinheiros.

Holloway, norte-americano de 28 anos, atua no Brasil desde a temporada 2012/2013, quando chegou à Liga Sorocabana e terminou seu primeiro NBB CAIXA como cestinha. Depois, foi para o Paulistano e foi vice-campeão da edição 2013/2014.

Após 3 temporadas no Pinheiros, Holloway é o novo reforço do Vasco da Gama (João Pires/LNB)

Em seguida, o gringo pulou o muro e acertou com o rival Pinheiros, seu último clube. Por lá, ficou três temporadas e foi eleito MVP, Melhor Ala e Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2016/2017. Inclusive, na mesma edição, foi um dos responsáveis pela eliminação do Vasco nos playoffs ao fazer 36 pontos no Jogo 5 das oitavas de final.

Já Gemerson, de 25 anos, tem trajetória parecida com a de Holloway e atuou ao lado do norte-americano em quatro das cinco temporadas que tem como profissional. Projetado pelo Paulistano, o baiano de Lençóis ficou por lá entre 2012 e 2016, e também foi às Finais do NBB CAIXA 2013/2014. Em seguida, migrou para o Pinheiros, onde ficou nos dois últimos anos.

Na última temporada, Holloway foi o segundo maior cestinha do NBB CAIXA, com média de 16,2 pontos por partida. Já Gemerson terminou o campeonato nacional com médias de 6,7 pontos e 2,6 rebotes.

Botafogo

O Botafogo também anunciou um reforço de peso para a próxima temporada. Trata-se do ala/armador Cauê Borges, ex-Banrisul/Caxias Basquete, eleito como Melhor Ala do NBB CAIXA 2017/2018.

Cauê foi uma das grandes surpresas do último NBB CAIXA e viveu uma temporada de estrela. Foi o terceiro maior cestinha da competição, com média de 16,1 pontos por partida, e terminou como quarto atleta mais eficiente, com 17,2 de valorização por jogo.

Nascido em Franca (SP), o ala/armador de 27 anos atuou na equipe de sua cidade natal por cinco temporadas – somando três passagens diferentes. Além disso, defendeu Minas, Liga Sorocabana e Caxias do Sul, onde, enfim, conseguiu ser um protagonista e mostrar todo seu potencial, já que sempre foi considerado um dos “mitos” do basquete de base do Brasil.

Cauê Borges não é o primeiro nome do Botafogo vindo do Caxias. O treinador Léo Figueiró, apresentado no último mês no time alvinegro, foi assistente técnico e supervisor da equipe gaúcha, que terminou o NBB CAIXA em quinto.

Paulistano

Atual campeão do NBB CAIXA, o Paulistano não está perdendo tempo no mercado. Depois de contratar o técnico Régis Marrelli e renovar com Yago, Guilherme Hubner, Vitão, Eddy e Du Sommer, a equipe trouxe de volta o armador Georginho e contratou o ala Antonio, vindo do Sesi Franca.

Já na manhã desta sexta-feira, o CAP anunciou mais um reforço para a próxima temporada: o ala/armador norte-americano Evan Roquemore, de 26 anos, vindo do Minas Tênis Clube.

Com sólidas médias de 13,2 pontos, 3,7 rebotes e 3,2 assistências, Roquemore foi um dos destaques do Minas na temporada. No épico Jogo 5 das oitavas de final contra o Vitória, decidido em três prorrogações, ele fez 32 pontos.

Roquemore é o líder histórico de assistências da Universidade de Santa Clara, superando ninguém menos que o ex-armador Steve Nash, dono de dois prêmios de MVP na NBA. Além disso, ele é o terceiro atleta com mais atuações por sua faculdade na NCAA.

Depois de se formar em Santa Clara, Evan seguiu para a Europa, onde atuou por duas temporadas na Romênia e no Chipre, onde foi MVP e campeão da liga local, com médias de 27,4 pontos, 7,2 rebotes e 4,1 assistências por partida. Em seguida, foi para a Noruega, onde teve médias de 25,6 pontos, 6,1 rebotes, 4,8 assistências e 2,5 roubos por partida.

Bauru

Campeão da edição 2016/2017 do NBB CAIXA, o Bauru é outro que, aos poucos, vai repaginando seu elenco. Depois de apresentar o ídolo Larry Taylor, vindo do Mogi, o Dragão acertou a vinda do armador Cauê Verzola, ex-Caxias do Sul.

Aos 30 anos, Cauê teve médias de 7,2 pontos, 4,4 rebotes e 2,6 na campanha história do Caxias no NBB CAIXA como armador titular – quinto lugar geral. Além do clube gaúcho, passou por Franca, Assis, São José e Campo Mourão.

“Para mim, jogar por Bauru é motivo de muito orgulho. Não tenho dúvidas de que estou chegando para atuar em uma das melhores equipes do cenário nacional do basquete e que está sempre lutando por títulos, o que torna o desafio ainda melhor e motivador. Espero que seja um ano de conquistas”, disse o armador de 1,92m de altura.

O técnico Demétrius Ferracciú também analisou a contratação de Verzola. “O Cauê é um líder dentro de quadra e evoluiu muito nesses últimos anos. Fez uma boa temporada com o Caxias e é um jogador que está maduro, que pode atuar em duas posições dentro de quadra e isso é importante. Além disso, ele tem uma excelente leitura de jogo, o que nos permitirá utilizar dessa função tática”, disse o treinador.

Franca

E por fim, o Sesi Franca Basquete continuou estremecendo o mercado. Depois de anunciar Lucas Dias e Elinho, ambos do Paulistano, e Jimmy, do Mogi, o time francano anunciou mais três nomes para a próxima temporada.

O principal deles fica por conta do pivô Rafael Hettsheimeir, vindo do rival Bauru, eleito Melhor Pivô do NBB CAIXA 2017/2018. Após um grande mistério sobre seu destino, o jogador da Seleção Brasileira foi finalmente anunciado e integrará o “super-time” que vem sendo montado na Capital do Basquete.

“Estou com a expectativa alta para começar a jogar no Sesi Franca Basquete, que é um grande time. Está se formando um elenco muito forte e me sinto feliz por fazer parte dele. Espero ajudar a equipe a conquistar todos seus objetivos no Paulista, Liga Sul-Americana e NBB”, disse Hettsheimeir.

Vocês pediram e ele veio: @hettsheimeir30 é nosso! 👊🏽 #GoSesi #OrgulhoDeSerFranca

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Os outros dois reforços da equipe francana são o ala/armador André Góes, ex-Vitória, e Adriano “Big”, pivô do Minas Tênis Clube.

Natural de Chapecó, André Góes, de 31 anos e 1,95m, tem passagens por Joinville, Pinheiros, Basquete Cearense, Macaé e Universo/Vitória, seu último clube. Na última temporada do NBB CAIXA, teve médias de 9,0 pontos, 4,3 rebotes e 4,3 assistências.

“O André ocupa uma posição estratégica, de um jogador eficiente, útil para a equipe, guerreiro e que tem exatamente a cara de Franca. É altamente dedicado ao time, cascudo e joga muito bem na defesa”, afirmou Lula Ferreira, supervisor técnico do Sesi Franca Basquete.

Já Adriano Big, esteve no Minas Tênis Clube de 2013 a 2018. Com 23 anos, 2.08m e 134kg, o jogador tem potencial para ser desenvolvido ao ganhar mais tempo de quadra, segundo o supervisor e ex-técnico Lula Ferreira.

“O Big é um jogador jovem, de estrutura física invejável e que, na nossa opinião, vai corresponder à medida que tiver tempo de quadra. Ele atua em uma função que possui uma carência gigante no basquete brasileiro, que é a posição cinco, para jogar perto e de costas para a cesta. Acredito que ele vai nos ajudar muito “, finalizou Lula.